A próxima Copa do Mundo Feminina, que será realizada no Brasil em 2027, contará com dez estádios, todos eles modernizados ou construídos para o Mundial de 2014 no país. O palco principal será o Maracanã, que vai receber oito partidas, incluindo a abertura, prevista para 24 de junho, e a decisão, em 25 de julho, de acordo com o projeto apresentado à Fifa (veja no fim capacidade e jogos previstos em cada arena).
Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027
O Maracanã será um dos estádios mais utilizados no torneio. Além dos confrontos que abrem e decidem a Copa, serão disputadas no Rio outras quatro partidas da fase de grupos, uma de oitavas de final e uma das quartas.
Outros dois estádios receberão oito partidas. O Mané Garrincha, em Brasília, terá cinco jogos da fase de grupos, um de oitavas, um das quartas e uma semifinal. No Mineirão, em Belo Horizonte, vão ser disputadas cinco partidas na primeira fase, uma nas oitavas, uma nas quartas e a disputa do terceiro lugar.
O Mundial Feminino de 2027 vai aproveitar o legado da Copa Masculina de 2014. Dez dos 12 estádios usados no evento de dez anos atrás foram escolhidos para receber as partidas da competição feminina. Ficarão fora apenas a Arena das Dunas, em Natal, e a Arena da Baixada, em Curitiba.
Dessa vez, no entanto, todos os estádios terão menos torcedores do que a capacidade total. O estádio com menor redução será o Maracanã, que cairá de 73.139 para 72.689 preentes. Apenas outros dois estádios terão capacidade acima de 40 mil torcedores: Neo Química Arena (de 47.252 para 46.156) e Mané Garrincha (de 69.910 para 44.099). Segundo o Comitê Organizador, existe possibilidade de aumento da capacidade prevista em todas as arenas dependendo da demanda por ingressos.
Maracanã: três finais de Copa e duas olímpicas
Esta será a terceira final de Copa do Mundo no Maracanã, após as decisões das Copas Masculinas de 1950 (Brasil 1 x 2 Uruguai) e 2014 (Alemanha 1 x 0 Argentina). O estádio será o primeiro a receber decisões de Mundiais e de Olimpíadas para homens e mulheres - foi lá que o Brasil ganhou o ouro no futebol masculino e a Alemanha no feminino nos Jogos do Rio-2016.
O Rose Bowl, em Pasadena, nos Estados Unidos, palco da conquista do tetracampeonato mundial do Brasil na Copa de 1994, também recebeu uma final de Copa Feminina, em 1999, além da decisão do ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984 (França 2 x 0 Brasil), mas na época não havia torneio feminino de futebol nas Olimpíadas. O Estádio Rasunda, na Suécia, reconstruído em 2013 e hoje chamado Friends Arena, é outro estádio com finais de Copas dos dois gêneros: 1958 (masculina, no primeiro título mundial do Brasil) e 1995 (feminina, Noruega campeã).
Há dez anos, a seleção brasileira não teve oportunidade de jogar no Rio de Janeiro, por não ter chegado à decisão - pela tabela, essa era a única chance do Brasil atuar no Maracanã. No Mundial Feminino, a torcida carioca tem garantido pelo menos um jogo da seleção brasileira, já que cabe à equipe anfitriã, segundo a tradição do evento, fazer a partida de abertura.
Conheça os dez estádios da Copa Feminina de 2027
Veja também