Tá na Área analisa potes do Mundial de Clubes
A Fifa sorteará nesta quinta-feira os grupos do novo Mundial de Clubes, que terá sua primeira edição entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos. Os potes para o sorteio foram definidos na última terça, com distribuição baseada nos rankings das confederações continentais nos últimos quatro anos.
Flamengo, Palmeiras e Fluminense são cabeças de chave, enquanto o Botafogo, atual campeão da Libertadores, compõe o Pote 3. Antes mesmo da definição dos grupos, o ge te mostra abaixo quais são as possibilidades de enfrentamento dos times brasileiros, além de outras regras pré-estabelecidas para o sorteio.
Veja os potes do sorteio do Mundial de Clubes de 2025
Além de Flamengo, Fluminense e Palmeiras, também estarão no Pote 1 River Plate, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain. O Pote 2 é formado apenas por europeus: Inter de Milão, Porto, Borussia Dortmund, Chelsea, Atlético de Madrid, Juventus, Benfica e RB Salzburg.
No Pote 3, além do Botafogo também estão Al-Ahly (EGI), Al-Hilal (SAU), Boca Juniors (ARG), León (MEX), Monterrey (MEX), Ulsan (COR) e Wydad Casablanca (MAR). E o Pote 4 é formado por Al Ain (EAU), Auckland City (NZL), Espérance de Tunis (TUN), Inter Miami (EUA), Mamelodi Sundowns (AFS), Pachuca (MEX), Seattle Sounders (EUA) e Urawa Red Diamonds (JAP).
Fifa divulga detalhes do troféu do Mundial de Clubes 2025
Possíveis confrontos de Flamengo, Palmeiras e Fluminense
O regulamento do sorteio define que times de um mesmo país não podem, em hipótese alguma, fazer parte do mesmo grupo. Equipes do mesmo continente também não se enfrentarão na primeira fase, exceto no caso da Europa, que poderá ter um ou dois clubes em uma mesma chave.
Os grupos com dois europeus necessariamente envolverão os quatro melhores ranqueados (Manchester City, Real Madrid, Bayern e PSG, do Pote 1) contra os quatro piores do ranking da Uefa nos últimos quatro anos (Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburg, do Pote 2).
Por conta disso, sobram apenas os europeus Inter de Milão, Porto, Borussia Dortmund e Chelsea para serem sorteados nos grupos em que estiverem os sul-americanos do Pote 1, que são Flamengo, Palmeiras, River Plate e Fluminense. Os cabeças de chave da América do Sul também podem duelar com quaisquer times dos potes 3 e 4, exceto Botafogo e Boca Juniors.
Dois europeus no caminho do Botafogo
Pelo fato de Botafogo e Boca Juniors, do Pote 3, não poderem enfrentar os quatro clubes da América do Sul que compõem o Pote 1, necessariamente estarão em grupos com dois times europeus.
As possibilidades de enfrentamento do Botafogo e do Boca são Manchester City, Real Madrid, Bayern e PSG, do Pote 1, e Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburg, do Pote 2.
Lionel Messi fará a abertura
Representantes dos Estados Unidos no Mundial de Clubes, o Seattle Sounders, campeão da Liga dos Campeões da Concacaf em 2022, e o Inter Miami, vencedor da Supporter's Shield 2024, já têm seus lugares e grupos definidos.
O time de Lionel Messi terá a quarta vaga do Grupo A, enquanto a equipe de Seattle terá o quarto lugar do Grupo B. O Inter Miami também fará a partida de abertura da competição, contra o time do Pote 3 que for sorteado em sua chave, podendo ser o Botafogo.
"Favoritos" apenas na semifinal?!
Uma das regras do sorteio impõe que os quatro europeus cabeças de chave serão sorteados estrategicamente em grupos que o cruzamento evite que eles se enfrentem antes da semifinal caso todos liderem suas chaves.
Sendo assim, se Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique e PSG terminarem com o primeiro lugar de seus grupos, não correrão o risco de se enfrentarem nas oitavas ou nas quartas de final.
Os dois melhores europeus e os dois melhores sul-americanos serão distribuídos de uma forma que só possam se enfrentar na semifinal, caso liderem seus grupos. No caso são Manchester City, Real Madrid, Flamengo e Palmeiras.
Fifa divulga logo e música do novo Mundial de Clubes
Veja também