TIMES

Por Redação do ge — Doha, Catar


Um trio holandês irá comandar a arbitragem de Argentina x Polônia, que se enfrentam nesta quarta-feria, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail, em confronto direto pelo Grupo C e pela classificação às oitavas de final da Copa do Mundo.

Danny Makkelie apita a partida, auxiliado por Hessel Steegstra e Jan de Vries. O quarto árbitro será o hondurenho Said Martinez. A cabine do VAR terá o holandês Pol Van Bokel.

Árbitro holandês Danny Makkelie após levar bolada Atlético de Madrid e Juventus — Foto: Sergio Perez/Reuters

Árbitro Fifa desde 2011, Danny Makkelie tem 39 anos e obteve destaque em jogos decisivos de competições europeias, apitando a final da Liga Europa de 2020 entre Sevilla e Inter de Milão.

Recentemente, Makkelie apitou a eliminação do PSG para o Real Madrid na edição de 2021/22 da Liga dos Campeões na Europa. Messi, Di María e Paredes, que recebeu cartão amarelo, estiveram em campo.

O árbitro relatou problemas com dirigentes do time francês após a partida.

No futebol de seleções, Makkelie teve um problema em Sérvia 2 x 2 Portugal, em 2021, pelas Eliminatórias, quando o juiz reconheceu que errou ao não validar um gol de Cristiano Ronaldo no fim da partida. No lance, a bola teria cruzado a linha, mas a equipe de arbitragem entendeu que não. O técnico português, Fernando Santos, afirmou que o árbitro teria admitido o erro e se sentido envergonhado.

Jogo da eliminação do PSG contra o Real Madrid — Foto: EFE

A partida desta quarta-feira é decisiva para Argentina e Polônia. Um empate pode classificar ambos, desde que não haja um vencedor em Arábia Saudita e México, que fazem o outro jogo do grupo. Quem vencer, garante a classificação. O perdedor, neste caso, precisaria torcer por uma combinação de resultados para avançar às oitavas de final.

Arábia Saudita x México

A outra partida do Grupo C terá um trio inglês no comando. Michael Oliver apita o jogo entre Arábia Saudita e México, auxiliado por Stuart Burt e Simon Bennett. O VAR será comandado por italianos, com Massimiliamo Irrati na operação do árbitro de vídeo.

As duas seleções chegam na última rodada com chance de classificação. A missão da Arábia Saudita é mais fácil, já que depende apenas de uma vitória para ficar com a vaga. Em caso de empate, os sauditas precisam torcer ou para derrota da Argentina ou da Polônia, desde que por três gols de diferença.

Árbitro inglês Michael Oliver em Japão x Costa Rica — Foto: Reuters

Além de vencer a Arábia Saudita, o México depende de uma vitória da Polônia sobre a Argentina para ficar com a segunda colocação da chave. Em caso de vitória dos argentinos ou de um empate, a definição da vaga seria nos critérios de desempate, já que ficaria com os mesmos quatro pontos de Polônia ou Argentina, respectivamente.

Veja também

Mais do ge