Melhores momentos de Cagliari 1 x 3 Juventus pelo Campeonato Italiano
Cristiano Ronaldo superou Pelé em número de gols por partidas oficiais. Agora, sim, é oficial. Porque o Rei disse. Em post nas redes sociais, o ídolo brasileiro reconheceu o feito do português, que respondeu e agradeceu o tricampeão do mundo pelo novo recorde. O camisa 7 da Juventus chegou aos 770 gols na carreira com os três que marcou contra o Gagliari (veja os gols no vídeo acima) e superou os 767 feitos por Pelé em jogos oficiais (entenda a conta mais abaixo).
– Cristiano, a vida é um voo solo. Cada um faz a sua própria jornada. E que bela jornada você está tendo! Eu te admiro muito, adoro te ver jogar e isso não é segredo para ninguém – publicou o Rei.
"Parabéns por quebrar o meu recorde de gols em partidas oficiais. A minha única lamentação é não poder te dar um abraço hoje", declarou Pelé.
Pouco depois do post de Pelé, Cristiano publicou um longo texto de agradecimento ao Rei e explicou porque não havia se manifestado antes. A imprensa europeia repercutiu o recorde do português quando ele havia superado os 757 gols na carreira.
No entanto, o estafe do craque da Juventus respeitou o que o brasileiro considera: 767 gols, com os nove marcados pela seleção do estado de São Paulo e um feito com a seleção militar.
– Minha admiração eterna e incondicional pelo senhor Edson Arantes do Nascimento, assim como o respeito que tenho pelo futebol de meados do século 20, me levou a levar em consideração seu número de 767, assumindo seus nove gols pela Seleção Paulista, assim como seu gol único da Seleção Militar Brasileira, como gols oficiais. O mundo mudou desde então e o futebol também mudou, mas isso não significa que podemos simplesmente apagar a história de acordo com os nossos interesses – publicou Cristiano Ronaldo.
Entenda a conta
Pelé fez 767 gols em 830 jogos oficiais pelo na carreira, dos quais se incluem 13 partidas pela seleção paulista e um jogo pela seleção militar. Tais números dão uma média de 0,92 gols por partida para o Rei. Cristiano Ronaldo chegou aos 770 gols em1055 partidas oficiais , com uma média de 0,72 por jogo.
No entanto, o ídolo brasileiro marcou 1283 gols em 1375 jogos no total na carreira. Pelé atuou em uma época na qual o futebol brasileiro e sul-americano não tinham um calendário oficial tão definido como atualmente. Diante do enorme sucesso do Rei, o Santos preferiu fazer várias excursões pelo mundo e disputar torneios amistosos. Vários deles foram contra as melhores equipes da época (assista à reportagem abaixo e entenda o contexto).
Messi e Cristiano Ronaldo já superaram Pelé nos números?
Veja também