As duras críticas enfrentadas por Vitor Roque após apenas seis meses no Barcelona se tornaram motivo de irritação para Deco. O diretor esportivo do clube catalão afirmou em entrevista ao jornal "Mundo Deportivo" que acredita que houve um ataque deliberado ao jovem, que acabou emprestado ao Betis no começo da atual temporada.
Apresentado no Betis, Vitor Roque se emociona com família e diz: "Precisava de mudança"
- Estou feliz por ele, que esteja jogando no Betis e fazendo gols, aproveitando de novo. É um jovem que tem muito potencial e vai crescer.
Deco fez uma comparação entre a situação de Vitor Roque e a de Endrick, dizendo que o ex-jogador do Palmeiras está passando por "um processo normal" de adaptação no Real Madrid. O dirigente chegou a afirmar que sofreu com a forma como Vitor foi tratado pela opinião pública espanhola e que as críticas eram carregadas não pelo desempenho do atleta, mas por outros motivos. Questionado se seria o preço da contratação, ele rechaçou.
- Não sei onde está a origem disso tudo, se é interno ou externo. Não entendo como foram tão cruel com um rapaz. Não (foi o preço), porque custou 30 milhões mais variáveis que não atingiu. Não acho que tenha sido o preço. Fez muito chegando em janeiro, após estar lesionado e talvez não estava com a preparação adequada quando chegou - comentou Deco.
O brasileiro naturalizado português ainda falou sobre o possível aproveitamento de Vitor Roque ao fim do empréstimo ao Betis. O atacante foi cedido até o fim da temporada, no meio do ano que vem, com opção de compra - e soma cinco gols marcados em 14 partidas pelo clube
- Não fazemos planos. O mais importante para ele é jogar. O plano de Vitor era vir nesta temporada e, se não pudesse ser inscrito pelo Fair Play, ser emprestado por uma temporada para que tivesse minutos. Ele chegou em janeiro porque o treinador pediu com a lesão de Gavi. Ele não teve culpa de vir em janeiro, nem de quem o contratou. O plano de Vitor segue igual a antes, não mudou - pontuou o dirigente.
Vitor Roque tem contrato com o Barcelona até 2031. Segundo a imprensa espanhola, o contrato de empréstimo com o Betis tem opção de renovação por mais um ano, até 2026. Depois, haveria um valor como opção de compra fixado em €25 milhões (R$ 155 milhões) fixos por 80% dos direitos econômicos do jogador.
Veja também