Depois de dominar o mundo dos MOBAs com o ilustríssimo League of Legends, a Riot Games decidiu se aventurar pelo mundo dos FPS free to play, este ano, com o lançamento de Valorant. Mais parecido com Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), um dos maiores sucessos do gênero e do cenário de eSports, o novo game também conta, porém – além de armas e mapas –, com inúmeros personagens e habilidades. Dessa forma, quem decidir se arriscar pelo recém-lançado jogo pode se sentir um pouco intimidado com a quantidade de coisas que é preciso entender logo de cara.
Após um período de Beta Fechado, o game chegou definitivamente no Brasil no dia 2 de junho e está disponível de forma gratuita para PC. Logo no lançamento, o jogo recebeu mais uma agente, a mexicana Reyna, e um novo mapa, Ascent, ambientado na Itália. Com cada vez mais detalhes para aprender sobre o FPS, confira abaixo um guia com as principais informações sobre essa aposta da Riot Games que já é um sucesso.
Tipo de jogo
Valorant é um FPS tático 5x5 que tem como objetivo plantar ou desarmar a Spike. Os jogadores têm apenas uma vida por rodada e a partida é vencida pela equipe que ganhar 13 rodadas (de 25) primeiro.
Em todas as partidas, os times deverão defender e atacar: o time atacante tem que escoltar a bomba para que ela seja plantada e detonada nos pontos A, B ou C do mapa; se a bomba não for desarmada a tempo pelo time defensor, o time atacante ganha.
Mais do que armas e munição, Valorant inclui agentes com recursos versáteis, rápidos e letais. No início de cada rodada, o usuário poderá comprar armas e habilidades apertando B. Toda vez que o jogador sobreviver a uma rodada, ele poderá ir para a próxima levando seus itens não utilizados.
Especificações mínimas - 30 FPS
- CPU: Intel i3-370M
- GPU: Intel HD 3000
Especificações recomendadas - 60 FPS
- CPU: Intel i3-4150
- GPU: Geforce GT730
Especificações altas - 144+ FPS
- CPU: Intel Core i5-4460 3.2GHz
- GPU: GTX 1050 Ti
Recomendações de PC
- Windows 7/8/10 64-bit
- 4GB RAM
- 1GB VRAM
Competitivo
Com natureza competitiva, Valorant teve um primeiro ano de descoberta, com a distribuição de diferentes torneios e a realização do First Strike, em dezembro de 2021, e uma segunda temporada de consolidação, com a criação da VCT: a Valorant Champions Tour.
Dividida em três etapas, a VCT inicia com o Valorant Challengers, que pode ser acessado por qualquer equipe dos diferentes cenários através de uma fase online de classificatórias abertas. Das três diferentes Challengers, equipes se classificam para o Valorant Masters, torneios que podem ser regionais ou internacionais. Nesses, as equipes conquistam pontos que contam para o Circuito da VCT, que classifica as equipes para o Valorant Champions, em dezembro, o mundial da categoria.
Times Brasileiros
Durante o primeiro ano do cenário competitivo de Valorant, a Gamelanders foi a grande equipe a se destacar, chegando em sete finais e conquistando sete títulos, incluindo o do First Strike. Além dela, organizações mais tradicionais começaram a investir no cenário, como a Vorax e a FURIA, e montaram elencos para as disputas dos campeonatos no Brasil.
As oito equipes classificadas para o Valorant Masters Brazil, em março de 2021:
- Gamelanders: Nyang, fznnn, JhoW, Jonn e mwzera
- SLICK: BLD, DiMAS, Hastad, mNdS e ntk
- FURIA: xand, qck, Teddy1, Khalil e nzr
- Imperial: Biscoit1n, Evilkyk, rsT, gustt1nha e tuyz
- Vorax: dragonite, fzkk, v1xen, delevingne e krain
- paiN Gaming: murizz, kon4n, matheuzin, ryotzz e pepA
- Team Vikings: gtn, Sacy, frz, sutecas e Saadhak
- Sharks: prozin, DeNaro, fra, light e gaabxx
Personagens
- Viper: Agente do tipo controladora, Viper é uma química americana que utiliza dispositivos químicos venenosos em seus confrontos. Com a Ultimate Poço Peçonhento (X), por exemplo, a personagem borrifa um gás venoso em forma de nuvem, cobrindo grande área ao seu redor e causando grandes danos a quem entrar dentro dela. De forma semelhante, o Veneno de Cobra (C) cobre uma área com veneno que causa dano e lentidão aos jogadores, enquanto a Nuvem Venenosa (Q) cria uma nuvem tóxica que, além de resultar em dano, obscurece a visão dos adversários. Por fim, a Cortina Tóxica (E) posiciona uma fileira de emissores de gás que criam uma alta parede tóxica.
