Agora, é oficial! Rodrigo Santana é o técnico do Atlético. O profissional, de 37 anos, estava no comando da equipe de forma interina desde que Levir Culpi foi demitido, em 11 de abril. O comunicado da efetivação foi feito pelo diretor de futebol Rui Costa, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, na Cidade do Galo. Rodrigo também falou com a imprensa e ressaltou que muda apenas o título, que, agora, é de comandante efetivo.
- Não muda nada. Muda só o título, de interino para treinador. O mesmo Rodrigo vai permanecer aqui. O presidente, o Rui e o Marques me deixaram à vontade para trabalhar, me deixaram tranquilo e muito à vontade. Nunca me preocupei com o título de interino. Vai permanecer o mesmo Rodrigo, procurando arrancar o melhor dos atletas sempre. Feliz pela confiança da diretoria. Se não fosse os jogadores também, pelos resultados, não teria essa sequência no meu trabalho. É um momento muito feliz na minha carreira.
"O Rodrigo, definitivamente, é o treinador do Clube Atlético Mineiro. Comunico isso com satisfação" (Rui Costa)
Rodrigo Santana se reuniu com a diretoria nesta segunda-feira para acertar a promoção. O técnico teve sondagens do futebol do Oriente Médio e de clubes brasileiros, que não se concretizaram.
O novo contrato do treinador alvinegro será até o fim da temporada 2019. Em 17 jogos, Rodrigo Santana conquistou oito vitórias, empatou três vezes e perdeu seis partidas. Com ele, o Galo marcou 21 gols e sofreu 18. Rodrigo assumiu o comando da equipe após a saída de Levir Culpi, demitido depois da goleada sofrida pelo Atlético-MG para o Cerro Porteño, por 4 a 1, na fase de grupos da Libertadores.
A estreia de Rodrigo Santana foi logo um clássico. Pela ida da final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro venceu o Atlético-MG por 2 a 1, no Mineirão, em um jogo muito equilibrado. Apesar de não ter conseguido o título estadual e nem a classificação às oitavas da Libertadores, o time melhorou bastante nas mãos do treinador.
E, junto com o bom desempenho, os resultados começaram a chegar à Cidade do Galo. No Campeonato Brasileiro, o time está em quinto lugar, com 16 pontos em nove rodadas, a apenas quatro pontos do vice-líder Santos.
Além disso, eliminou o Peixe nas oitavas de final da Copa do Brasil, avançando para enfrentar o rival Cruzeiro nas quartas. Na Sul-Americana, passou pelo Unión La Calera, do Chile, e enfrentará o Botafogo pelas oitavas de final. Os duelos das duas competições serão em julho.
Rodrigo Santana foi contratado pelo Atlético-MG em julho do ano passado. Primeiro para ser coordenador técnico auxiliar da base, depois foi nomeado técnico da equipe sub-20 e, posteriormente, tornou-se auxiliar do profissional. O trabalho de maior destaque dele no futebol profissional foi na URT-MG, entre 2017 e 2018, anos em que a equipe chegou às fases de mata-mata do Campeonato Mineiro. Em 2017, inclusive, o time de Patos de Minas conquistou o título de campeão do interior.
Veja também