TIMES

Por Ana Marigliani, Eu Atleta — Curitiba


Taquicardia, falta de ar, mãos suando, inquietação…Está chegando a hora de Brasil entrar em campo pela Copa do Mundo 2022, no Catar, e muitos torcedores apresentam esses sintomas. Depositam muita expectativa e energia nas partidas e toda a emoção do momento pode acabar em ansiedade e estresse, que prejudicam a saúde física e emocional. Especialmente se o gol demorar a sair ou se houver pênaltis envolvidos. Para que isso não aconteça e estrague sua diversão, especialistas listaram para o Eu Atleta dez dicas do que fazer e o que evitar antes e durante os jogos, e ensinamos três exercícios de respiração.

Torcedor tensão eu atleta — Foto: Istock Getty Images

- É que existe uma liberação de hormônios de forma mais rápida, tais como a adrenalina e noradrenalina, que fazem com que a pessoa sinta a boca seca e o coração acelerado. Também pode ter aumento da pressão arterial, além de outros sintomas. Além da liberação do cortisol, que é comumente chamado de hormônio do estresse - explica a psicóloga Renata Tavolaro.

- Torcedores sentem tantas emoções com os jogos, por isso, alguns assistem sozinhos, calados, outros fazem simpatia, usam a mesma camisa. Uns comem, outros não. Mas o que a gente deve sempre ter em mente é que a Copa do Mundo é um enorme prazer, traz benefícios holísticos, principalmente para nós, brasileiros, que nascemos na terra do futebol. A alegria deste benefício é que vai dar o tom - completa a psicóloga Vanessa Jaccoud.

10 dicas para segurar a ansiedade na Copa do Mundo

  1. Procure não exagerar no álcool, pois em excesso ele pode aumentar os batimentos cardíacos e trazer euforia, prejudicando ainda mais o quadro emocional.
  2. Evite baldes de café, já que a cafeína é estimulante e pode exacerbar os sintomas de ansiedade preexistentes.
  3. Tome um chá quente de propriedades calmantes, como o de camomila.
    - Esqueça aqueles que também têm cafeína na composição ou são estimulantes - alerta o psicólogo Renan Molina, referindo-se a bebidas como chá preto e chá verde.
  4. Evite alimentos gordurosos e açucarados. Invista em uma alimentação mais saudável, em pratos assados e grelhados, pois dependendo dos alimentos ingeridos eles podem contribuir ainda mais para o estresse e a ansiedade.
  5. Tente fazer a refeição horas antes do jogo para ter uma boa digestão e não chegar na hora do jogo com desconfortos abdominais.
  6. Tome um banho quente. Isso ajuda a relaxar em dois momentos: antes de começar o jogo ou depois. Segundo o psicólogo Renan Molina, muitas vezes, a pessoa está bem e, durante a partida, vai tendo episódios de estresse e preocupações. A água quente ajuda a reforçar a sensação de bem-estar.
  7. Tente não roer as unhas.
    - A pessoa não escolheu roer e esse comportamento é condicionado a uma situação. Muitas vezes ela perde o controle e a consciência do que está fazendo. Então, o primeiro passo é ter essa consciência. Na hora que estiver com o dedo na boca, tentar se lembrar, tente parar. Pode pedir até para alguém avisar que você está roendo as unhas. Dessa forma, você aumenta a consciência da situação e consegue diminuir o ato - ensina Renan Molina.
  8. Nada de exageros, seja para comer, beber, torcer ou comentar. A ansiedade é natural, mas os exageros enfraquecem a pessoa e acabam com a graça do momento, diz a psicóloga Vanessa Jaccoud.
  9. Faça exercícios de respiração. Afinal, devido à ansiedade, a respiração torna-se curta e ineficiente. Por isso, ensinamos três exercícios de respiração logo abaixo.
  10. Saia da frente da TV e pare de ver o jogo se perceber que está com palpitações, respiração ofegante, sudorese. Faça exercícios de respiração, tome um banho quente, tome um chá. Depois da pausa, se sentir que está bem, volte, orienta o psicólogo Renan Molina. Mas se for cardiopata ou sentir que segue com o grau de ansiedade elevado, desligue a TV e só ligue de novo depois que o jogo acabar e já souber o resultado, orienta Vanessa Jaccoud.

E lembre-se: se uma pessoa perde totalmente o controle durante um jogo, isso pode ocorrer em outras situações. Buscar tratamento com um profissional será benéfico para a saúde mental.

Três exercícios de respiração para momentos de estresse

Exercício 1: Respiração consciente com a Monja Coen

Veja no vídeo como fazer a respiração consciente com a Monja Coen.

Aprenda a fazer uma respiração profunda e consciente com a Monja Coen: aqui, mais detalhada

Aprenda a fazer uma respiração profunda e consciente com a Monja Coen: aqui, mais detalhada

Exercício 2: Respiração Profunda

Este exercício é bastante simples e não requer qualquer prática. Ele ajudará a baixar a frequência cardíaca, além de promover a sensação de bem-estar, como explica Vanessa Jaccoud:

  1. Sente-se em um lugar confortável, mantenha a coluna ereta e, se preferir feche os olhos;
  2. Inspire por três a cinco segundos, de forma profunda, para expandir e projetar seu abdômen inferior para a frente;
  3. Expire lentamente;
  4. Experimente pelo menos dez ciclos.

Exercício 3: Respiração quadrada

O exercício de respiração 4x4 ou em quadrado: controle de ansiedade — Foto: Divulgação / Psicóloga Heloísa Sampaio

Vanessa Jaccoud também ensina esse exercício, que é simples e contribui para baixar a frequência cardíaca e promover o bem-estar. O importante é aprender a controlar e gerenciar suas emoções:

  1. Sente-se em um lugar confortável, mantenha a coluna ereta e, se preferir, feche os olhos;
  2. Inspire por quatro segundos e, na sequência, mantenha seus pulmões cheios pelo mesmo tempo;
  3. Solte o ar por quatro segundos e mantenha seus pulmões vazios pelo mesmo tempo;
  4. Experimente pelo menos cinco ciclos.

Fontes:
Renan Molina
, psicólogo clínico
Renata Tavolaro, psicóloga, head de psicologia da OrienteMe, healthtech de saúde.
Vanessa Jaccoud, psicóloga, especialista em Psicossomática pela FCMSCSP - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e diretora da ABMP/SP- Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.

Veja também

Mais do ge

Nutricionistas ensinam como preparar pratos para tornar a ceia saborosa, equilibrada e saudável

Receitas de Natal: veja 9 opções saudáveis - Foto: (iStock)

Cardiologista Mateus Freitas Teixeira explica o impacto da gratidão na saúde do coração

Gratidão tem efeitos cardiovasculares; entenda

Nutricionista Cris Perroni dá dicas para não exagerar no Natal e no Réveillon

Como evitar ressaca alimentar nas festas de fim de ano

Especialistas explicam como preparação pode aumentar densidade calórica dos alimentos típicos de final de ano e sugerem alternativas equilibradas

Qual é o prato mais calórico da ceia de Natal? Veja calorias - Foto: (iStock)

Entenda como transformar a alimentação gordurosa e calórica desta época do ano com substituições nutritivas

Como tornar a ceia de Natal mais saudável? Veja dicas

Treinador Gustavo Luz explica necessidade de adaptar volume e carga de exercícios de forma segura

Você está treinando demais? Como identificar overtraining - Foto: (iStock)

Especialistas explicam como aproveitar a alimentação bem mais calórica desta época do ano sem cometer exageros e preservando a saúde

Quantas calorias tem a ceia de Natal? Veja valores por prato - Foto: (iStock)