Pesquisadores da Universidade de Illinois Urbana-Champaing, nos Estados Unidos, fizeram um estudo para comprovar se a adesão às diretrizes da Academia Americana de Pediatria (AAP), que incentiva a dieta saudável e a prática da atividade física, tinha relação com a capacidade das crianças de memorização, planejamento, atenção, alternância de tarefas e organização dos pensamentos e comportamentos. Este conjunto de habilidades é conhecido como funcionamento cerebral (função executiva).
O estudo está publicado no The Journal of Pediatrics, e mostra que crianças de 24 meses (dois anos) que passavam menos de 60 minutos olhando para telas todos os dias e praticavam atividade física diária tinham uma função cerebral melhor do que as que não atendiam às diretrizes.
As famílias das 356 crianças que participaram da pesquisa integram o estudo de coorte STRONG KIDS 2, que tem olhar de longo prazo sobre os fatores interdependentes que predizem hábitos alimentares e curva de peso de crianças, com as crianças sendo acompanhadas desde o nascimento até 5 anos. O estudo usa relatórios dos pais e dados das crianças coletados em oito momentos ao longo de cinco anos, inclusive aos 24 meses de idade.
A equipe usou uma técnica de modelagem de equações estruturais para avaliar as relações diretas e indiretas entre a adesão às diretrizes da AAP e a função executiva nas crianças, e descobriu que aquelas que usavam menos de 60 minutos de tela por dia tinham uma capacidade maior de controlar ativamente a própria cognição do que as que ficavam mais tempo olhando telefones, tablets, TVs e computadores. Crianças que fizeram atividade física diária também se saíram melhor em testes de memória do que as que não faziam.
4 diretrizes fundamentais
A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças:
- Passem menos de 60 minutos olhando para telas por dia;
- Pratiquem pelo menos 60 minutos de atividade física diariamente;
- Consumam cinco ou mais porções de frutas e vegetais;
- Minimizem ou eliminem o consumo bebidas açucaradas.
Está claro que existe uma grande influência no envolvimento em comportamentos saudáveis nas habilidades cognitivas, inclusive na primeira infância. Segundo os pesquisadores, estudos anteriores já haviam relacionado a adesão às essas diretrizes com função executiva em crianças em idade escolar ou adolescentes.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.
Veja também