A escolha do tênis é um momento importante para o corredor. São muitas opções, muitas dúvidas e muito conteúdo sem embasamento científico por aí. Por isso, selecionei três dicas simples para te ajudar a correr com um bom tênis:
Espaço para os dedos
O pé funciona como uma mola na corrida. Ele absorve impacto quando toca o chão e devolve parte da energia desse choque para o corpo no momento da impulsão. Mas para fazer isso ele precisa de espaço para se deformar, como uma mola, dentro do tênis. Sendo assim, escolha um tamanho que fique ligeiramente folgado na frente e um modelo que permita que seus dedos se abram livremente.
Conforto
As pesquisas científicas sobre tênis específicos para pisada pronada ou supinada não provaram até hoje que eles de fato ajudam. Os estudos estão indo por um outro caminho: o conforto. Escolha um tênis com o qual você se sinta confortável. Simples assim.
Tenha mais de um par
Intercalar tipos diferentes de tênis ajuda na redução dos riscos de lesão. Isso porque a pisada muda um pouco de modelo para modelo, distribuindo a sobrecarga de forma diferente no corpo a cada treino. Lembre-se que a escolha de um tênis é muito pessoal. Experimente, respeite o formato do seu pé e a sua percepção individual de conforto.
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
Veja também