TIMES

Por Redação do ge — Londres


O Chelsea venceu mais uma e fechou sua participação na fase de classificação da Liga Conferência com 100% de aproveitamento. A equipe inglesa venceu o Shamrock Rovers por 5 a 1, nesta quinta-feira, em Londres, chegando a seis triunfos em seis rodadas. Marc Guiu foi o destaque do duelo ao marcar três vezes para o time londrino, que também contou com gols de Dewsbury-Hall e Cucurella. Poom marcou para os visitantes.

A vitória faz com que o Chelsea feche sua campanha na fase de liga como primeiro colocado, com 18 pontos somados em seis vitórias. O segundo colocado foi o Vitória de Guimarães, de Portugal, com 14, e o terceiro, a Fiorentina, da Itália, com 13. Fecharam o G-8 da Liga Conferência, se classificando diretamente para as oitavas de final, Rapid Viena (Áustria), Djurgarden (Suécia), Lugano (Suíça), Legia Varsóvia (Polônia) e Cercle Brugge (Bélgica).

Guiu brilhou em goleada do Chelsea com hat-trick — Foto: Getty Images

As equipes que ficaram da nona à 24ª colocação avançarão para disputar playoffs valendo as oito vagas restantes nas oitavas de final. Elas são Jagiellonia (Polônia), Shamrock Rovers (Irlanda), Apoel Nicosia (Chipre), Pafos (Chipre), Panathinaikos (Grécia), Olimpija Ljubljana (Eslovênia), Betis (Espanha), Heidenheim (Alemanha), Gent (Bélgica), Copenhagen (Dinamarca), Vikingur (Islândia), Borac Banja Luka (Bósnia e Herzegovina), Celje (Eslovênia), Omonia (Chipre), Molde (Noruega) e TSC Backa Topola (Sérvia).

Os times eliminados, que terminaram entre a 25ª e a 36ª colocação, foram Hearts (Escócia), Istanbul Basaksehir (Turquia), Mladá Boleslav (República Tcheca), Astana (Cazaquistão), St. Gallen (Suíça), HJK Helsinki (Finlândia), Noah (Armênia), The New Saints (País de Gales), Dinamo Minsk (Belarus), Larne (Irlanda do Norte), LASK Linz (Áustria) e Petrocub (Moldávia).

Sorteio dos playoffs nesta sexta-feira

Os confrontos da fase de playoffs serão sorteados pela Uefa nesta sexta-feira, às 9h (de Brasília). Os duelos na próxima fase já entram no formato clássico de mata-mata das competições da Uefa: jogos de ida e volta, valendo a classificação para a fase seguinte. Avança quem tiver vantagem na soma dos placares, e, em caso de igualdade, o desempate será na prorrogação e, se necessário, em disputa de pênaltis.

Os times que terminaram a fase de liga entre a nona e a 16ª colocação serão cabeças de chave no sorteio e jogarão a partida de volta em casa. O sorteio é direcionado pela Uefa de acordo com a campanha na fase de liga, com os times divididos em pares, em oito potes diferentes: 9º e 10º, 11º e 12º, 13º e 14º, 15º e 16º, 17º e 18º, 19º e 20º, 21º e 22º, 23º e 24º.

Assim, aqueles que somaram mais pontos enfrentarão um dos que somaram menos pontos, da seguinte maneira: o nono e o 10º colocado pegarão necessariamente o 23º ou o 24º; o 11º e o 12º duelarão contra o 21º ou o 22º, e assim sucessivamente.

Confrontos da Liga Conferência serão definidos em sorteio nesta sexta — Foto: Reprodução/Uefa

O mesmo sistema servirá para a Uefa definir os confrontos das oitavas de final. As oito equipes que passaram direto para essa fase já estão divididas também em pares, com os melhores colocados aguardando os duelos que envolvem os de pior campanha.

Equipes do mesmo país já podem se enfrentar na fase de playoffs, assim como equipes que se enfrentaram ao longo da fase de liga. Os jogos dos playoffs da Liga Conferência serão disputados nos dias 13 e 20 de fevereiro.

Os classificados na Liga Conferência:

  • Classificados para as oitavas de final: Chelsea (Inglaterra), Vitória de Guimarães (Portugal), Fiorentina (Itália), Rapid Viena (Áustria), Djurgarden (Suécia), Lugano (Suíça), Legia Varsóvia (Polônia) e Cercle Brugge (Bélgica);
  • Classificados para os playoffs: Jagiellonia (Polônia), Shamrock Rovers (Irlanda), Apoel Nicosia (Chipre), Pafos (Chipre), Panathinaikos (Grécia), Olimpija Ljubljana (Eslovênia), Betis (Espanha), Heidenheim (Alemanha), Gent (Bélgica), Copenhagen (Dinamarca), Vikingur (Islândia), Borac Banja Luka (Bósnia e Herzegovina), Celje (Eslovênia), Omonia (Chipre), Molde (Noruega) e TSC Backa Topola (Sérvia);
  • Eliminados: Hearts (Escócia), Istanbul Basaksehir (Turquia), Mladá Boleslav (República Tcheca), Astana (Cazaquistão), St. Gallen (Suíça), HJK Helsinki (Finlândia), Noah (Armênia), The New Saints (País de Gales), Dinamo Minsk (Belarus), Larne (Irlanda do Norte), LASK Linz (Áustria) e Petrocub (Moldávia).

Veja também

Mais do ge