TIMES

Por Redação do ge — Miami, EUA


Fifa divulga detalhes do troféu do Mundial de Clubes 2025

Fifa divulga detalhes do troféu do Mundial de Clubes 2025

Nesta quinta-feira, a Fifa vai sortear os grupos da edição inaugural da Copa do Mundo de Clubes, torneio que será disputado em junho e julho do ano que vem nos Estados Unidos. Dos 32 participantes, 16 conquistaram sua vaga vencendo seus respectivos títulos continentais e 15 através do ranking técnico de cada confederação. A vaga restante, como é tradição nos Mundiais da Fifa, cabe a um representante do país anfitrião.

Essa é a explicação para o Inter Miami, de Lionel Messi e Luis Suárez, estar classificado para o torneio, mesmo sem ser campeão da Major League Soccer (MLS), a liga de futebol dos Estados Unidos.

Mas, por que o time de Messi vai disputar o Mundial de Clubes se não ganhou a MLS? A Fifa anunciou no dia 19 de outubro que o Inter Miami seria o representante do país anfitrião, logo após a equipe conquistar a Supporters' Shield, taça dada à equipe de melhor campanha na fase classificatória da MLS.

Só que a liga norte-americana ainda não tinha acabado. E o Inter Miami, apesar do favoritismo construído na primeira fase, foi eliminado pelo Atlanta United logo nas quartas de final, com duas derrotas e uma vitória na série melhor-de-três.

Lionel Messi, camisa 10 do Inter Miami — Foto: Getty Images

No próximo sábado, apenas dois dias após o sorteio dos grupos do Mundial, a MLS vai conhecer o campeão da temporada 2024, na decisão entre o Los Angeles Galaxy e o New York Red Bulls. Nenhum dos dois estará no Mundial de Clubes.

Inter Miami fará o jogo de abertura do Mundial

A indicação do Inter Miami foi uma decisão estratégica da Fifa, garantindo na competição a presença do time de Messi, cuja contratação em 2023 impulsionou a popularidade da franquia da Flórida.

No entanto, a decisão de confirmar a equipe de Messi no Mundial antes do fim da MLS gerou críticas, justamente por soar oportunista. O site norte-americano The Athletic considerou "ridículo" o critério apresentado pela Fifa para a indicação.

Além do Inter Miami, os Estados Unidos contam, também, com o Seattle Sounders no Mundial 2025. O time do estado de Washington, no entanto, se classificou ao conquistar a Champions League da Concacaf em 2022.

A Fifa anunciou esta semana, ao revelar as regras do sorteio dos grupos, que o Inter Miami entrará automaticamente na posição 4 do Grupo A, por razões de logística, e fará o jogo de abertura do Mundial, dia 15 de junho, no Hard Rock Stadium, em Miami. O Seattle Sounders também já sabe que ficará na posição 4 do Grupo B, e fará seu primeiro jogo em casa.

Veja também

Mais do ge