TIMES

Por Redação do ge — Londres, Inglaterra


Gui Pereira fala no Seleção Sportv sobre a contratação do técnico Tuchel pela Inglaterra

Gui Pereira fala no Seleção Sportv sobre a contratação do técnico Tuchel pela Inglaterra

O anúncio de Thomas Tuchel como novo técnico da Inglaterra dividiu opiniões no país europeu. Não só pela escolha por um estrangeiro, o terceiro da história da seleção inglesa, mas por um técnico vindo da Alemanha - país visto como rival histórico dos britânicos. Mas superar a resistência da opinião pública será apenas um dos desafios de Tuchel, que pode ser o primeiro técnico campeão do mundo como estrangeiro.

Nunca uma seleção conquistou um Mundial com um técnico de outro país no comando. A Inglaterra tentou quebrar tal barreira duas vezes, ambas neste século, quando apostou no sueco Sven-Göran Eriksson, entre 2000 e 2006, e Fabio Capello, entre 2008 e 2012. Mas seguiu amargando o jejum que já vem desde 1966, quando conquistou a Copa em casa. De lá para cá, nunca mais faturou um título.

Thomas Tuchel é apresentado como novo técnico da Inglaterra — Foto: Reuters

Em todas as ocasiões em que seleções tiveram treinadores de outra nacionalidade em Copas do Mundo, apenas duas chegaram à final. O inglês Gerge Raynor levou a Suécia à decisão em 1958, mas perdeu para o Brasil, e o austríaco Ernst Happel, comandante da Holanda em 1978, foi derrotado pela Argentina.

A escolha por um comandante estrangeiro em um momento em que a Inglaterra tem uma geração promissora levantou o debate sobre a falta de bons nomes ingleses à beira do campo. O ex-lateral Micah Richards afirmou no podcast "The Rest Is Football" que não ter um britânico no comando da seleção mostra que há uma falta de bons técnico no país.

A discussão, inclusive, virou tema na entrevista de apresentação de Thomas Tuchel. O novo treinador inglês não conseguiu evitar falar sore o assunto e apontou que a questão da nacionalidade só será resolvida quando ele mostrar seu trabalho.

- Entendo que os ingleses preferissem um treinador inglês. Acontece que eu tenho um passaporte alemão, mas vou provar a minha paixão pelo país (Inglaterra), o quanto eu amo trabalhar aqui. Vamos convencer com os resultados em campo. O objetivo para os próximos 18 meses está claro: queremos a segunda estrela na camisa - afirmou Tuchel em sua apresentação, se referindo à conquista da Copa do Mundo de 2026.

No futebol inglês, Thomas Tuchel comandou o Chelsea em 2021 — Foto: Reprodução

Thomas Tuchel ganhou destaque no futebol inglês ao vencer a Liga dos Campeões com o Chelsea em 2021. Por isso, o treinador tem tanto carinho pelo país. Mas a discordância dos ingleses em relação ao nome do novo comandante está ligada também a uma velha rivalidade.

Rivalidade dentro e fora de campo

O histórico de atrito entre Inglaterra e Alemanha vem de fora dos gramados. O conflito entre os dois países começou antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, mas foi o embate na Segunda Guerra Mundial que intensificou: os alemães deram início aos conflitos ao invadir a Polônia em setembro de 1939. Os ingleses, junto com a França, responderam à invasão declarando guerra à Alemanha.

A maior guerra da história, que deixou cerca de 80 milhões de mortos em todo o mundo, devastou a Eurocopa central. E o futebol também sofreu impactos. As principais competições dos países envolvidos tiveram que ser paralisadas.

Dentro de campo, o confronto entre Inglaterra e Alemanha se intensificou justamente em Copas do Mundo. A final do Mundial de 1966, a "revanche" alemã nas quartas de final de 1970, a semifinal de 1990 e as oitavas de final de 2010 são alguns exemplos desse encontro entres as duas seleções.

CARROSSEL - INESQUECÍVEL - Os gols de Inglaterra 4 x 2 Alemanha pela final da Copa do Mundo de 1966 — Foto: Editoria de arte

O encontro de 1966 foi a primeira - e única - decisão de Mundial na Inglaterra. A partida, que terminou em 2 a 2, foi decidida na prorrogação com um lance polêmico. Na época, bem antes da existência do VAR, após um chute de Hurst, a bola bateu no travessão e quicou no chão. O juiz confirmou o gol inglês. Mas do lado alemão houve muitos protestos, alegando que ela não havia passado totalmente da linha. Os ingleses venceram, por 4 a 2, e conquistaram o primeiro título da competição.

Na semifinal da Copa de 1990, na Itália, houve empate em 1 a 1. O duelo foi para prorrogação e depois foi decidido nos pênaltis. Os ingleses perderam duas cobranças, e a seleção alemã avançou à final - sendo campeã diante da Argentina.

A história mais recente entre as duas equipes aconteceu nas oitavas da Copa de 2010. A Alemanha venceu a Inglaterra, por 4 a 1 - quando outro lance polêmico marcou o duelo, após gol de Lampard não ter sido validado pelo árbitro. Depois, os alemães perderam a semifinal para a Espanha.

Veja também

Mais do ge