TIMES

Por Redação do ge — Paris


O belga Thibaut Courtois foi eleito o melhor goleiro do mundo em 2022/23 e faturou o Troféu Yashin, premiação dentro da Bola de Ouro dedicada à posição. O jogador do Real Madrid recebeu o prêmio nesta segunda-feira, depois de uma temporada de destaque no clube espanhol, na qual conquistou a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol.

Courtois recebe o Troféu Yashin como melhor goleiro da temporada

Courtois recebe o Troféu Yashin como melhor goleiro da temporada

Courtois superou outros nove concorrentes, incluindo os brasileiros Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City - que ficaram no top 5 da premiação junto ao senegalês Mendy e ao francês Maignan. Completam o top 10 de finalistas o marroquino Bounou, os alemães Neuer e Trapp, o esloveno Oblak e o francês Lloris.

O ranking Lev Yashin dos goleiros:

  1. Thibaut Courtois (BEL, Real Madrid)
  2. Alisson Becker (BRA, Liverpool)
  3. Ederson (BRA, Manchester City)
  4. Edouard Mendy (SEN, Chelsea)
  5. Mike Maignan (FRA, Milan)
  6. Kevin Trapp (ALE, Eintracht Frankfurt)
  7. Manuel Neuer (ALE, Bayern de Munique)
  8. Jan Oblak (SLO, Atlético de Madrid)
  9. Yassine Bounou (MAR, Sevilla)
  10. Hugo Lloris (FRA, Tottenham)

Thibaut Courtois Troféu Yashin Bola de Ouro — Foto: AFP

- Quero parabenizar e agradecer aos meus colegas de Real Madrid por ser parte desse time maravilhoso. A temporada foi maravilhosa, e eles são os melhores jogadores do mundo. Queria agradecer à minha família pelo apoio. É sempre fácil quando as pessoas estão do seu lado, e quando as coisas não estão bem, eles sã os primeiros a dar o apoio - disse Courtois no discurso durante a cerimônia.

Webstories

O Troféu Yashin foi criado em 2019 pela "France Football" e leva o nome do ex-goleiro russo, único da posição a ter sido eleito o "Bola de Ouro". O primeiro vencedor foi o brasileiro Alisson, do Liverpool, e o detentor anterior da premiação era o italiano Donnarumma, do PSG.

Veja também

Mais do ge