Pep Guardiola, técnico do Manchester City, falou em tom de despedida a Julián Álvarez nesta sexta-feira, apesar de o Atlético de Madrid ainda não ter confirmado a contratação do atacante. Em entrevista coletiva na véspera da Supercopa da Inglaterra, o treinador foi questionado sobre os motivos da iminente saída do argentino e já tratou o adeus como um fato.
- Em primeiro lugar, quero expressar minha gratidão a Julian. Ganhamos tudo, sua contribuição foi enorme. O time gostava demais dele por seu comportamento, mas se quer ir, se quer enfrentar um novo desafio, não há problema. Desejamos o melhor. Aprendi muito com ele e espero que possa encontrar o que buscava - disse Guardiola.
Diversos veículos europeus indicaram no começo da semana que o Atlético de Madrid chegou a um acordo com o Manchester City para comprar o jogador de 24 anos. Os espanhóis desembolsariam cerca de € 80 milhões (R$ 500 milhões), entre valor fixo e bônus por metas. Entretanto, a contratação ainda não foi oficializada.
Na coletiva desta sexta, Guardiola também foi perguntado sobre a razão que levou Julián a pedir para deixar o Manchester City, depois de uma troca de farpas entre técnico e jogador através da imprensa. O comandante indicou que compreende a vontade do atacante.
- Não sei a razão, mas me disse que quer um novo desafio, que sente que é o que precisa fazer. Na temporada passada, jogou muitas vezes, em alguns momentos com Erling (Haaland), mas entendo que em certos momentos não jogou. Muitas vezes, o clube que tem a decisão final, mas disse que os contratos podem ser rompidos. Se não está feliz, por que deveria estar aqui? Ele acredita que seu período deve terminar, então está tudo bem. Os clubes chegaram a um acordo e isso é tudo - concluiu o técnico.
Guardiola chegou a dizer que contava com Julián Álvarez para a temporada, em declaração que veio depois de o atacante indicar que gostaria de ter atuado mais em jogos importantes para o City na temporada 2023/24. Pep chegou a reagir afirmando que, se estava insatisfeito, Julián deveria ligar para seu empresário e dizer ao clube que gostaria de sair.
- Na temporada passada, fui um dos jogadores com mais minutos da equipe na Premier, mas é verdade que, em alguns jogos importantes, ninguém gosta de ficar fora - disse o atleta em declaração que já indicava a vontade de mudança na carreira.
Após uma maratona na qual emendou a temporada passada com a disputa da Copa América e das Olimpíadas, o argentino está em período de descanso. Ele deve deixar o Manchester City após dois anos, depois de ser contratado junto ao River Plate no começo de 2022 - ele só foi para a Inglaterra no meio daquele ano.
Veja também