TIMES

Por Redação do ge — Paris


Carlo Ancelotti é eleito o melhor técnico e recebe troféu Johan Cruyff

Carlo Ancelotti é eleito o melhor técnico e recebe troféu Johan Cruyff

Carlo Ancelotti conquistou a primeira edição do prêmio de Melhor Treinador na cerimônia da Bola de Ouro. O técnico levou o troféu Johan Cruyff, novidade na tradicional premiação, por conta dos títulos conquistados com o Real Madrid na temporada 2023/24: Champions League, Campeonato Espanhol e Supercopa da Espanha. Ele superou a concorrência de Luis de La Fuente, campeão da Euro 2024 com a Espanha.

Ancelotti não foi à cerimônia nesta segunda-feira, assim como todos os outros representantes do Real Madrid indicados a outras premiações. A ausência foi lamentada por Didier Droga, que trabalhou com o treinador, e disse que gostaria de tê-lo encontrado. Nem mesmo um vídeo com o técnico recebendo o troféu foi exibido - o que ocorreu com a melhor treinadora no futebol feminino Emma Hayes, que também não estava presente.

- Gostaria de agradecer à minha família, meu presidente, meu clube, meus jogadores, e sobretudo a Vini e Carvajal - escreveu Ancelotti em postagem nas suas redes sociais.

Ausente na cerimônia, Carlo Ancelotti é eleito melhor técnico na Bola de Ouro — Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters

O Real Madrid optou por não enviar sua delegação para a cerimônia em Paris como uma forma de protesto contra o resultado do prêmio de melhor jogador do mundo. O clube foi informado horas antes da premiação que o vencedor foi Rodri, do Manchester City, e não Vinicius Junior, cotado como favorito. Assim, desistiu de enviar uma comitiva que contaria com 50 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes.

"Dentro do teatro, muita gente gritou Vini Jr": os bastidores da Bola de Ouro

"Dentro do teatro, muita gente gritou Vini Jr": os bastidores da Bola de Ouro

O júri para os troféus de Melhor Treinador e Melhor Treinadora é o mesmo que definiu os vencedores da Bola de Ouro Masculina e Feminina. Os jornalistas especializados receberam uma lista pré-estabelecida com seis nomes e votaram em dois treinadores, colocando-os em ordem. O primeiro colocado recebeu dois pontos, e o segundo, um. Quem somou mais pontos se tornou o vencedor.

Sem representantes no Bola de Ouro, Real Madrid é anunciado como melhor clube do ano no futebol masculino

Sem representantes no Bola de Ouro, Real Madrid é anunciado como melhor clube do ano no futebol masculino

A Bola de Ouro foi criada pela revista France Football em 1956 e se tornou o prêmio de maior prestígio do planeta ao longo dos anos, elegendo o melhor jogador do mundo. Na década de 1990, a Fifa decidiu criar seu prêmio oficial e rivalizou com o troféu até 2010, quando realizou uma parceria com a revista. Entre 2010 e 2015, a Bola de Ouro foi entregue como premiação oficial da Fifa para o melhor jogador de futebol do planeta.

A parceria terminou, e a Fifa resolveu criar o troféu The Best a partir de 2016. Desde então, os dois prêmios vêm dividindo as atenções do mundo do futebol como troféus relevantes, como diferentes critérios e formas de votação. Lionel Messi faturou as duas últimas edições dos prêmios, dadas com base em diferentes períodos de avaliação.

Concorrentes ao Prêmio de Melhor Treinador da temporada:

  • Xabi Alonso (Bayer Leverkusen)
  • Carlo Ancelotti (Real Madrid)
  • Luis de la Fuente (Espanha)
  • Gian Piero Gasperini (Atalanta)
  • Pep Guardiola (Manchester City)
  • Lionel Scaloni (Argentina)

Veja também

Mais do ge