Comum em saladas, hambúrgueres e sanduíches, a alface pode ser utilizada na preparação de chá. Versátil, a verdura destaca-se, como chá, pelas propriedades calmantes e nutricionais. Confira a seguir para que serve o chá de alface, quais são os principais benefícios dele e como prepará-lo corretamente.
Para que serve o chá de alface?
Para quem lida com ansiedade, uma xícara de chá de alface pode ser útil para relaxar. Segundo a nutricionista Verônica Dias, a verdura é conhecida pelos efeitos sedativos, ansiolíticos e anti-inflamatórios.
Estudos atestam que a alface contém extratos de lactucina e lactucopricina, substâncias com propriedades que ajudam a melhorar o sono e reduzir a ansiedade.
A alface ainda é rica em vitaminas A, K e do complexo B, o que a torna uma potente antioxidante. Além disso, por apresentar baixo teor calórico, é uma boa opção para quem deseja controlar a ingestão de calorias.
Conheça os benefícios do chá de alface:
- Melhora na qualidade do sono: as substâncias presentes na verdura têm efeito calmante, o que ajuda a promover uma noite de sono mais tranquila. Consumir o chá de alface antes de dormir pode ser uma forma natural de melhorar o descanso;
- Diminuição da ansiedade: o chá de alface pode ajudar a reduzir a sensação de nervosismo e tensão;
- Combate ao estresse oxidativo: a alface é rica em antioxidantes que ajudam a neutralizar radicais livres no organismo, proteger as células contra danos e contribuir para a saúde geral.
Contraindicações e efeitos colaterais do chá de alface
O chá de alface é seguro para a maioria das pessoas quando consumido com moderação. No entanto, indivíduos que possuem alergias ou intolerâncias à verdura devem evitar a bebida.
Devido às propriedades relaxantes do chá de alface, o consumo também não é recomendado durante o dia ou antes de realizar atividades que exijam alta concentração.
Além disso, como ocorre com outras bebidas, o chá de alface pode interagir com medicamentos. Para as pessoas que utilizam sedativos e antidepressivos, é necessário consultar o médico antes de integrá-lo à dieta.
Receita: chá de alface
Chá de alface: aprenda receita de como fazer
Ingredientes:
- 1 xícara de folhas de alface;
- 2 xícaras de água filtrada;
- Mel (opcional);
- 1 rodela de limão (opcional).
Modo de preparo:
- Lave bem as folhas de alface para remover quaisquer resíduos de pesticidas ou sujeiras;
- Leve duas xícaras de água para ferver em uma panela;
- Adicione as folhas de alface na água fervente;
- Cubra e deixe em infusão por 5 a 10 minutos;
- Coe o chá para remover as folhas e despeje em uma xícara.
É recomendável adicionar uma rodela de limão e uma colher de mel para potencializar as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, auxiliar na digestão e melhorar o sabor. O chá pode ser consumido quente ou frio, conforme a preferência.
Fonte:
Verônica Dias é nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo ideais/Niterói. É pós-graduada em Terapias Integrativas e especializada em Modulação Intestinal, Psiquiatria Nutricional e Fitoterapia. É também pós-graduanda em Nutrição Esportiva.
Veja também