TIMES

Por Raquel Vieira — Rio de Janeiro


Você já se sentiu com as pernas pesadas e cansadas após um longo dia de trabalho ou uma sessão intensa de exercícios? Se a resposta é sim, você não está sozinho. A sensação de cansaço nas pernas é uma queixa comum entre pessoas de todas as idades. Uma das principais causas dessa sensação de peso nas pernas é a má circulação, também chamada de insuficiência venosa crônica, que ocorre quando as válvulas das veias estão enfraquecidas. Isso dificulta o fluxo de sangue, provocando sintomas como peso nas pernas, dor, formigamento, câimbras e até surgimento de varizes. Mas como aliviar a dor, o inchaço e o cansaço dos membros inferiores?

Exercícios para evitar a sensação de cansaço nas pernas

Exercícios para evitar a sensação de cansaço nas pernas

- A primeira coisa que precisamos pensar quando sentirmos um cansaço nas pernas é trabalharmos a panturrilha, porque ela é o segundo coração do nosso corpo. A panturrilha é fundamental para o retorno venoso, auxiliando o sangue a subir em direção ao coração. O coração bombeia nosso sangue para baixo e a panturrilha vai bombear para cima. É importante exercitar as panturrilhas com elevação, alongamento, caminhadas - conta a fisioterapeuta Ana Cantisano, que no vídeo acima ensina seis exercícios para manter as pernas revigoradas.

Veja o vídeo acima e leia as explicações abaixo.

1- Elevação de panturrilha

Seu objetivo é melhorar a flexibilidade e fortalecer a musculatura, sendo muito indicado para iniciantes. Em pé, apoiado na parede, eleve o calcanhar esticando a perna para cima e para baixo, sempre de maneira devagar. Podem ser feitas de duas a três séries de 10 a 20 repetições, com peso leve nas panturrilhas ou apenas com o próprio peso do corpo.

2- Elevação de joelhos

Em pé e parado, eleve um joelho de cada vez, como se estivesse fazendo uma caminhada, mas sem sair do lugar. Podem ser feitas de duas a três séries de 10 a 20 repetições para cada perna.

3 - Bombeamento da panturrilha deitado

Deitado num colchonete ou no chão e com ajuda de um elástico ou de uma calça legging, estique as duas pernas e apoie o acessório bem na ponta do pé, em baixo dos dedos. Eleve a perna que está com o acessório e faça o bombeamento, empurrando o pé para cima e para baixo. Podem ser feitas 20 repetições em cada perna.

4 - Elevação das pernas

Ainda deitado, estique as duas pernas e eleve uma de cada vez, alternando. A fisioterapeuta indica duas séries de 20 a 40 repetições.

5 - Alongamento da posterior e da panturrilha

Ainda deitado e com auxílio do elástico ou da legging, eleve uma perna de cada vez e puxe o acessório. Sustente no alto de 20 a 30 segundos e desça os dedos do pé na direção da sua testa.

6 - Contração da panturrilha

Deitado com os pés apoiados e joelhos flexionados, faça uma contração da panturrilha (bombeamento). Esse é mais indicado para quem tem dificuldade de fazer o bombeamento da panturrilha em pé.

Dicas: caminhadas e pernas para o ar

Elevar as pernas algumas vezes ao longo do dia alivia a dor, o inchaço e o cansaço nos membros inferiores — Foto: Istock Getty Images

Embora o alívio após os exercícios indicados pela fisioterapeuta carioca, entender por que o cansaço nas pernas ocorre é o primeiro passo para combatê-lo de forma eficaz. Para um diagnóstico correto, principalmente se o cansaço das pernas vier acompanhado de dores, é sempre indicado procurar um médico para que ele passe o tratamento e a medicação ideal para cada caso.

Ana Cantisano também enfatiza a importância de se levantar e movimentar-se regularmente durante o dia, dando pequenas caminhadas, especialmente se você passa longos períodos sentado. Isso ajuda a evitar que o sangue se acumule nas pernas.

