TIMES

Por PH Nascimento — Lyon, França


Após bater recordes de audiência na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia em 2023, o futebol feminino expandiu a visibilidade. Neste 8 de março, celebrado como o Dia Internacional da Mulher, há mais motivos para comemorar. A modalidade conseguiu um espaço valioso no mundo dos games e passou a ser ainda mais reconhecida entre os mais jovens.

Relembre lance de Selma Bacha, da França, contra o Brasil na Copa do Mundo 2023

Relembre lance de Selma Bacha, da França, contra o Brasil na Copa do Mundo 2023

Presente no jogo de videogame FIFA desde 2015 com um modo separado, o futebol feminino ganhou de vez a relevância que merece no EA SPORTS FC 24, a primeira edição em 30 anos sem o nome da entidade máxima. Agora homens e mulheres jogam juntos no modo Ultimate Team, o mais popular da franquia de games. Não há separação ou diferença na hora de jogar ou montar times.

Uma das principais expoentes desse novo hype sobre o futebol feminino é Selma Bacha. A lateral francesa de 23 anos viu os números das redes sociais dispararem ao receber uma carta forte no EA FC 24. A jogadora do Lyon, inclusive, comemora a mescla entre homens e mulheres sem distinção.

— Eles fizeram uma loucura. Porque, como mulher, como jogadora de futebol, isso é incrível, de verdade. Não tem diferença no jogo (entre homens e mulheres), estou muito feliz por ser assim — disse Bacha, em entrevista ao portal Ptit Delire.

Selma Bacha é destaque no evento de Estrelas do Futuro do EA FC 24 — Foto: Divulgação

Selma Bacha recebeu em novembro do ano passado uma carta especial da Liga dos Campeões no EA FC 24 com ótimos atributos e um Estilo de Jogo+ — status que melhora uma habilidade específica — de cruzamento perfeito.

Desde então ela viralizou.

Segundo a plataforma Futbin, o card da francesa se tornou o quinto mais popular entre todos do jogo (homens e mulheres) e o mais querido entre todos os laterais do modo Ultimate Team.

O sucesso chegou às redes de Bacha também. A lateral do Lyon bateu 200 mil seguidores no Instagram poucos dias depois de receber a carta no EA FC 24.

A lateral do Lyon conta que se alegra com essa enxurrada de comentários e seguidores repentinos por causa da cartinha virtual.

— É importante ter esse hype, francamente, isso não me incomoda. O hype me traz algo porque estou no centro das atenções e sou reconhecido, então estou muito satisfeito — explica.

Bacha revelou ainda que também aproveita a as folgas para jogar consigo mesma dentro do jogo. Segundo ela, a cartinha é mesmo "roubada".

Sinceramente, estou jogando comigo mesma e é verdade que estou quente. Eu sou "roubada". [...] Honestamente, sou forte. Eu adoraria ser assim na vida real. Pessoas que pensavam que havia uma diferença entre meninas e meninos. Não há diferença, posso parar o Haaland no jogo.

Para Selma Bacha, esse é o caminho para alçar o futebol feminino ao posto merecido de igualdade com o masculino.

— O mundo do futebol deveria seguir o exemplo do FC 24 com esta igualdade (entre homens e mulheres) — finalizou.

Veja também

Mais do ge