TIMES

Por Rodrigo Lois — Teresópolis, Rio de Janeiro


O goleiro Mycael tem 49 convocações para a seleção brasileira, entre equipes de base e a principal. Do grupo chamado por Ramon Menezes para a disputa do Torneio Pré-Olímpico, é quem mais teve esse tipo de experiência. Por isso, mesmo com só 19 anos, ele se sente seguro para aconselhar os outros jogadores.

Ainda sem ter estreado no profissional, Mycael mostra experiência e passa confiança na seleção pré-olímpica

Ainda sem ter estreado no profissional, Mycael mostra experiência e passa confiança na seleção pré-olímpica

Sempre falo que tenho uma linda história na seleção brasileira. Com essa, são 49 convocações para a seleção, desde o sub-15. Tento sim passar uma confiança para os meninos que chegam pela primeira vez, que nunca jogaram uma competição como essa. Tento passar uma tranquilidade para que ele possam jogar da melhor maneira possível.

Mycael foi campeão do Sul-Americano Sub-15, em 2019 — pegou pênalti na final contra a Argentina. Em 2023, foi o titular na campanha vitoriosa no Sul-Americano Sub-20, o qual o Brasil não vencia há 12 anos. Ele também disputou o Mundial da categoria, no mesmo ano.

Melhores momentos Brasil 2 X 0 Uruguai pela final do Sul-Americano Sub-20

Melhores momentos Brasil 2 X 0 Uruguai pela final do Sul-Americano Sub-20

O hiato sem medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos era ainda maior: 36 anos. Mycael foi o goleiro titular nesse torneio, mesmo sendo seleção sub-23, defendeu um pênalti na decisão contra o Chile e, não bastasse, ainda converteu a última cobrança.

— Tenho um carinho por todos os títulos que eu já conquistei pela seleção. Mas o que eu tenho mais carinho mesmo é o Pan, por tanto tempo que o Brasil não conquistava o ouro. O último goleiro que tinha conquistado isso tinha sido o Taffarel. Conquistar esse ouro foi muito especial para mim, e da maneira que foi — lembrou.

Esse bom desempenho o fez ser chamado pelo técnico Ramon Menezes, então interino, para o amistoso da Seleção, a principal, contra o Marrocos, em março.

Herói nos pênaltis, Mycael relembra com carinho a medalha de ouro no Pan: "Foi muito especial para mim"

Herói nos pênaltis, Mycael relembra com carinho a medalha de ouro no Pan: "Foi muito especial para mim"

Apesar dessa bagagem pelas seleções brasileiras de base, Mycael nunca jogou pelo time profissional do Athletico-PR. O goleiro acredita que o pouco volume de jogos nos últimos meses não vai impactar o desempenho no Pré-Olímpico.

— Venho me preparando muito para esta competição, mostrei o meu potencial no Pan-Americano. Muito especial falar que nem estreei profissionalmente ainda e estou podendo jogar o Pré-Olímpico. Mas acho que é me manter focado, treinando, me esforçando, que as coisas vão acontecer naturalmente na competição — disse.

Mycael defendeu pênalti e ainda converteu o seu na decisão do futebol nos Jogos Pan-Americanos 2023 — Foto: Lesley Ribeiro/CBF

É no time paranaense que está justamente a sua maior referência na posição: Bento, colega de elenco. O goleiro do Furacão foi convocado no fim de 2023 para os jogos da Seleção contra Argentina e Colômbia, pelas eliminatórias sul-americanas.

Caso o Brasil de Mycael consiga conquistar uma das duas vagas em disputa neste Pré-Olímpico para os Jogos de Paris-2024, ele será o terceiro goleiro seguido do Athletico a vestir a camisa 1 nas Olimpíadas. Weverton e Santos ganharam a medalha de ouro, na Rio-2016 e Tóquio-2020.

— O pessoal sempre pergunta qual que é a água do Caju (CT do Athletico), o que a goleirada toma. Mas não acho que não tem água, é o trabalho diário, o esforço, e as coisas vão acontecendo naturalmente. Estou nesta trajetória neste ciclo, espero que Deus permita a gente conquistar essa vaga para as Olimpíadas e depois jogar em Paris. Poder fazer como o Weverton e o Santos.

Mycael tem sido um dos destaques da seleção brasileira sob o comando de Ramon Menezes — Foto: Joilson Marconne / CBF

O Brasil no Pré-Olímpico 2024

O Brasil está no Grupo A do Torneio Pré-Olímpico de 2024, junto junto de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. O Grupo B tem Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.

Desde que o técnico Ramon Menezes anunciou a lista de convocados para o Pré-Olímpico, oito nomes precisaram ser retirados. O último foi o do lateral-direito Matheus Dias.

A seleção brasileira faz os quatro primeiros jogos em Caracas, no Estádio Brígido Iriarte. A estreia será no dia 23, contra a Bolívia. O segundo jogo é contra a Colômbia, no dia 26. Depois, contra o Equador no dia 29, e por fim contra a Venezuela no dia 1 de fevereiro.

Confira o treino da Seleção Brasileira pré-olímpica nesta sexta-feira

Confira o treino da Seleção Brasileira pré-olímpica nesta sexta-feira

Na primeira fase, as cinco seleções de cada grupo se enfrentam, todos contra todos (uma vez). Os dois melhores de cada chave avançam para o quadrangular final, e as duas melhores seleções no geral se classificam para as Olimpíadas de Paris.

Jogos da seleção pré-olímpica na primeira fase:

  • 23/1 - Bolívia x Brasil - 17h (horário de Brasília)
  • 26/1 - Brasil x Colômbia - 20h
  • 29/1 - Brasil x Equador - 17h
  • 1/2 - Venezuela - Brasil - 20h

Veja também

Mais do ge