O Estudiantes venceu o Boca Juniors por 3 a 2 nesta quarta-feira, no Mario Alberto Kempes, em Córdoba, e se garantiu na final da Copa da Argentina. Com um a menos desde o início, o time xeneize fez um gol contra no fim, que sacramentou a derrota e deixou o atual vice-campeão da Libertadores longe da edição de 2024 do torneio continental.
Provocações do Independiente ao Boca Juniors, em Ipanema e Copacabana
Guido Carrillo abriu o placar para o Estudiantes logo aos três minutos. Pouco depois, Saracchi foi com a sola do pé na canela do rival e levou o cartão vermelho direto. O Boca Juniors atuou com um jogador a menos desde os 14 da primeira etapa, mas mesmo assim virou o placar antes do intervalo.
O ex-Palmeiras Merentiel fez os dois gols que recolocaram os xeneizes no jogo. No início do segundo tempo, o ex-Corinthians Boselli empatou novamente para o Estudiantes e, aos 19, veio o baque para o Boca.
Figal deu um carrinho no pé da trave para tentar afastar uma bola rebatida. A bola bateu na trave e no zagueiro de novo antes de entrar para o gol: 3 a 2 para a equipe de La Plata.
O título da Copa da Argentina era uma das esperanças do Boca Juniors de ir à Libertadores em 2024. Agora, o time, que é treinado pelo interino Mariano Herrón desde o pedido de demissão de Jorge Almirón, torce por uma combinação de resultados na rodada final da fase de grupos da Copa da Liga.
O Boca é o sétimo colocado na tabela acumulada do ano da Argentina, com 59 pontos. A equipe terá que vencer o Godoy Cruz e torcer por derrotas do Rosario Central, Estudiantes e San Lorenzo na rodada. Ainda há a possibilidade que o campeão da Copa Argentina ou da Copa da Liga libere mais uma vaga além do G-4 da classificação.
Eliminado pelo Corinthians nas quartas de final da Sul-Americana, o Estudiantes chega pela primeira vez a uma decisão da Copa da Argentina. Nesta quinta, Defensa y Justicia e San Lorenzo fazem a outra semifinal para decidir quem enfrenta o Pincha na decisão.
LIBERTADORES 2024: confira a lista dos classificados
- ARGENTINA
River Plate* - BOLÍVIA
Ainda sem classificados definidos - BRASIL
São Paulo* e Fluminense* - CHILE
Ainda sem classificados definidos - COLÔMBIA
Millonarios* - EQUADOR
LDU*, Independiente del Valle /, Barcelona-EQU e El Nacional - PARAGUAI
Libertad*, Cerro Porteño* e Sportivo Trinadense - PERU
Alianza Lima*, Universitario*, Sporting Cristal e Melgar - URUGUAI
Ainda sem classificados definidos - VENEZUELA
Deportivo Táchira*, Academia Puerto Cabello, Portuguesa e Caracas*
* Garantidos na fase de grupos
Veja também