TIMES

Por Redação do ge — Londres


Bellingham explode, se recusa a acompanhar cerimônia na Euro e é chamado de volta

Bellingham explode, se recusa a acompanhar cerimônia na Euro e é chamado de volta

Criticado pela imprensa inglesa por não assumir um papel de liderança fora de campo, evitando ao máximo o contato com os jornalistas durante a Eurocopa, especialmente nos momentos mais críticos, o camisa 10 Jude Bellingham enfrentou oposição até mesmo dentro do elenco da Inglaterra. De acordo com reportagem do site "The Athletic", alguns jogadores da equipe reagiram mal ao lançamento, pouco antes do início do torneio, de um comercial de TV apresentando o meia do Real Madrid como "salvador" de uma seleção que vem colecionando decepções há décadas.

A campanha da Adidas revive frustrações antigas da seleção inglesa, apresentando torcedores entristecidos, mas muda o tom com a entrada em cena de Bellingham, que parece reacender o otimismo inglês. Ainda segundo o "The Athletic", o comercial foi assunto dentro do elenco ao longo da Euro, e a peça foi considerada inadequada por não valorizar o aspecto coletivo do time.

Bellingham na final da Euro contra a Espanha — Foto: Lee Smith/Reuters

A desconexão do camisa 10 com o elenco pôde ser notada em um episódio na decisão. Após a perda do título para a Espanha, Bellingham demonstrou bastante irritação, chutou uma caixa térmica no banco de reservas e tentou deixar o campo sem acompanhar a premiação dos campeões, mas foi convencido a retornar.

– Perder assim é muito cruel. Provavelmente não jogamos nosso melhor jogo, mas tivemos bons momentos. Conseguimos voltar e reagir no jogo, mas tomar um gol no fim assim é de cortar o coração. Queríamos mais que todos fazer história e deixar o povo na Inglaterra orgulhoso. Não conseguimos – afirmou Bellingham após a final.

Bellingham explode e chuta caixa térmica após vice da Inglaterra para Espanha na Euro — Foto: Justin Setterfield/Getty Images

Nos gramados alemães, a Inglaterra chegou à final sem ter conseguido apresentar um padrão de jogo que justificasse a boa campanha. Alçado à condição de destaque do time aos 20 anos, graças à boa temporada de estreia no Real Madrid, Bellingham foi pouco produtivo ao longo da Euro, discrição que se repetiu na derrota por 2 a 1 para a Espanha na final, mas ainda assim foi dele o passe para Cole Palmer fazer o gol de empate no segundo tempo. Bellingham também marcou o gol inglês no 1 a 0 sobre a Sérvia, na estreia, e fez um golaço de bicicleta que evitou, nos acréscimos, a eliminação diante da Eslováquia, nas oitavas de final.

Ainda segundo a reportagem do The Athletic, Bellingham não tem um bom ambiente no elenco inglês, e é próximo apenas do lateral Trent Alexander-Arnold, do Liverpool. Revelado pelo Birmingham, o jogador se transferiu para o Borussia Dortmund aos 17 anos. Para a imprensa inglesa, os quatro anos atuando longe do país podem ter contribuído para a falta de conexão com o grupo, formado majoritariamente por atletas que atuam na Premier League.

Veja também

Mais do ge