Alisson é eleito o goleiro do ano e recebe o Troféu Yashin
O brasileiro Alisson conquistou a primeira edição do Troféu Yashin, dado pela revista “France Football” ao melhor goleiro da temporada. Ele já havia levado o prêmio da Fifa, em setembro. O alemão Ter Stegen, do Barcelona, ficou em segundo, seguido de outro brasileiro: Ederson, do Manchester City.
– É uma grande honra estar aqui com esses grandes jogadores e jogadoras. Quero agradecer minha família e minha mulher, que me apoiam em todos os lugares que vou. Aos meus pais no Brasil e a Deus. É uma grande honra ganhar a Champions League, prêmios individuais. Não me sinto sortudo, me sinto abençoado e agradecido por tudo o que Deus fez na minha vida. Agradeço meus companheiros de equipe e comissão técnica – declarou o brasileiro ao receber o troféu das mãos do artilheiro polonês Robert Lewandowski.
Alisson também esteve no Top-10 da Bola de Ouro, entre os melhores jogadores do mundo e terminou na sétima posição. O troféu coroa a ótima temporada do brasileiro, que foi campeão da Liga dos Campeões da Europa pelo Liverpool em 2018/19, campeão da Copa América com apenas um gol sofrido e eleito melhor goleiro do Campeonato Inglês, com 20 gols sofridos.
O "Troféu Yashin" foi criado em 2019 pela "France Football" e leva o nome do ex-goleiro russo, único da posição a ter sido eleito o "Bola de Ouro". Para a eleição, um júri internacional de jornalistas escolhe três jogadores de uma lista de 10 jogadores previamente selecionados. Veja a classificação final da premiação deste ano:
- Alisson Becker (Brasil) – Liverpool
- Marc-André Ter Stegen (Alemanha) – Barcelona
- Ederson (Brasil) - Manchester City
- Jan Oblak (Eslovênia) - Atlético de Madrid
- Hugo Lloris (França) – Tottenham
- Manuel Neuer (Alemanha) - Bayern de Munique
- Andre Onana (Camarões) – Ajax
- Kepa Arrizabalaga (Espanha) – Chelsea
- Wojciech Szczesny (Polônia) – Juventus
- Samir Handanovic (Eslovênia) – Inter de Milão
Veja também