Emagrecer requer uma série de medidas que vão desde uma alimentação balanceada à prática regular de atividades físicas, passando por um sono de qualidade. Pensando nisso, o EU Atleta conversou com o profissional de Educação Física Flávio Leal para saber quais os melhores exercícios para ajudar a emagrecer. Integrante do corpo docente do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região, no Rio de Janeiro, ele lembra que é importante contar com apoio especializado, tanto de profissional que prescreva um treino conforme os objetivos e características individuais, como de nutricionista que indique um plano alimentar personalizado. Contudo, Leal sugere um circuito que promove um alto gasto calórico. Com atividades realizadas sem o apoio de aparelhos de musculação, que exigem um esforço maior, esse treino permite queimar cerca de 350 calorias, dependendo da intensidade.
– O emagrecimento saudável depende de três pontos principais: treino, alimentação saudável e bom sono. Esses exercícios, como necessitam um esforço maior, aceleram o metabolismo e os batimentos cardíacos e, automaticamente, o gasto calórico é maior. Como são movimentos integrados, que trabalham muitas articulações, pode haver adaptações, mas não contraindicações – comenta Leal, acrescentando que os resultados podem ser ainda melhores se os exercícios forem prescritos individualmente por profissional de Educação Física, que realiza avaliação física e considera critérios como percentual gordura para montar um treino conforme as necessidades de cada pessoa.
Os dez exercícios para emagrecer
Recomendações introdutórias:
- Executar os exercícios em método circuito. A indicação é realizar duas voltas. Após concluir os dez exercícios sugeridos a seguir na sequência proposta pelo profissional de Educação Física, deve-se realizá-los novamente, na mesma ordem. No total, serão necessários 20 minutos para concluir as duas voltas no circuito;
- Respeitar um tempo de estímulo de 40 segundos para cada exercício;
- Realizar uma recuperação de 20 segundos entre os exercícios.
1. Swing kettlebell
Como executar: com o kettlebell (ou, se não tiver, algum peso que possa ser pego com as duas mãos, como uma garrafa térmica com alça), realizar a flexão e a extensão de tronco para frente, empurrando sempre o quadril para cima. Cuidado para não concentrar a força totalmente nos braços. É o tronco que faz o balanço e a contração do abdômen.
2. Escalador
Como executar: na posição da prancha, levar o joelho à frente, sem encostar o pé no chão. Alternar simultaneamente as pernas. Ou seja, comece, por exemplo, levando o joelho direito à frente e, depois, o esquerdo.
3. Abdominal supra
Como executar: deitado no chão com os joelhos flexionados, levantar o tronco como se tentasse tocar o teto com as mãos. Importante sempre tirar as escápulas do chão e retornar com elas para o solo.
4. Salto na caixa
Como executar: tentar saltar com os dois pés paralelos em cima de uma caixa (ou banco ou cadeira firme) e voltar descendo normalmente, sem pular.
5. Subida e descida da caixa
Como executar: primeiramente, subir na caixa (ou banco ou cadeira firme) com a perna direita e descer com a mesma perna. Em seguida, trocar, subindo e descendo com a perna esquerda.
6. Passada à frente
7. Agachamento simultâneo
Como executar: mantendo os pés paralelos na direção do quadril, calcanhares no chão e os braços estendidos à frente para ajudar no equilíbrio, agachar como se fosse sentar em uma cadeira e voltar à posição em pé.
8. Jump squat
Como executar: realizar o agachamento e, ao levantar o corpo, saltar, para então amortecer no mesmo movimento de agachar. Seguir executando o exercício dessa forma: agacha, salta, agacha, salta.
9. Salto lateral sobre a barreira
Como executar: utilizando um obstáculo, saltar sobre ele primeiro com a perna esquerda e depois voltar com a direita. Alternar os lados. Importante ressaltar que, ao saltar a barreira e chegar ao outro lado, é preciso posicionar os dois pés no chão.
10. Pular corda
Como executar: caso não consiga pular a corda com os dois pés juntos, intercalar uma perna e a outra.
Lembrando: ao fim do circuito, em que cada exercício leva 40 segundos, com descanso de 20 segundos entre eles, deve-se repetir toda a série.
Veja também