Ainda que movimentar-se mais do que o necessário possa ser consideravelmente mais difícil durante a gravidez, manter uma rotina de exercícios é extremamente proveitoso para você e seu bebê em crescimento. É recomendável manter essa rotina durante os nove meses, ainda que com algumas precauções de segurança para se manter saudável e não acarretar nenhum dano prejudicial à gestação.
O personal trainer Lincoln Cavalcante, uma das principais referências em eletroestimulação no país e conhecido por atender celebridades, evidencia os cuidados e melhores exercícios para a sua rotina durante a gestação.
Entre as dúvidas mais comuns, está a referente ao quão seguro é fazer exercícios durante a gravidez. Por isso, ele reforça que os exercícios durante esse período devem fazer parte da rotina diária de todas as mulheres grávidas, visto que a gravidez afeta a estabilidade, o equilíbrio e a coordenação das articulações, e a atividade física causa flutuações na frequência cardíaca. Os exercícios, contudo, devem ser feitos com certa cautela, alerta Lincoln.
No entanto, há evidências que uma rotina regular de exercícios só deve ser nutrida caso você seja saudável e sua gravidez seja devidamente normal, sem nenhuma complicação ou risco. É importante discutir quaisquer precauções com o seu médico durante a consulta de pré-natal; manter-se hidratada ao longo do dia e sempre manter água próxima enquanto treina e evitar atividades que possam causar superaquecimento, principalmente durante o primeiro trimestre.
Segundo Lincoln, alguns exercícios são melhores para a gravidez, sendo eles:
- Breve passeios;
- Corridas leves;
- Natação/hidroginástica;
- Ciclismo Reclinado;
- Ioga pré-natal ou pilates;
- Treinamento de resistência com pesos e faixas de exercício;
- Treinadores elípticos e outras máquinas de cardio fixas;
- Exercícios de Kegel.
É comprovado que os exercícios não são bons apenas para a saúde física, mas também servem como uma boa opção para controlar o estresse, que pode aumentar durante a gravidez, além de diversos outros benefícios apresentados: os exercícios podem reduzir os níveis de pressão arterial, reduzir os níveis de açúcar no sangue, níveis baixos de colesterol, ajudar a controlar o peso e a gordura corporal e melhorar sua qualidade de vida.
O corpo muda de várias maneiras durante a gravidez, e conforme ela progride, é preciso ajustar os treinos com base no aumento do peso corporal e da temperatura, nos batimentos cardíacos mais rápidos, fadiga, resistência reduzida, dor nas costas e instabilidade nas articulações que podem proporcionar uma sensação de cansaço mais rápido.
Ter períodos de descanso mais frequentes, hidratar-se durante o treino e fazer mais pausas para ir ao banheiro são elementos necessários durante os exercícios. É importante ressaltar que a barriga em crescimento altera o centro de gravidade do corpo, o que faz com que ele fique menos estável com os movimentos. É imprescindível estar ciente dessas mudanças para respeitar-se fisicamente, escolhendo atividades seguras que forneçam alguma pausa, se necessário.
Porém, Lincoln adverte que alguns exercícios devem ser evitados. "Se você gosta da adrenalina de esportes de contato ou outras atividades de alta intensidade, é preciso encontrar uma nova maneira de satisfazer esse desejo, pelo menos durante a gravidez. Esportes de alto risco devem ser descartados". Alguns deles são:
- Boxe;
- Futebol;
- Basquetebol;
- Esportes com raquete;
- Mergulho.
Ao menos que seu médico tenha dito o contrário, é devidamente seguro praticar exercícios durante toda a gestação, mas é importante descobrir certas atividades seguras e confortáveis para manter, sempre dentro das suas limitações e com extrema precaução.
Alguns tipos de exercícios tambem podem trazer benefícios para o trabalho de parto: um deles é o Pilates. Um estudo investigou a eficácia do programa de exercícios de Pilates durante a gravidez nos resultados do trabalho de parto; as gestantes realizaram exercícios da 26ª à 28ª semana de gestação durante 8 semanas, enquanto o grupo controle não realizou nenhum exercício.
Os resultados do estudo mostraram que o exercício de Pilates durante a gravidez reduziu significativamente a intensidade da dor do parto, a duração da fase ativa e da segunda fase do trabalho de parto e aumentou a satisfação materna com o processo de parto (p < 0,05). Contudo não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos em relação à episiotomia, tipo de parto, primeiro e quinto índice de Apgar dos neonatos.
De acordo com os resultados deste estudo, a prática de Pilates durante a gestação melhorou o processo de trabalho de parto e aumentou a satisfação materna com o processo de parto, sem causar complicações para a mãe eo bebê. Contudo, é importante ter muita cautela e acompanhamento do fisioterapeuta ou profissional de educação física devidamente habilitado para o treinamento de Pilates.
É recomendável e fundamental durante a gestação escolher exercícios divertidos, sempre lembrando-se de se respeitar e ir com calma, concentrando-se em mover-se para se sentir bem, e não ao contrário!
REFERÊNCIAS
FONTES
Guilherme Renke (@endocrinorenke), sócio fundador do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), pesquisador e mestre, endocrinologista e médico do esporte, mestre em cardiologia.
Sócio fundador do Instituto Nutrindo Ideais, médico formado pela Universidade Estácio de Sá, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Médico do Esporte com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Pós Graduado em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro, Mestre em Cardiologia (INC). Também possui aprimoramento em Endocrinologia pela Harvard Medical School, Post Graduate Course Obesity Medicine (Boston, EUA) e pelo American Board of Obesity Medicine (EUA). Dr. Renke também é pesquisador aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (Inovações no esporte 2012).
Lincoln Cavalcante (@lincolncavalcante), personal trainer fundador da Neuro Performance EMS e criador do método TOP10Rounds, conhecido por treinar celebridades - CREF: 18863 G RJ.
Fundador da Neuro Performance EMS Training e Criador do método TOP10Rounds, Lincoln Cavalcante é Personal Trainer e está presente no mercado Fitness e Wellness há 15 anos. Ficou bastante conhecido por treinar Marina Ruy Barbosa e atualmente é responsável pela boa forma das celebridades Murilo Rosa, Lívian Aragão, Isabelle Drummond e da atleta pentacampeã Kyra Gracie. Com mais de 25 anos de experiência em artes marciais, o preparador físico é faixa preta de kickboxing e grau preto no Muay Thai. Além disso, ficou entre os 10 personal trainers mais requisitados do Brasil em 2016 pela GQ Magazine e em 2017 pela Revista Glamour.
No âmbito de competições, Lincoln também se destaca: é tricampeão brasileiro, campeão sul-americano e campeão mundial de kickboxing. Levou seu trabalho para o exterior e fundou o Programa Funcional Fitness na San Diego Brazilian Jiu-Jitsu, Califórnia (EUA). Além disso, o personal é idealizador do protocolo de lutas Neuro Performance e com seu sucesso, abriu o seu primeiro estúdio para aplicá-lo.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / EU Atleta.
Veja também