TIMES

Por Redação do ge* — Rio de Janeiro


Nota do editor: este conteúdo foi atualizado em 2024 com as novas regras de kickoff.

Principal esporte dos Estados Unidos, o futebol americano começa a ganhar o mundo. E o Brasil não ficou fora dessa. O país surge como um dos principais focos de interesse da NFL - a principal liga do mundo.

Conheça a curiosa história do Super Bowl

Conheça a curiosa história do Super Bowl

— Foto: Enderson Santos

Apesar disso, muitos ainda têm dificuldade de entender como funciona a dinâmica de uma partida. Se você não conhece as regras, o ge.globo preparou um guia com as principais coisas que você precisa saber para não ficar perdido durante um jogo. Aproveite!

Campo e medidas

Elementos de um campo tradicional de futebol americano — Foto: infografia

O campo de futebol americano tem 120 jardas (109,7 metros) de comprimento por 53,5 jardas (48,92 metros) de largura (1 jarda = 0,9144 metros). As jardas são marcadas uma a uma, com os múltiplos de 5 marcados com a linha inteira, e os múltiplos de 10 numerados no gramado.

São duas endzones, área no fim das duas pontas do campo com dimensões de 10 jardas por 53,5 jardas em geral pintadas com as cores do time da casa, e duas traves em forma de "Y".

O campo de futebol americano é mais longo e estreito que um de futebol, veja na comparação — Foto: infografia

Objetivo

O futebol americano é um esporte de conquista de território. Por isso, estratégia é fundamental. O principal objetivo é simples: chegar o maior número de vezes na endzone do adversário. Quanto mais o time conseguir fazer isso, mais pontos ele somará.

Kansas City Chiefs 25 x 22 San Francisco 49ers | Melhores momentos | Super Bowl 2023/24

Kansas City Chiefs 25 x 22 San Francisco 49ers | Melhores momentos | Super Bowl 2023/24

Como começa o jogo

Assim como no futebol tradicional, a definição de quem começa com a bola é feita através da moeda. Após o "sorteio" é hora do chute inicial. O time que começar sem a bola será responsável por dar o pontapé inicial na partida, enquanto o adversário se prepara para receber o kickoff.

O retornador, jogador do time que recebe a bola e é responsável por pegá-la após o chute inicial do adversário, tem uma escolha a fazer:

  1. Tentar fazer um retorno: pegar a bola e avançar para ter uma boa posição de campo, o ataque começará no ponto onde ele for derrubado ou sair pela lateral.
  2. Ajoelhar e desiste de retornar: se fizer isso dentro de sua própria endzone, o time de ataque começa o jogo na linha de 30 jardas do campo de defesa.

— Foto: infografia

A decisão é baseada no espaço que o jogador vê no campo quando recebe a bola chutada no kickoff. Os companheiros fazem os bloqueios para que o jogador consiga avançar o máximo de jardas possível, enquanto os adversários tentam derrubá-lo para impedir o avanço.

Onde o jogador for derrubado é o ponto em que o ataque começará sua campanha (1ª descida). Caso consiga atravessar o campo e entrar na endzone adversária é caracterizado um touchdown. Aí chega a vez do seu time chutar o kickoff para o rival atacar.

— Foto: Info esporte

Devido a medidas de proteção para limitar lesões e à drástica queda em retornos nos últimos anos, a NFL mudou as regras de kickoff para a temporada 2024-25. O chute agora parte da linha de 35 jardas do campo do time que está chutando. Os jogadores do time que chuta se alinham na linha de 40 jardas do time que está recebendo a bola, que alinha nove jogadores entre suas linhas de 35 e 30 jardas.

Dois retornadores ficam na "área de pouso", entre a linha de 20 jardas e a endzone. Se o chute cair nesta área, o retornador que pegar a bola é obrigado a retorná-la. Se o chute cair na área de pouso e rolar para a endzone, o retornador pode correr com a bola ou desistir da jogada, em cujo caso seu time começará seu ataque na linha de 20 jardas. Caso a bola não alcance a linha de 20 jardas adversária ou saia de campo, o time que recebe o chute começa seu ataque em sua linha de 40 jardas.

Ataque

— Foto: infografia

Com a equipe de ataque no gramado, o time tem como objetivo mínimo conquistar 10 jardas para continuar atacando e avançando sobre o campo defendido pelo rival. Para isso terá quatro chances.

São duas jogadas básicas: o passe, que normalmente parte do quarterback para um de seus recebedores, e as corridas, que em geral são responsabilidade do running back. As jogadas são combinadas antes de cada tentativa.

Os recebedores tem um trajeto pré desenhado para desempenhar, e os corredores sabem exatamente por onde devem ser executadas as corridas.

