Confira os jogadores livres no mercado europeu na temporada 2024/25
A tentativa de John Textor de comprar o Everton avançou nos últimos dias, de acordo com a imprensa inglesa. O proprietário da SAF do Botafogo recebeu um período de exclusividade na negociação para a compra da participação majoritária do clube de Liverpool, segundo veículos como o "Athletic" e a "Sky Sports".
Desta forma, Textor terá tempo para buscar um acordo total para comprar o Everton sem contar com concorrentes na negociação. Ele teria recebido a promessa de exclusividade do clube e do atual proprietário de 94,1% das ações, o empresário Farhad Moshiri.
Para poder efetuar a compra da maioria das ações do Everton, entretanto, Textor teria que se desfazer de sua participação no Crystal Palace, uma vez que a Premier League proíbe que um mesmo grupo ou empresário seja dono de mais de um clube na mesma divisão. O Eagle Football Grupo, comandado por Textor, tem 45% das ações do Palace.
- Eu sigo como dono do Palace. Teria que deixar o clube antes de comprar qualquer coisa. Estamos olhando para o Everton, como todos - disse Textor em entrevista recente ao "Mirror".
Textor estaria em busca de um novo clube para fazer investimento na Inglaterra depois de não conseguir ampliar sua participação no Crystal Palace. O dono da SAF do Botafogo investiu 86 milhões de libras para comprar 40% do clube inglês há três anos, com posterior aumento da participação para 45%. Porém, não conseguiu se tornar o sócio majoritário diante da resistência dos outros donos: os empresários Steve Parish, Josh Harris e David Blitzer.
O Everton, por sua vez, segue buscando novos compradores diante da vontade de Farhad Moshiri se desfazer de sua participação no clube, do qual é dono desde 2016. A 777 Partners, que controlava a SAF do Vasco, não conseguiu avançar na negociação, assim como o grupo TFG.
A notícia de que Textor fez uma nova oferta pelo Everton veio à tona na semana passada. De acordo com a publicação do "Guardian", a prposta do empresário foi a mesma que ele fizera no início de junho. Ele teria decidido fazer nova investida após a desistência do Friedkin Group’s (TFG).
Ainda segundo o "Guardian", John Textor teria conversado nas últimas semanas com outro clube da elite do Campeonato Inglês e outro da Championship, a segunda divisão do país. O empresário ainda estaria "confiante" em conseguir um financiamento para o novo estádio do Everton.
A Eagle Football Holding conta com o Botafogo, o RWD Molenbeek, da Bélgica, e o Lyon, da França, além do Crystal Palace.
Veja também