TIMES

Por Matheus Wenna, para o EU Atleta — Rio de Janeiro


Um dos exercícios mais conhecidos dos treinos de musculação, o supino reto com barra é fundamental no desenvolvimento do peitoral e trabalha os músculos do tríceps e do deltoide. Não é incomum que os praticantes, especialmente os iniciantes, façam o exercício incorretamente, diminuindo a eficiência dos resultados e elevando o risco de lesões. Sob orientação do personal trainer Rodrigo Lampes, o EU Atleta ensina como fazer a execução e para que serve o supino reto com barra.

Supino reto com barra: como fazer execução e para que serve — Foto: Divulgação/Rodrigo Lampes

O profissional ressalta que é sempre importante respeitar o processo e não tentar usar cargas superiores ao que o corpo pode suportar naquele momento.

Pular etapas é um dos fatores que leva as pessoas a ficarem doloridas e perderam a consistência nos treinamentos. Pela literatura científica, um volume de cinco séries por semana já é o suficiente para apresentar hipertrofia em iniciantes, conforme o especialista.

— Para resultados sólidos, o essencial é que o aluno esteja ciente da importância da progressão de cargas e dos estímulos dos treinos. Não tente apressar o processo de aumento de carga, principalmente no início, pois pode fazer com que você fique com as conhecidas "dores tardias", que acontecem quando exageramos na intensidade ou volume do treino e, muitas vezes, fazem com que o aluno desista de ir à academia no dia seguinte — explica o professor.

Quando se trata de iniciantes, os resultados do supino reto com barra costumam aparecer rápido e, por isso, não é necessário apressar as coisas.

— Se você está começando agora, a boa notícia é que você terá resultados muito mais rápido mesmo com volume baixo de treino, comparado a outro indivíduo treinado. O fundamental é buscar ajuda de um profissional formado em Educação Física que saberá a melhor estratégia para a sua melhor versão!

Como fazer execução do supino reto com barra

Supino reto com barra: confira como fazer a execução

Supino reto com barra: confira como fazer a execução

  1. Deitado sobre o banco, o executante deve posicionar os cotovelos e a própria barra abaixo da linha dos ombros, para preservar a articulação;
  2. Os pés devem estar plantados no chão para promover mais estabilidade e facilitar a progressão da carga;
  3. Uma vez posicionado corretamente, o executante deve retirar a barra do suporte e descê-la devagar em direção ao peitoral, retraindo as escápulas e estabilizando a articulação do ombro. Um dos indicativos da execução adequada é sentir os músculos do peitoral trabalhando;
  4. Controlando o movimento, deve-se descer a barra o máximo possível, realizando o movimento para colá-la no peito, antes de retornar à posição original.

Para que serve o supino reto com barra

O supino reto com barra é um exercício de musculação que trabalha o fortalecimento e a definição da região do peitoral como um todo, como peitoral maior, tríceps e deltóides anteriores.

O supino com a barra é ideal para quem quer aumentar a carga com uma certa segurança na execução, pois a estabilidade da barra ajuda nesse quesito

Fonte:

Rodrigo Lampes é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduando em Ciência da Performance Humana pela UFRJ e professor de Educação Física concursado pelo Estado do Rio de Janeiro, atuando como personal trainer com foco em hipertrofia, emagrecimento e qualidade de vida. Também é faixa de preta de jiu-jitsu, com experiência no treinamento de performance para a modalidade.

Veja também

Mais do ge

Nutricionistas ensinam como preparar pratos para tornar a ceia saborosa, equilibrada e saudável

Receitas de Natal: veja 9 opções saudáveis - Foto: (iStock)

Cardiologista Mateus Freitas Teixeira explica o impacto da gratidão na saúde do coração

Gratidão tem efeitos cardiovasculares; entenda

Nutricionista Cris Perroni dá dicas para não exagerar no Natal e no Réveillon

Como evitar ressaca alimentar nas festas de fim de ano

Especialistas explicam como preparação pode aumentar densidade calórica dos alimentos típicos de final de ano e sugerem alternativas equilibradas

Qual é o prato mais calórico da ceia de Natal? Veja calorias - Foto: (iStock)

Entenda como transformar a alimentação gordurosa e calórica desta época do ano com substituições nutritivas

Como tornar a ceia de Natal mais saudável? Veja dicas

Treinador Gustavo Luz explica necessidade de adaptar volume e carga de exercícios de forma segura

Você está treinando demais? Como identificar overtraining - Foto: (iStock)

Especialistas explicam como aproveitar a alimentação bem mais calórica desta época do ano sem cometer exageros e preservando a saúde

Quantas calorias tem a ceia de Natal? Veja valores por prato - Foto: (iStock)