- Raze: Representando o Brasil, a duelista Raze é capaz de instalar e detonar uma Carga de Explosivos (Q), disparar uma granada que se divide em bombas menores (E), e lançar um robô (C) que mira e persegue qualquer oponente que encontrar pela frente. A Ultimate Estraga-Prazeres libera um míssil devastador que causa um dano altíssimo a qualquer contato.
- Sage: Sage, a sentinela da China, libera diferentes orbes, cada um com uma habilidade. O Orbe de Barreira (C) cria parede que pode ser usada para bloquear a visão e a passagem de jogadores, o de Lentidão (Q) desacelera personagens e o Curativo (E), como o nome já diz, pode curar aliados e a própria agente. A Ressureição, Ultimate de Sage (X), traz um aliado morto de volta à vida.
- Cypher: Outro sentinela, o marroquino Chyper é o expert da inteligência e da coleta de dados. Para isso, ele usa sua Câmera de Vigilância (E), que pode marcar os inimigos com um dardo e revelar seu posicionamento, e sua Ultimate (X), chamada Assalto Neural, que revela a posição de todos adversários ainda vivos. As outras duas habilidades do agente, o Fio-Armadilha (C) e a Jaula Cibernética (Q), têm o poder de imobilizar, bloquear a visão e causar lentidão, dificultando a vida dos adversários.
- Reyna: A duelista mexicana Reyna tem duas habilidades que requerem os Orbes da Alma, que só aparecem quando a agente mata um inimigo: Devorar (Q) e Dispersar (E). A primeira pode regenerar a vida da agente. A segunda, por sua vez, torna a personagem invulnerável. A terceira habilidade de Reyna, o Olhar Voraz, é capaz de cegar os adversários (C), enquanto a Ultimate Imperatriz aprimora as habilidades da duelista, além de buffar Devorar (Q) e Dispersar (E): Reyna passa a se curar a cada abate e a invulnerabilidade passar a ser uma invisibilidade.
- Jett: Jett é uma duelista representante da Coreia do Sul. Possui duas habilidades de movimentação, a Brisa de Impulso (E), capaz de impelir Jett rapidamente em qualquer direção, e a Corrente Ascendente (Q), um salto alto vertical. A terceira habilidade da duelista é a Erupção das Brumas (C), uma cortina de fumaça que limita o campo de visão no mapa por uma breve quantidade de tempo. Jett também conta com uma passiva, que faz a personagem planar quando o jogador segura o botão de salto, e uma Ultimate, a Tormenta de Aço (X), um conjunto de cinco facas afiadas. Saiba como jogar melhor de Jett.
- Breach: O iniciador Breach, da Suécia, é capaz de disparar uma carga de fusão que causa dano (Pós-Choque, C) e uma carga que cega todos jogadores que estiverem olhando para ela (Ponto de Clarão, Q). O personagem também é capaz de iniciar um terremoto comum (Falha Tectônica, E) e um maximizado, em cascata por todo o terreno, que avança continuamente (Ultimate, X).
- Omen: Omen é um controlador misterioso. Sem nacionalidade, ele pode usar suas habilidades para se teleportar de um lugar para outro perto (Passe Tenebroso, C), emitir um projétil que reduz a visão dos jogadores (Paranoia, Q) e criar uma esfera sombria que também impede que os adversários enxerguem (Manto Sombrio, E). A Ultimate de Omen, o Salto das Sombras (X), faz com que ele se teleporte para qualquer lugar do mapa.
- Brimstone: Vindo diretamente dos Estados Unidos, Brimstone é um personagem controlador. Ele pode lançar granadas incendiárias (Q) e, com a Fumaça Celeste (E), criar nuvens de fumaça de longa duração que bloqueiam a visão em uma área selecionada. O Sinalizador Estimulante (C) concede tiro rápido aos jogadores e sua Ultimate, o Ataque Orbital (X), lança um laser vindo diretamente do céu, causando grande dano aos jogadores atingidos por ele.
