Fluminense: Veja o sorteio que definiu o grupo no Mundial de Clubes de 2025
Rival do Fluminense no Grupo F da Copa do Mundo de Clubes, em 2025, o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, é conhecido no país como "Os Brasileiros", devido à camisa amarela e o short azul, muito parecido com o uniforme da seleção brasileira. Mas a ligação com o Brasil não está apenas nas cores.
O ex-técnico do Mamelodi Rhulani Mokwena, que deixou o clube em julho, é fã declarado do ex-treinador do Fluminense Fernando Diniz e tentou aplicar o "dinizismo" no atual campeão sul-africano. Em janeiro deste ano, Mokwena esteve no Brasil e visitou o CT da base tricolor, em Xerém, na Baixada Fluminense.
O ex-jogador sul-africano Mark Mayambela registrou nas redes sociais, em março, um gol do Mamelodi construído com trocas de passes desde o tiro de meta: "Temos que admirar isso", escreveu.
Curiosamente, Mokwena estará no Mundial de Clubes de 2025, só que dirigindo o Wydad Casablanca, que está no Grupo G, com Manchester City, Juventus e Al-Ain. O Mamelodi Sundowns, agora dirigido por Manqoba Mngqithi, vai estrear contra o Ulsan, da Coreia do Sul, e depois vai enfrentar o alemão Borussia Dortmund antes de medir forças com o Fluminense na terceira rodada, em dia e local ainda não determinados pela Fifa.
Goleiro concorreu ao Prêmio Yashin
Nesta quinta-feira, após o sorteio dos grupos do Mundial de Clubes, o goleiro do Mamelodi, Ronwen Williams, afirmou em entrevista ao site DispatchLive que conhece o estilo de jogo do tricolor carioca.
- Todos os grupos são difíceis, mas no nosso caso temos times com os quais estamos familiarizados, como o Fluminense, porque temos características e estrutura semelhantes. Nós estudamos bastante o seu modelo de jogo - declarou Williams, que foi um dos dez indicados ao Prêmio Yashin de melhor goleiro do mundo na Bola de Ouro de 2024.
Williams revelou que preferia cair no grupo do Manchester City, porque o time inglês é o preferido do seu filho, mas em geral o sentimento no Mamelodi, segundo o goleiro, é de orgulho por participar da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes.
- Sabemos que vamos jogar contra os melhores times do mundo e estamos animados com isso. Estou feliz com o sorteio e não vemos a hora de começar a competição - disse ele.
Veja também