Neste fim de semana, nos dias 3 e 4, os jogadores classificados nas quatro qualificatórias do mundial aberto de eFootball 2023 - eFootball Championship Open - voltam aos servidores da Konami para tentar uma vaga no evento presencial do Japão. Ao todo, 10 brasileiros estão na disputa das Finais Online, fase que conta com a presença de pro players do circuito fechado - eFootball Championship Pro - disputado por clubes parceiros da desenvolvedora.
A primeira fase do circuito consistiu em quatro eventos seletivos dentro do próprio eFootball 2023 com três rounds: no primeiro, os jogadores completavam desafios dentro simulador, depois, uma série de 15 partidas que peneiravam os 16 finalistas do Round 3, e desses, apenas o campeão das plataformas Xbox, PlayStation 5 e PC e os dois finalistas da edição mobile garantiam vaga nas Finais Online. Apesar das seletivas terem acontecido em quatro plataformas, a próxima fase acontecerá somente no PlayStation e na versão mobile. Não haverá transmissão ao vivo, mas a Konami disse em nota que irá disponibilizar as partidas posteriormente.
Veja os brasileiros classificados:
1ª Qualify:
PS: Kaique "kaiquereizin"
Mobile: Renato "rentao"
2ª Qualify:
Xbox: João Gabriel "Brazuka"
Mobile: Jackson "jaack99" e Bruno "OBruxoo"
3ª Qualify:
PS: Wellington "NEGOJUNIOR"
Mobile: Cristiano "Mago_CSC" e Lucas "El_Mysterio"
4ª Qualify:
PS: Guilherme "GuiFera99"
Xbox: Pablo "Vemtranquilo1"
Logo na primeira qualificatória in-game, dois brasileiros se classificaram para a próxima fase: Kaique "kaiquereizin", tricampeão do eBrasileirão representando o Vasco, e Renato "rentao" Barroso, jogador do Fortaleza. Kaique saiu na frente na disputa por uma das quatro vagas das Américas no PlayStation e ganhou tranquilidade para se preparar para a próxima fase com mais antecedência. Em uma conversa com o ge, o jogador falou sobre a dificuldade do circuito para os brasileiros.
- Eu tô muito feliz de ter conseguido chegar no mundial, todo mundo sabe que é uma das coisas mais difíceis que tem, ainda mais sendo brasileiro porque passamos por diversas disputas até chegar nas finais. Logo na minha primeira etapa no Open eu consegui a classificação, ser campeão das Américas. É muito gratificante poder chegar nessa etapa, agora eu tô focado em chegar lá no Japão. Agora está nas mãos de Deus! - exclamou o animado Kaique.
Já Renato, atual jogador do Fortaleza, chegou às Finais Online pela edição mobile também da primeira qualificatória. O jogador venceu por 3 a 1 na final e além do título da seletiva, carimbou a vaga na próxima fase pelo bloco das Américas. Hoje Assessor de Imprensa da Central Única das Favelas (CUFA), rentao concilia a ocupação com os treinos, mas sua trajetória começou ainda em 2019, durante a Pandemia de COVID-19, quando começou a levar o jogo mais a sério.
Foi só em 2022 que a virada de chave aconteceu e Renato passou a ganhar títulos de expressão como a Lord Cup, um torneio nacional organizado pela Liga Brasileira de eFootball (LBE). Renato contou ao ge que a conquista de Cristiano "Mago" do Multiplataform Esports Games (MEG), organizado pela Player1 e GTG, foi a inspiração necessária para levar os treinos mais a sério. Neste mundial de 2023, o jogador do Fortaleza foi o primeiro brasileiro a se classificar na edição mobile, antes mesmo do Mago, qualificado apenas na terceira seletiva.
