circuito eu atleta
TIMES

Por Igor Christ e Juliano Ceglia — Rio de Janeiro

No último domingo, o Aterro do Flamengo ganhou tons de verde água para celebrar cinco anos do projeto Eu Atleta. Com provas de 5 e 10km, a Corrida Eu Atleta Rio reuniu cinco mil corredores, entre estreantes, amigos, casais e atletas mais rodados em busca do melhor resultado possível. Mas como essa turma estava há cinco anos e o que mudou na vida deles por causa do esporte? No programa Bem Estar, o repórter Juliano Ceglia mostrou como funciona esse universo saudável da corrida.

Corrida Eu Atleta Rio tem festa de 5 anos; confira a matéria do Bem Estar

Corrida Eu Atleta Rio tem festa de 5 anos; confira a matéria do Bem Estar

Do crossfit para a corrida

Um bom exemplo é o Thales Hora, 40 anos. Se agora ele é um atleta de crossfit que experimentou o gostinho de fazer uma corrida oficial pela primeira vez, o mesmo não podemos dizer do seu passado sedentário. Por isso, hoje ele colhe os frutos de sua força de vontade e superação.

- Em 2012, me tornei pai e estava com 96kg, 12 a mais do que eu tenho atualmente. Estava bem acima do peso e fora de forma. No início deste ano, minha médica exigiu que fizesse algo e comecei no crossfit. Nunca corri tão rápido na minha vida, fiz os 5km em 23 minutos - destacou.

Thales encara a primeira corrida de rua da vida nos 5km — Foto: André Durão

Focada na saúde

Quem também deixou a vida sedentária para melhorar a saúde foi a Andrea Lopes, de 45 anos. Incentivada por uma amiga, ela começou a correr com mais regularidade e se motivou a fazer provas de rua. Isso a fez treinar ainda mais e ajudou a manter o foco nos bons hábitos.

- Era uma pessoa quase sedentária. Já gostava de correr, mas não levava a sério. Foi aí que uma amiga me levou para fazer uma prova oficial e gostei do clima das pessoas. O objetivo era me exercitar e melhorar a saúde, mas no ano que vem pretendo encarar uma meia maratona - contou.

Depois de cruzar a linha de chegada, Andrea comemora bastante — Foto: André Durão

No amor e na corrida

Na linha de chegada da prova de 5km, um casal surge lado a lado, de mãos dadas e comemora com um largo sorriso em meio aos outros atletas. Ricardo Condal e a esposa Amanda, que estão juntos há 20 anos e jamais se desgrudam nas corridas, conquistaram mais um objetivo.

- Sempre corri com ela, pois foi quem me trouxe para as provas. Sentir toda energia dos demais corredores ao longo do percurso é ter esse sentimento de pertencer a um movimento saudável. Sempre digo que ela me incentiva e eu a apoio também o tempo todo - contou o maridão.

Ricardo e Amanda, de mãos dadas, completam a Corrida Eu Atleta Rio — Foto: André Durão

Adeus, insônia

Com 52 anos, Jorge Wagner completou sua prova com tranquilidade e já debaixo de sol forte. Há um ano e meio correndo, por incentivo da esposa e amigos, ele garante que a saúde melhorou e que nada pode superar a vontade de superar limites e cruzar a linha de chegada de uma corrida.

- A expectativa do dia anterior a uma corrida como essa é algo muito legal e que buscava. Agora, está tudo melhor na vida. Perdi peso e não tenho mais insônia. A motivação aumenta a cada ano, por isso nem penso em parar. Ainda bem que a minha mulher corre e me dá apoio - afirmou.

Com um copo de água na mão, Jorge completa a prova do seu jeito — Foto: André Durão

Correr por prazer

A Nanda Azevedo, de 37 anos, já teve sua história contada aqui no Eu Atleta. Naquela luta com a balança, sem dúvida, é a corrida de rua que a faz buscar o seu melhor. Na sua quarta participação na Corrida Eu Atleta Rio, ela conta que a corrida trouxe novas amizades e virou "vício do bem".

- Fui picada pelo "bichinho da corrida", desde então. E o legal das provas de rua é que você vê todo tipo de pessoa correndo, cada um com seu objetivo, uma inclusão total. Corro por prazer, sem preocupação de fazer o melhor tempo. É um lugar onde encontro amigos e me divirto - disse.

Nanda garante sua quarta medalha da Corrida Eu Atleta Rio — Foto: André Durão

Velocidade total

Já os amigos Jonatas, de 32 anos, e Alisson, de 21, são mais competitivos. Na chegada da prova de 10km, os dois correram lado a lado num pique só. O objetivo dessa dupla era diminuir o tempo na distância em pelo menos três minutos. O esforço valeu a pena e os dois comemoraram.

- Comecei a correr esse ano e ele no ano passado. Eu perdi 36kg e ele 20kg por causa dos treinos de corrida e também com musculação na academia. O nosso objetivo para os 10km foi atingido e nós vamos planejar o que fazer daqui para frente. Quem sabe a gente não faz a maratona? - encerrou.

Jonatas e Alisson dão o gás na reta final para garantir o melhor resultado — Foto: André Durão

Confira a coleção! — Foto: divulgação

Veja também

Mais do ge

Evento será no próximo dia 2 de fevereiro e terá percurso de 7 km

Sétima edição da Corrida Lobos da Amazônia reúne corredores no dia do aniversário do Paysandu

Prova no Aterro do Flamengo reúne cinco mil corredores nas distâncias de 5 e 10km. O que mudou nos últimos cinco anos na vida de alguns destes atletas? Confira no quadro Eu Atleta no Bem Estar

Corrida Eu Atleta Rio tem festa de 5 anos, estreantes, casais, amigos e superação - Programa: Bem-Estar

Prova no Aterro do Flamengo reúne cinco mil participantes neste domingo

Eu Atleta comemora cinco anos em corrida no Rio; confira as imagens

Após começar a treinar, participar de provas e emagrecer 8kg, Rodrigo Ritter evolui no tratamento de doença inflamatória. Neste domingo, ele disputa os 10km na Corrida Eu Atleta Rio

Carioca tenta superar problema de pele e depressão com ajuda da corrida

André Luiz Tavares, de 42 anos, encara as provas de rua como forma de melhorar a saúde e estimula a família com a nova atividade. Neste domingo, ele fará 10km na Corrida Eu Atleta Rio

Guarda municipal emagrece e motiva esposa e filha nos treinos de corrida

Incentivado pelo colega de novela David Júnior e com orientação de professor, o Eric da novela das sete tomou gosto pela corrida e passou a deixar quilômetros para trás

O "Pega Pega" real do ator Mateus Solano

VEJA AS FOTOS da primeira Meia Maratona de Revezamento Eu Atleta, que reuniu quase três mil corredores na noite deste sábado, em São Paulo

Meia Maratona Noturna de Revezamento Eu Atleta: espírito de equipe!

Com as táticas do nosso educador físico, reconheça na prática o que pode fazer diferença na sua prova. Neste sábado, acontece a Meia Maratona de Revezamento Eu Atleta, em São Paulo

Dez dicas para você mandar bem nos 21km

Corrida de 21km está marcada para a Cidade Universitária (USP) e larga às 18h; veja onde retirar o kit

Meia Maratona Noturna de Revezamento Eu Atleta estreia neste sábado em SP

Monte sua equipe, chame os amigos e participe da nossa corrida, no dia 15 de julho na USP, em São Paulo. A distância de 21km pode ser dividida em duas ou quatro pessoas

Vem correr com o Eu Atleta! Meia Maratona de Revezamento vai agitar SP