Caso não consiga avançar as 10 jardas em quatro tentativas, o time perde a posse de bola e é a vez do time adversário colocar o ataque no gramado para tentar avançar a partir do ponto onde a última jogada parou.

Por isso, na maior parte das vezes, os times usam apenas as três primeiras tentativas para atingir o objetivo e, caso não consigam, chutam um punt, para devolver a posse para o adversário em uma posição ruim de campo, ou um field goal, para anotar pontos caso estejam em uma distância segura.

Pontuações

Existem três formas de pontuar em uma partida de futebol americano. A principal pontuação é o touchdown, quando o jogador consegue ter a posse da bola dentro da endzone do adversário, seja recebendo um passe lá dentro ou entrando correndo com a bola. O TD vale seis pontos.

— Foto: infografia

Após anotar o touchdown e receber a confirmação da arbitragem, o time tem duas opções para anotar pontos extras. Um chute simples acertando dentro do "Y" (1 ponto) ou entrar novamente na endzone (2 pontos).

— Foto: infografico

A pontuação secundária é o field goal. O kicker é responsável pela execução e precisa fazer o chute passar por dentro da trave em formato de "Y", que fica no fundo do campo. Caso consiga, soma três pontos para o seu time. Se errar, o time adversário terá a posse de bola no ponto do chute para tentar atacar.

— Foto: infografia

O Safety é a uma pontuação pouco comum que é anotada, normalmente, pela defesa. Rende dois pontos ao time quando consegue executar um tackle (derrubar o rival) ou tirar o adversário de campo dentro da própria endzone.

Ou ainda forçar uma falta, dentro da própria endzone. Nesse caso, além de pontuar, a equipe ainda receba a posse de bola de volta em um punt. Confira o vídeo abaixo com exemplo:

Perdas de posse

Além de impedir o adversário de avançar 10 jardas, existem outras formas de a defesa recuperar a bola: os turnovers. São duas opções, o fumble recuperado e a interceptação.

O fumble acontece quando o jogador que tem a posse da bola a solta antes da jogada ser encerrada. Seja recebendo um passe, completando o processo de recepção e soltando a bola por qualquer motivo, ou deixando ela cair durante a corrida.

A posse será de quem primeiro pegar a bola e mantiver o controle sobre ela. Se o jogador soltar a bola antes de completar o processo de recepção, ou seja, botar os dois pés no chão e fazer um movimento de guardar ou começar a correr, é considerado passe incompleto.

Se o ataque recuperar, a jogada continua no local onde o jogador pegou. Se a defesa recuperar, é hora de o ataque adversário entrar em campo no local onde a jogada foi encerrada.

A interceptação acontece quando o passe é recebido por um jogador de defesa do rival em vez de ir para um dos próprios recebedores. O adversário precisa segurar a bola sem que ela encoste no chão e pode retornar para tentar chegar a endzone e anotar um touchdown. O ataque começará onde o jogador for derrubado.

As maiores jogadas do Super Bowl: a interceptação de Tracy Porter em 2009

As maiores jogadas do Super Bowl: a interceptação de Tracy Porter em 2009

Tempo de jogo

O jogo é dividido em quatro quartos de 15 minutos cada. O tempo é parado sempre que o passe do quarterback não é completado e quando acontecem pontuações.

Quando o jogador sai de campo com a posse de bola, o relógio fica parado até o árbitro reposicionar a bola. Nos dois minutos finais do 2º quarto e nos cinco minutos finais do 4º quarto, cronômero fica parado até a nova saída da bola.

— Foto: infografia

Os árbitros

A equipe de arbitragem é formada por sete juízes, o principal, que se posiciona logo atrás do quarterback, e seis auxiliares que ficam espalhados pelo campo. O principal é marcado por utilizar um boné branco, enquanto os auxiliares, bonés pretos.

Quando marcam faltas, os árbitros jogam um pano amarelo em campo e depois avisam via microfone qual a falta, quem cometeu e qual a punição.

— Foto: infografia

Desafios

Cada equipe tem direito a desafiar duas marcações da arbitragem durante uma partida. Eles só podem ser feitos em relação a marcações de campo, como passe completo ou não, pisar fora, recepção, etc...

Ao desafiar, o treinador joga uma flanela vermelha no gramado — Foto: Ralph Freso/Getty Images

Não é permitido contestar faltas. A cada desafio, o treinador "aposta" um pedido de tempo, ou seja, se perder o desafio, perde um pedido de tempo. Se tiver sucesso nos dois desafios durante o jogo, o time ganha um terceiro desafio de compensação.

Equipamento

A preocupação com a saúde dos atletas é umas das grandes discussões do esporte. Com tanto choque e impacto, a liga e os times buscam formas de evoluir as proteções para manter as estrelas saudáveis.

