TIMES

Por Redação do ge — Montevidéu, Uruguai


São Paulo entra em campo com camisa em homenagem ao uruguaio Izquierdo

São Paulo entra em campo com camisa em homenagem ao uruguaio Izquierdo

O zagueiro Juan Manuel Izquierdo teve detectada uma arritmia há 10 anos, quando fazia parte do elenco do Atlético Cerro*. Foi o que afirmou o secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, nesta segunda-feira, durante participação no programa "Minuto 1", da rádio Carve Deportiva.

— Há 10 anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado — revelou Sebastián Bauzá.

Izquierdo, do Nacional, passa mal no Morumbis — Foto: Marcos Ribolli

Izquierdo está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na Unidade de Tratamento Intensivo. De acordo com o boletim médico mais recente, o jogador teve "progressão do comprometimento cerebral".

O zagueiro caiu no gramado aos 39 minutos do segundo tempo do último jogo contra o São Paulo, pela Conmebol Libertadores. Imediatamente, os outros jogadores chamaram a ambulância para prestar atendimento. Após alguns minutos sob os cuidados médicos, ele foi colocado no veículo e levado ao hospital.

De acordo com o secretário nacional de Esporte do Uruguai, esse exame com Izquierdo foi feito através do programa de governo "Gol para o Futuro", que trabalha com as categorias de base de todos os clubes do país, desde 2009. Ter detectada uma arritmia não significa que a pessoa não possa jogar futebol, explicou Bauzá.

— Há que se controlar, e estamos seguros que os médicos dos diferentes clubes por onde ele passou controlaram isso.

Ainda segundo a autoridade uruguaia, foram feitos mais de 5.200 exames cardiológicos nesse programa, no qual 134 deram problemas que foram encaminhados para especialistas.

* Diferentemente do publicado inicialmente, Izquierdo não jogou no Cerro Porteño, mas na base do Atlético Cerro. Matéria com informação corrigida.

Exames feitos pelo governo do Uruguai com jovens das categorias de base, no Gol ao Futuro — Foto: Divulgação / Gol ao Futuro

Veja também

Mais do ge