A Fifa anunciou que aprovou a ideia de manter um Mundial de Clubes anual, além da versão estendida da competição, que terá 32 clubes e será de quatro em quatro anos a partir de 2025. O torneio contaria com os seis campeões continentais e deve ocorrer a partir de 2024, inclusive nos anos em que o Mundial maior for disputado.
Fifa anuncia mudanças para a Copa do Mundo e Mundial de Clubes
O modelo estudado na Fifa é o seguinte:
- Campeão da Libertadores x Campeão da Champions da Concacaf (Américas do Norte e Central)
- Triangular entre os campeões da Champions da África, Champions da Ásia, e da Oceania
- Os vencedores das duas chaves se enfrentam para decidir quem encara o campeão da Uefa Champions League
A Fifa anunciou que apenas as finais dos playoffs e a decisão com o campeão da Champions League serão em locais neutros, previamente decididos. Portanto, ao contrário do atual formato do Mundial de Clubes, o campeão do país-sede não disputará o torneio.
A edição de 2023 será a última no atual formato do Mundial de Clubes, com sete times e no qual os campeões da Champions e da Libertadores entram na semifinal. Esse torneio será na Arábia Saudita, em dezembro deste ano.
Não há datas e sedes para a versão anual do Mundial a partir de 2024. A Fifa comunicou que vai divulgar detalhes em breve. A entidade reiterou que as confederações expressaram a necessidade para que "os campeões de suas principais competições de clubes se enfrentam anualmente para estimular a competitividade".
Veja também