O Campeonato Italiano foi o primeiro a aderir à janela de transferências extra antes do Mundial de Clubes de 2025. A medida foi tomada após a Fifa anunciar o período extra para contratações, no último mês de outubro. Com isso, Juventus e Internazionale, representantes do país na competição, terão a chance de se reforçar entre 1º e 10 de junho do ano que vem.
A Fifa quer incentivar os clubes participantes do Mundial de Clubes de 2025 a se movimentarem no mercado antes da competição. Além disso, a entidade também espera que os clubes possam renovar os contratos de alguns atletas que terminariam no meio do campeonato.
A Federação Italiana de Futebol anunciou a medida em um comunicado nesta quinta-feira:
— Levando em consideração a edição de 2025 do Mundial de Clubes da Fifa, a pedido da Série A e enquanto se aguarda a definição do regulamento específico, também foi decidido autorizar uma janela de transferência adicional de 1 a 10 de junho de 2025 — disse.
A decisão de adotar a nova janela de transferências será de cada associação membro da Fifa. A data será voltada para os times participantes da competição e para aqueles que quiserem utilizar, caso a federação local tenha aderido.
Além da Itália, é esperado que as federações de futebol de Alemanha, Espanha e Inglaterra também confirmem se vão introduzir a janela de transferências adicional.
A mudança visa permitir que os clubes prorroguem os contratos dos atletas por determinado números de dias. Com essas medidas, a Fifa pretende dar mais facilidade aos jogadores na hora de prolongar seus vínculos. Aos clubes, a ideia é marcar um período para reforçar a equipe para o Mundial em igualdade de condições.
O Mundial de Clubes acontece do dia 15 de junho a 13 julho de 2025, nos Estados Unidos. Três brasileiros já estão confirmados na disputa: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões das últimas edições da Conmebol Libertadores. Atlético-MG e Botafogo brigam pela última vaga sul-americana para a competição.
Fifa divulga detalhes do troféu do Mundial de Clubes 2025
Veja também