O atacante Vinicius Junior conquistou o Prêmio Sócrates na cerimônia de entrega da Bola de Ouro 2023, nesta segunda-feira. O brasileiro faturou o troféu pelo trabalho do Instituto Vini Jr, projeto social criado e presidido pelo próprio atleta, em 2020, que tem como proposta usar o futebol para inovar no processo de ensino de crianças e jovens, em colaboração com escolas públicas, e também capacitar professores em práticas pedagógicas antirracistas.
Vinicius Junior leva o Prêmio Sócrates na cerimônia da Bola de Ouro
Ao receber o prêmio, Vinicius enalteceu sua trajetória e a oportunidade de poder ajudar crianças e pessoas da sua comunidade.
"Eu estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, de onde eu saí, é muito improvável chegar até aqui. Eu fico muito feliz de poder ajudá-los. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês", declarou Vini.
Apresentador da cerimônia, o ex-jogador e ídolo do Chelsea, o marfinense Didier Drogba, aproveitou a ocasião para cumprimentar Vinicius Junior por sua luta contra o racismo. O brasileiro comentou sobre o tema.
— Eu estou preparado para isso. Para sempre poder falar quando for necessário. É muito triste eu ter que falar sobre racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre os grandes jogadores que estão aqui. Quero pedir para vocês que não parem de lutar. Que as crianças que possam vir, não sofram com isso.
Pelé é homenageado na cerimônia da Bola de Ouro
O projeto de Vini foi eleito superando a Fundação Alex Morgan, da jogadora Alex Morgan, dos Estados Unidos; a Academia Oshoala, da jogadora nigeriana Asisat Oshoala; a Fundação Antonio Rüdiger, do zagueiro do Real Madrid; e a Força-Tarefa “Child Food Poverty”, do atacante Marcus Rashford, do Manchester United.
— Enquanto o Brasil enfrenta forte desigualdade social, que se manifesta em acesso à educação de qualidade para todos, o Instituto Vini Jr propõe soluções pedagógicas inovadoras para lidar com o problema. As ações do instituto também visam reduzir a divisão digital no Brasil entre o sistema público de educação e as escolas públicas, o que foi acentuado durante a pandemia de Covid-19 — comentou a France Football no momento da indicação de Vini.
O Instituto Vini Jr viabilizou a criação de oito salas especiais em escolas em São Gonçalo, Mesquita e Rio de Janeiro, no estado do Rio; Rio Preto, em Minas Gerais; e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O projeto deve chegar em breve, com sete novas salas, ao Recife e em Cabrobó, em Pernambuco, e em outras escolas em Mesquita e no Rio de Janeiro - e também criar uma Escola Modelo em São Gonçalo, terra natal de Vinicius. Assim, o número de estudantes beneficiados poderia atingir 10 mil.
O objetivo dessas salas é aplicar um método que traga as disciplinas tradicionais do currículo para um universo mais lúdico, utilizando a linguagem do futebol para isso, através de um software educativo em smartphones e tablets. As salas também têm ambientação inspirada em elementos do futebol, criadas em espaços que tinham pouca utilização anterior.
O Prêmio Sócrates foi criado pela revista France Football no ano passado, para identificar e homenagear ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol. O primeiro ganhador foi o atacante Sadio Mané.
Os prêmios distribuídos na Bola de Ouro:
- Bola de Ouro masculina: Lionel Messi (PSG/Inter Miami e Argentina)
- Bola de Ouro feminina: Aitana Bonmatí (Barcelona e Espanha)
- Troféu Yashin (melhor goleiro): Emiliano Martínez (Aston Villa e Argentina)
- Troféu Kopa ao melhor jogador sub-21: Jude Bellingham (Borussia Dortmund/Real Madrid e Inglaterra)
- Clube do ano masculino: Manchester City
- Clube do ano feminino: Barcelona
- Troféu Gerd Müller (artilheiro da temporada): Haaland (Manchester City e Noruega)
- Prêmio Sócrates: Vinicius Junior (Real Madrid e Brasil)
Veja também