maratona do rio

TIMES

Por Gustavo Luz — Rio de Janeiro

Talvez a parte mais dura do treinamento já tenha passado para muitos corredores que vão encarar a Maratona do Rio, no dia 18 de junho, com percursos de 6km, 21km e 42km pela orla da cidade. Porém, o que você faz nas semanas anteriores ao grande evento podem alavancar ou sabotar a sua prova. Veja cinco dicas para não errar nessa reta final:

1 - Chegue descansado para a prova

Não treine demais nas últimas semanas. Uma boa sugestão para quem conseguiu seguir o ciclo de treinamento direitinho é diminuir a quilometragem dos longões - duas semanas antes da prova correr uns 20km pode ser uma boa e metade disso no final de semana anterior ao evento.

2 - Evite o estresse diário

Algumas pesquisas sérias mostram como o estresse do dia a dia pode sugar energia do corpo. Então, nessas últimas semanas, fazer de tudo para se estressar o mínimo possível pode significar na prática minutos a menos na sua prova.

Emoção na chegada: Maratona do Rio vai agitar a orla carioca no dia 18 de junho — Foto: Alexandre Durão

3 - Ficou resfriado? Não se desespere

Se a sua imunidade baixou e você acabou pegando um resfriado ou uma dor de garganta nessa reta final, fique calmo. Não tem problema passar uma semana sem treinar ou treinando bem menos, o foco nesse momento é eliminar os contratempos. E para quem fez todo o treinamento direitinho, essa semana pode até ser encarada como um descanso bem vindo.

4 - Que tal acumular energia?

Nos dias que antecedem a competição, tente gastar o mínimo de energia possível durante as atividades do cotidiano. Vale a regra de ouro do corredor profissional: "se estiver em pé e puder sentar, sente. Se estiver sentado e puder deitar, deite".

Antes da Maratona do Rio, nada de treinar forte: acumule energia — Foto: Thiago Diz

5 - Sem treino na véspera da prova

Você não vai perder nenhum condicionamento se não treinar. E não se preocupe com a insônia típica da noite anterior a prova, isso acontece. O mais importante é ter conseguido descansar ao longo da semana.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 20 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições — Foto: EuAtleta

Veja também

Mais do ge