Chris Nikic se tornou, na noite desta quinta, 6 de outubro, a primeira pessoa com Síndrome de Down a terminar o Mundial de IronMan em Kona, no Havaí. O jovem de 22 anos já havia quebrado barreiras em 2020, ao completar o IronMan da Flórida. Dessa vez, o desafio foi a prova mais clássica e importante do triatlo. Foram 16 horas, 31 minutos e 28 segundos de braçadas, pedaladas e corrida intensas ao lado de seu guia, Dan Grieb, que lhe deu motivação e lhe fez companhia durante o árduo percurso, somando 3,8 km de natação em mar aberto, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida, uma maratona, num total de 226 km. Veja a chegada de Chris no vídeo abaixo.
Não é o primeiro feito de Chris. Em 2020, ele já havia se tornado a primeira pessoa com Síndrome de Down a disputar - e terminar - uma prova de triatlo IronMan, na Flórida. Mas Kona era um desafio ainda mais importante, por ser a competição mais clássica, o grande mundial da categoria.
- Eu aprendi que não existem limites. Não coloquem freios em mim - escreve Chris em um de seus posts no Instagram, onde tem mais de 126 mil seguidores, se apresenta como palestrante motivacional e diz, em sua bio: - Eu quero honrar Deus e inspirar outros como eu.
O jovem, que nasceu com vários problemas de saúde e precisou enfrentar, na infância, cirurgias no coração e na cabeça, começou a disputar provas de triatlo pelo Special Olympics, maior organização mundial de esportes para crianças e adultos com deficiência intelectual. Quando ele e seu pai perceberam que ele poderia dar passos ainda mais ousados, começou o treinamento para o IronMan.
Durante o IronMan, nesta quinta, seu pai foi registrando alguns dos momentos de Chris, como na prova de ciclismo:
E na maratona:
Veja também