- Essa é a minha segunda vez jogando o mundial. Na primeira, no ano passado, eu me qualifiquei para as eliminatórias da América Latina, mas acabei caindo nas oitavas. Já este ano eu joguei o primeiro qualify e me classifiquei para o Round 3 sem problemas. E nas eliminatórias, passei nos pênaltis e fui o primeiro brasileiro a se classificar para o Online Finals. Desde que eu passei no fim de fevereiro, eu vim treinando todos os dias, mesmo que o jogo tenha mudado nos últimos meses. Também estou aproveitando os campeonatos para conseguir testar coisas novas - revelou Renato.
A segunda seletiva trouxe uma surpresa vinda de um estreante. João "Bazuka" Gabriel, de 23 anos, se classificou no Top 1 do 2º Round com um aproveitamento 100% e com 90 gols marcados e só três sofridos na edição do Xbox. Na edição mobile, a primeira final brasileira do Round 3 classificou o vencedor Jackson "jaack99" e Bruno "OBruxoo". Em um papo com o ge, jaack99 contou mais sobre a trajetória até a conquista da vaga. Na penúltima qualificatória, o Brasil garantiu mais três representantes na próxima fase, com a classificação de Wellington "negojunior" Pereira pelo PlayStation e de Cristiano "Mago_CSC" e Lucas "El_Mysterio" pelo torneio mobile. O ge também procurou os jogadores para falar sobre as trajetórias, preparações e expectativas para as Finais Online deste fim de semana.
Na quarta e última chance de avançar no torneio, mais dois brasileiros confirmados. O primeiro deles, um jogador bem conhecido da comunidade de eFootball, que conseguiu a classificação depois de bater na trave duas vezes. Guilherme "GuiFera", bicampeão mundial, com passagens pelo Barcelona e pelo Monaco, um dos mais premiados do cenário brasileiro, finalmente chegou às Finais Online pelo PlayStation depois de vencer por 2 a 0 na final do Round 3.
GuiFera comentou com o ge sobre a classificação nos 45' do segundo tempo, e afirmou que a pressão é sempre um bom motivador. Sobre as Finais Online, o campeão mundial pontuou não só a questão dos adversários vindos do circuito fechado, como também da diferença entre a velocidade das conexões de internet.
- Me dediquei o máximo que pude, como sempre faço em todas competições, sejam elas nacionais ou internacionais. Tinha batido na trave em outros dois qualifies e sabia que eu podia conseguir a vaga. Chegou o último e conquistei essa vaga, sempre apareço nas horas mais difíceis, minha estrela brilhou no momento certo. Agora são as Finais Online, onde além dos adversários fortes que vamos enfrentar, tem a questão da conexão também. Como abrange o mundo inteiro, todos têm muita dificuldade com a conexão, mas estou preparado para tudo e espero conseguir essa vaga para a final do open no Japão.
Pela primeira vez na fase de seleção sem nenhum finalista brasileiro na edição mobile, a outra vaga veio pelo joystick de Pablo "vemtranquilo1" Ferreira, dono de borracharia de 31 anos do Rio de Janeiro que, depois de algumas quedas nas outras edições, garantiu a classificação com um amplo 4 a 1 na final do Xbox. Com um currículo mais modesto do que os outros classificados, vemtranquilo1 já tenta ingressar nas competições mais importantes do cenário há um tempo, tendo alcançado o Top 4 do eGol Open, torneio de eFootball da Player1 em 2021. Pablo contou ao ge que estava desanimado nesta última edição por ter sido eliminado nas oitavas e quartas de final das outras seletivas, mas conta que nesta tentativa, a jornada até o título pareceu mais fácil do que nas outras, com exceção das quartas de final, onde avançou nos pênaltis depois de um empate por 1 a 1.
- Eu não vou falar pra vocês que eu esperava me classificar no quarto, porque já tinha batido na trave em outros, mas estava num dia certo, um dia bom e consegui a classificação. Agora é buscar essa vaga pro Japão, caí num grupo muito difícil com um proplayer do Arsenal, sei que vai ser muito difícil mas, estou com bastante confiança que vai dar bom pra mim e vou conseguir essa vaguinha pra representar o Brasil lá fora - afirmou Pablo.
Veja também