Entre o equipamento obrigatório da NFL estão os capacetes, os protetores de ombro, peito, coxa, genitais e joelhos. O jogador tem a opção também de usar uma proteção especial para as costelas.

Os equipamentos da NFL cobrem uma parte bem maior do corpo dos jogadores em comparação com outros esportes — Foto: Infografia

Posições

Pode não parecer, mas cada time possui apenas 11 jogadores em campo por vez (ter mais do que isso é falta). O elenco possui no total 53 atletas, desses apenas 46 são relacionados para as partidas da temporada.

São 11 jogadores no time de ataque, 11 no time de defesa e os especialistas, que entram em campo para field goals, retornos, kickoffs e punts - apenas 11 por vez. As substituições são ilimitadas.

— Foto: infografia

Quarterback

Patrick Mahomes Kansas City Chiefs NFL — Foto: Jamie Squire/Getty Images

É o principal jogador de ataque. O quarterback é o responsável por passar a bola para os recebedores, mas sua função vai muito além disso. Ele também deve observar a defesa adversária para encontrar os pontos fracos e, se necessário, mudar as jogadas escolhidas pelo coordenador.

Destaques: Patrick Mahomes (Chiefs), Aaron Rodgers (Jets), Lamar Jackson (Ravens), Russell Wilson (Steelers), Josh Allen (Bills).

Running Backs

Alinham-se normalmente atrás do quarterback e são responsáveis por correr depois que o quarterback os entrega a bola. O jogo corrido ajuda os times na hora de controlar o jogo e tornar a estratégia imprevisível para a defesa adversária.

Também pode receber passes saindo da parte de trás do campo ou ser usado para proteger o quarterback. Os RBs também podem exercer a função de fullback, um corredor mais forte e pesado usado para proteger o QB e fazer bloqueios para os corredores mais leves ganharem campo.

Destaques: Derrick Henry (Ravens), Christian McCaffrey (49ers), Saquon Barkley (Eagles), Travis Etienne Jr (Jaguars), Jonathan Taylor (Colts).

Wide Receiver

Davante Adams Green Bay Packers NFL — Foto: Otto Greule Jr / Stringer

São, normalmente, os principais alvos dos passes vindos do quarterback. A principal função é executar as rotas pré-combinadas para se livrar do marcador, receber o passe e ganhar o máximo de campo o possível para o time. Muitas vezes são usados em bloqueios para o running back avançar em corridas mais abertas.

Destaques: Davante Adams (Raiders), Mike Evans (Buccaneers), CeeDee Lamb (Cowboys), Justin Jefferson (Vikings), Ja'Marr Chase (Bengals), Stefon Diggs (Texans).

Outras posições de ataque

Tight End (TE) - é um jogador que divide funções de proteção e também pode ser usado como recebedor. Em geral se posiciona perto de uma das pontas da linha ofensiva para ajudar a proteger o quaterback e depois sair para um passe mais curto.

Destaques: Travis Kelce (Chiefs), Mark Andrews (Ravens), George Kittle (49ers).

Center (C), Offensive Guard (OG) e Offensive Tackle (OT) - apesar de ficarem longe dos holofotes, os jogadores de linha ofensiva, como unidade, são primordiais no funcionamento do ataque. São responsáveis por dar tempo ao quarterback para fazer os passes e abrir espaços para as corridas. O Center se posiciona no meio da linha ofensiva, ele lidera os outros quatro e dá a saída de bola.

Destaques: Creed Humphrey (Chiefs), Frank Ragnow (Lions), Chris Lindstrom (Falcons), Quenton Nelson (Colts), Trent Williams (49ers).

Linebackers

Lavonte David, linebacker dos Bucs, derruba Aaron Rodgers durante jogo na NFL — Foto: Mike Ehrmann/Getty Images

São os líderes da defesa. A posição de linebacker é dividida em duas funções: outside linebacker, que joga aberto e ataca as pontas da linha ofensiva adversária; e inside linebacker, o cérebro da defesa, ocupa a parte central de campo e comanda os outros jogadores.

Destaques: Fred Warner (49ers), Roquan Smith (Ravens), Bobby Wagner (Commanders), Lavonte David (Buccaneers), TJ Watt (Steelers), Micah Parsons (Cowboys).

Outros jogadores de defesa

Defensive End (DE) e Defensive Tackle (DT) - os jogadores de linha defensiva travam as batalhas nas trincheiras com a linha ofensiva dos adversários. O objetivo principal é fechar os espaços para corridas por dentro e tentar chegar no quarterback adversário.