- Phoenix: Representante do Reino Unido, o duelista Phoenix utiliza técnicas de fogo como habilidades. Com a Labareda (C), o agente é capaz de criar uma parede de fogo que bloqueia a visão e que causa dano em quem tente atravessá-la. Mãos Quentes (E) também causa dano, a Bola Curva (Q) cega jogadores e a Ultimate Renascimento (X) traz o agente de volta à vida.
- Sova: O iniciador russo Sova também é ótimo para coletar informações cruciais para a sua equipe durante a partida. O Drone Coruja é capaz (C) de lançar dardos que marcam os jogadores e revelam seu posicionamento, enquanto a Flecha Rastreadora (E) é ativada mediante impacto e revela a localização dos inimigos na sua linha de visão. A Flecha de Choque (Q) explode ao impacto e a Fúria do Caçador (X), sua Ultimate, dispara uma flecha de energia que causa dano e revela a localização dos seus oponentes.
- Skye: A primeira agente que chegou após o lançamento do jogo foi a iniciadora australiana Skye. O Reflorescer (C) é um amuleto que ativa um raio que cura aliados dentro dele. Predador Explosivo (Q) envia um predador que vira a visão de Skye, sendo ideal para conseguir espaços dentro do mapa. A Luz Desbravadora (E) permite disparar três falcões que podem ser controlados e cegam os inimigos ao ser transformado em um clarão de luz. Por fim, a ultimate Rastreadores (X) envia três alvos que irão rastrear os inimigos mais próximos e causar visão turva se encontrá-los.
Yoru: O duelista japonês usa as suas habilidades para tentar enganar os adversários. A Distração (C) equipa uma granada de eco que imita passos quando ativada. O Ponto Cego (Q) dispara um fragmento dimensional que pode rebater em superfícies e ativa um clarão, cegando os inimigos. O Traslado Dimensional (E) permite que Yoru lance uma extremidade e se teleporte para ela no momento desejado. Já a ultimate Espionagem Dimensional (X) equipa uma máscara que permite olhar por entre as dimensões, ficando invisível e não sendo afetados pelos inimigos.
Astra: A controladora de Gana utiliza energias cósmicas para moldar o campo de batalha. Através da Forma Astral (X), ela consegue posicionar estrelas ao redor do mapa que podem ser transformadas nas outras habilidades da agente. O Poço Gravitacional (C) forma uma área que puxa os jogadores ao centro, os deixando vulneráveis. O Pulso Nova (Q) carrega brevemente e depois estoura, causando concussão aos jogadores na área. Já a Nebulosa (E) transforma a estrela em uma fumaça, que pode ser usada ainda como forma de distração. A ultimate, também utilizada através da Forma Astral (X) cria uma divisa cósmica que divide o mapa em dois mundos, bloqueando disparos e abafando o som.
Armas
Dentro do jogo, além de escolher seu personagem, o jogador também terá uma variedade de armas para comprar, selecionar e poder derrotar seus adversários. Com algumas delas inspiradas no bom e velho Counter-Strike: Global Offensive e outras trazendo características bem únicas, elas devem ser escolhidas de acordo estilo do jogador e da estratégia para o round.
Confira a lista com todas as armas do jogo:
Armas leves
- Classic: Essa arma padrão possui um modo primário que faz disparos precisos quando o jogador está parado. Também conta com um modo alternativo de rajadas, disparando três tiros ao mesmo tempo.
- Shorty: Essa escopeta rápida de cano curto é extremamente letal a curta distância, mas possui uma taxa de velocidade de tiro muito lenta, disparando apenas dois tiros antes que seja necessário carregar.
- Frenzy: Metralhadora de mão, essa arma é ótima quando usada em movimento, mas tende disparar rajadas curtas a distâncias intermediárias. Com uma alta taxa de tiro, ela dispara dez vezes por segundo.
- Sheriff: Sheriff é um revólver moderno com projéteis de alto impacto e que provocam bastante recuo.
- Ghost: Silenciosa, essa arma é eficiente em todas as distâncias. Para adversários que estiverem próximos, porém, ela é altamente letal, causando incríveis 160 de dano nos oponentes.
Submetralhadoras
- Spectre: É uma ótima arma para curtas e intermediárias distâncias. Bom para todo tipo de mapa, equilibra muito bem as taxas de dano e de cadência de tiro, e a precisão. Para usar à distância, basta uma mira.
