O belga Thibaut Courtois foi eleito o melhor goleiro do mundo em 2022/23 e faturou o Troféu Yashin, premiação dentro da Bola de Ouro dedicada à posição. O jogador do Real Madrid recebeu o prêmio nesta segunda-feira, depois de uma temporada de destaque no clube espanhol, na qual conquistou a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol.
Courtois recebe o Troféu Yashin como melhor goleiro da temporada
Courtois superou outros nove concorrentes, incluindo os brasileiros Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City - que ficaram no top 5 da premiação junto ao senegalês Mendy e ao francês Maignan. Completam o top 10 de finalistas o marroquino Bounou, os alemães Neuer e Trapp, o esloveno Oblak e o francês Lloris.
O ranking Lev Yashin dos goleiros:
- Thibaut Courtois (BEL, Real Madrid)
- Alisson Becker (BRA, Liverpool)
- Ederson (BRA, Manchester City)
- Edouard Mendy (SEN, Chelsea)
- Mike Maignan (FRA, Milan)
- Kevin Trapp (ALE, Eintracht Frankfurt)
- Manuel Neuer (ALE, Bayern de Munique)
- Jan Oblak (SLO, Atlético de Madrid)
- Yassine Bounou (MAR, Sevilla)
- Hugo Lloris (FRA, Tottenham)
- Quero parabenizar e agradecer aos meus colegas de Real Madrid por ser parte desse time maravilhoso. A temporada foi maravilhosa, e eles são os melhores jogadores do mundo. Queria agradecer à minha família pelo apoio. É sempre fácil quando as pessoas estão do seu lado, e quando as coisas não estão bem, eles sã os primeiros a dar o apoio - disse Courtois no discurso durante a cerimônia.
O Troféu Yashin foi criado em 2019 pela "France Football" e leva o nome do ex-goleiro russo, único da posição a ter sido eleito o "Bola de Ouro". O primeiro vencedor foi o brasileiro Alisson, do Liverpool, e o detentor anterior da premiação era o italiano Donnarumma, do PSG.
Veja também