Destaques: Myles Garrett (Browns), Nick Bosa (49ers), Khalil Mack (Chargers), Cameron Jordan (Saints), Bobby Okereke (Giants), DeForest Buckner (Colts).

Cornerback (CB) - jogadores de defesa que jogam abertos pelas pontas do campo, tem a função de impedir o jogo de passe do quarterback ao não dar espaço para os recebedores adversários.

Destaques: Jalen Ramsey (Dolphins), Pat Surtain II (Broncos), Sauce Gardner (Jets), Trent McDuffie (Chiefs), Charvarius Ward (49ers).

Safety (S) - atletas que ocupam a parte mais profunda do campo de defesa e se dividem entre marcar os passes longos do quarterback e aproximar dos linebackers para parar as corridas dos running backs

Destaques: Antoine Winfield Jr (Buccaneers), Kyle Hamilton (Ravens), Minkah Fitzpatrick (Steelers), Derwin James (Chargers), Kevin Byard (Bears).

Kicker

Kicker é o astro da equipe de especialistas das franquias. Quase sempre que entra em campo é sob muita pressão, a diferença entre uma vitória e uma derrota nos últimos segundos pode ser um chute certo. Em geral, é responsável por chutar os field goals e os kickoffs. O único brasileiro em ação na NFL é um kicker: Cairo Santos, do Chicago Bears.

Destaques: Justin Tucker (Ravens), Younghue Koo (Falcons), Cairo Santos (Bears), Harrison Butker (Chiefs).

Punter

Guia do GE do Futebol americano - Esquema Punter — Foto: Infografia

O punter tem a função específica de dar o chute para reposicionar os adversários quando seu time não consegue avançar as jardas necessárias para o down dentro das quatro tentativas.

Destaques: AJ Cole (Raiders), Johnny Hekker (Panthers), Tommy Townsend (Texans) e Bryan Anger (Cowboys).

Numeração

A NFL atualizou em 2021 a sua regra de numeração, diminuindo as restrições. Antes, cada posição tinha uma gama bem restrita de opções para usar na camisa. Agora, os jogadores tem mais liberdade para escolher, por isso veremos WR e RBs usando números de dígito único, que antes apenas QBs, Punters e Kickers podiam usar.

Lista de numeração da NFL — Foto: @NFLBrasil

Como é na TV

Na televisão, a transmissão traz todas as informações para acompanhar a partida. Entenda todas as informações presentes na tela:

— Foto: Infografia

Agora é só parar e curtir as partidas da NFL e do futebol americano nacional. Aproveite!

*Artes por Enderson dos Santos e Tarso Moura. Roteiro por Giba Perez

Veja também

Mais do ge

Astro criticou concorrência da liga de futebol americano, que realizou dois jogos na quarta-feira

LeBron James manda recado para a NFL após rodada no dia 25: "Natal é nosso dia"

Equipe comandada por Andy Reid faz sua melhor campanha na história da temporada regular e ganha folga na primeira semana dos playoffs

NFL: Com recorde de Kelce, Chiefs vencem Steelers e garantem 1° lugar na AFC

Franquia de Green Bay anota a primeira vitória "de zero" da atual temporada da NFL

NFL: Packers mostram força em casa, anulam Saints e garantem vaga nos playoffs

Quarterback Jayden Daniels comanda a vitória do time da casa, enquanto a franquia da Pensilvânia, que liderou o placar por quase todo o jogo, perde Jalen Hurts por concussão logo no início

NFL: Commanders viram no fim e batem Philadelphia Eagles por 36 a 33

Tank Dell, do Texans, é atingido por companheiro e machuca joelho; cena assusta jogadores e faz quarterback C.J. Stroud chorar em campo

NFL: Chiefs chegam à 14ª vitória em jogo com grave lesão no touchdown

Quarterback distribui dez carros avaliados entre R$ 242 mil e R$ 489 mil a jogadores de sua linha ofensiva

NFL: Purdy "Noel" presenteia colegas de Niners com caminhonetes

Chargers levam a melhor no SoFi Stadium, na abertura da 16ª semana

NFL: Los Angeles Chargers vence Denver Broncos de virada

Trent McDuffie intercepta jogada dos Browns no último quarto com o auxílio do telão do estádio e ajuda equipe a conquistar a décima terceira vitória na temporada

NFL: defensor dos Chiefs usa recurso curioso para impedir touchdown; veja lance

Kicker garantiu dois field goals, mas equipe perde jogo para rival divisional Minnesota Vikings

NFL: brasileiro Cairo Santos marca 6 pontos em derrota do Chicago Bears

Triunfo reabilita os Packers e quebra sequência de quatro vitórias do rival

NFL: Green Bay Packers bate Seattle Seahawks e segue vivo na temporada