valorant
TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


O jogador norte-americano de Valorant Sam "s0m" teve a casa invadida por policiais enquanto estava em live na Twitch nesta quinta-feira ao ser vítima de uma denúncia sobre a ocorrência de suposto crime no local. Trata-se de uma prática chamada de "swatting", quando a polícia recebe trote e é acionada para a residência de streamers e youtubers que estão ao vivo em stream.

Jogador s0m tem casa invadida por policiais durante live após trote

Jogador s0m tem casa invadida por policiais durante live após trote

Em um clipe registrado por um espectador (assista ao vídeo acima), um policial aparece com arma em punho no quarto de onde s0m costuma fazer streams.

— Sofri 'swatting' às 6h30 enquanto minha família inteira estava dormindo. Ridículo — escreveu s0m em publicação no X na manhã desta quinta-feira.

— Para quem fez isso, você é realmente uma pessoa horrível. 'Swatting' não é brincadeira e coloca a vida das pessoas em risco — complementou o jogador.

S0m tem se dedicado às transmissões de streaming desde que deixou a norte-americana NRG Esports.

S0m (esq.) teve casa invadida pela polícia durante live após trote denunciando suposto crime — Foto: Montagem/Reprodução/Instagram/Twitch

O swatting, como é nomeado nos Estados Unidos, é uma espécie de trote ou pegadinha que pessoas fazem para atingir youtubers ou streamers. Os usuários descobrem o endereço de um streamer e passam trote para a polícia falando de um crime inexistente.

O nome é por causa da SWAT, uma sigla em inglês para Special Weapons And Tactics (Armas e Táticas Especiais), uma unidade especial da polícia norte-americana. A SWAT é chamada em casos extremos como ataques terroristas.

Nos Estados Unidos, a prática é comum com grandes influenciadores. O canadense Félix "xQc", um dos maiores streamers da atualidade, revelou que tinha a casa invadida por policiais quase todos os dias e que também por isso se mudou de endereço.

Veja também

Mais do ge