- É importante se levantar com frequência durante o dia, principalmente quem trabalha muito tempo sentado, pois quando estamos sentados não estimulamos o retorno venoso. Com isso pode ter uma estagnação do sangue e prejudicando também o processo linfático, que pode deixar o pé inchado e essa sensação de cansaço nas pernas. Por isso é necessário se levantar com frequência e fazer os exercícios para estimular o retorno venoso - frisa a especialista.

Deitar com as pernas elevadas por 20 minutos por dia também ajuda a reduzir o inchaço e a melhorar a circulação dos membros inferiores. Como explica o médico nefrologista José Campos da Silva Junior em matéria sobre sete dicas para reduzir o inchaço, que costuma ser causado pela retenção de líquido, elevar as pernas "faz com que o líquido que se encontra no tecido entre para dentro do vaso novamente, e de dentro do vaso, ganhe a corrente sanguínea, chegue até os rins para ser eliminado pela urina".

Além disso, a circulação sanguínea precisa, durante todo o tempo, superar a força da gravidade e retornar das pernas para o coração. Na matéria sobre o que acontece quando você levanta as pernas 20 minutos por dia, o médico nefrologista André explica que o corpo possui mecanismos, como a musculatura da panturrilha e a respiração torácica, que promovem o retorno do sangue venoso até os pulmões, mas há um esforço quando estamos de pé ou sentados com as pernas para baixo. Por isso, deitar com as pernas elevadas melhora a circulação do sangue.

Além dos exercícios, cuidar da hidratação e manter uma dieta equilibrada rica em fibras, frutas e vegetais também é fundamental para a saúde vascular.

Portanto, se você deseja evitar a sensação de cansaço nas pernas e manter o seu "segundo coração" em pleno funcionamento, não deixe de incorporar essas dicas e exercícios à sua rotina diária. Cuide das suas pernas, e elas cuidarão de você, garantindo que você esteja pronto para encarar cada novo desafio com energia e vitalidade.

Fonte:
Ana Cantisano (@anacantisanofisio) é fisioterapeuta esportiva pós-graduada em quiropraxia e pós-graduanda em treinamento de força e fisiologia do exercício, com atuação no Home Fit Studio, no Rio de Janeiro.

Veja também

Mais do ge

Relembre os casos de saúde que acometeram jogadores neste ano

Arritmia, ruptura de LCA, hidronefrose: os problemas de saúde de atletas em 2024

Especialistas orientam sobre impacto da alimentação em excesso durante a festa

Exagerou na ceia de Natal? Como desintoxicar o corpo

Cardiologista Mateus Freitas Teixeira explica o impacto da gratidão na saúde do coração

Gratidão tem efeitos cardiovasculares; entenda

Médico endocrinologista Guilherme Renke explica quais as causas e consequências da deficiência de vitamina B7 ou H

Deficiência de biotina: o que é e impacto no metabolismo

Matéria-prima do suplemento ainda é proibida no Brasil, mas discussões em torno dela têm aumentado

Cânhamo: para que serve e benefícios do whey de maconha

Médico ortopedista Adriano Leonardi explica uma lesão frequente entre os corredores

Síndrome compartimental crônica: o que é, sintomas e como tratar

Consumo regular de doses moderadas da bebida tem benefícios à saúde e retarda o envelhecimento, segundo revisão de pesquisadores portugueses

Café aumenta expectativa de vida em 2 anos, diz estudo

Médico cardiologista Mateus Freitas Teixeira explica condição que fez o presidente Lula passar por cirurgia na cabeça

Hematoma subdural: qual papel do exercício na reabilitação

Saiba como o consumo de alimentos pode interferir neste gesto solidário

O que comer antes de doar sangue? Veja melhores opções

Lesões representam desafio médico significativo; especialista explica mitos e verdades sobre a saúde articular no esporte

É possível regenerar a cartilagem de nossas articulações?