- Stinger: Essa arma funciona melhor a médias e longas distâncias, mas é preciso ter atenção com o recuo e a mobilidade. Suas balas individuais não causam uma quantidade impressionante de dano, mas sua taxa de tiro, com 18 balas por segundo, pode compensar.
Metralhadoras
- Odin: A Odin é a segunda arma mais cara do Valorant, ficando atrás apenas da Operator. Causa bastante dano e seu cartucho contém 100 balas, atirando em uma frequência de 12 balas por segundo e escalando rapidamente para 15,6 balas por segundo.
- Ares: Arma pesada mais barata do jogo, a Ares causa uma quantidade razoável de dano e atira a uma frequência inicial de 10 balas por segundo. Com ela, o jogador pode disparar 50 tiros antes de precisar recarregar.
Escopetas
- Judge: Essa escopeta automática de tiro rápido é ótima para curtas distâncias, podendo causar muito dano constante. Para qualquer alvo que esteja além do alcance de um braço, ela irá requerer uma mira estável.
- Bucky: Pesada, porém estável, Bucky apresenta um alto dano à curta distância. É a arma mais barata que você pode comprar e equipar como sua principal arma de fogo.
Fuzis
- Guardian: Ótima para distâncias longas e intermediárias, esse fuzil no estilo DMR é mais pesado, mas conta com tiros precisos e poderosos.
- Bulldog: O Bulldog é o rifle mais barato do jogo e suas balas não perdem dano em grandes distâncias. Uma desvantagem desse rifle é o recuo, mas a precisão aumenta quando você utiliza o modo alternativo da arma, que dispara três balas em uma pequena rajada.
- Phantom: Uma das armas mais poderosas do jogo, o rifle Phantom mata instantaneamente qualquer pessoa com um tiro na cabeça em até 15 metros de distância. Porém, perde parte de seu poder a médio e longo alcance, também sofrendo mais com o recuo a partir desse ponto.
- Vandal: Potente, Vandal causa bastante estrago com poucas balas. Porém, sua estabilidade é limitada: quantos menos tiros forem disparados, melhor será o controle dela.
- Marshal: Fuzil de precisão, essa arma possui cadência mais lenta, podendo deixar o jogador que a utilizar vulnerável. Não é o rifle de precisão mais poderoso, mas ainda é capaz de causar bastante dano.
- Operator: Outro fuzil de precisão, essa arma possui zoom duplo e não funciona tão bem em movimento. Seus projéteis, entretanto, são capazes de causar muito estrago.
Confronto
- Faca: Uma solução mais íntima, a faca permitirá ao jogador correr mais rápido, destruir objetos mais depressa e acertar seus inimigos de uma vez só bem nas costas.
Mapas
Bind
O mapa Bind conta com dois portais de teletransporte, que levam jogadores e projéteis (ou qualquer outra coisa arremessável) instantaneamente para outro ponto do ambiente. Também apresenta dois bombsites amplos e nenhuma zona central para combate. Dessa forma, é um mapa com um território menor, mas que acaba compensando essa característica com a presença dos dois portais.
Split
Split é um típico mapa de FPS, com dois bombsites e diversas rotas que permitem formas variadas de avanço e que favorecem duelos em determinados pontos do cenário. Uma elevada área central interliga as duas regiões disponíveis para o plant.
Haven
No mapa Haven, o time defensor precisa proteger três bombsites e não apenas dois. Esses pontos ficam próximos uns dos outros, exigindo menos tempo de deslocamento entre eles. Isso acaba facilitando a vida dos atacantes, que têm mais frentes disponíveis para o plant, mas também faz a equipe de defesa ter mais espaço para planejar um contra-ataque.
Ascent
Ambientando na Itália, o mapa possui elementos que remetem ao país. Também com dois bombsites, o cenário, que é o mais novo entre os mapas de Valorant, possui uma parte central aberta, e variadas coberturas e áreas para se esconder.
Icebox
Icebos se passa em uma área de escavação secreta da Kingdom, no Ártico. Com diferentes tipos de terrenos horizontais, os jogadores podem aproveitar de tirolesas disponibilizadas pelo mapa pasa surpreenderem os inimigos. Saiba mais sobre os mapas de Valorant.
Veja também