A EA Sports revelou a jornalistas e criadores de conteúdo na última semana mais detalhes sobre a jogabilidade do EA SPORTS FC 24. Durante o evento realizado em Amsterdã, na Holanda, a desenvolvedora revelou a chegada de alguns pilares que devem dar mais camadas de realismo ao gameplay do primeiro jogo em 30 anos sem o nome da Fifa: Hypermotion V, Play Styles, AcelerAÇÃO 2.0 e mais. Nesta reportagem, o ge contará em datalhes como funciona cada uma delas.
Assista ao trailer do EA SPORTS FC 24
Hypermotion V
Evolução da tecnologia lançada com o FIFA 22, o Hypermotion V promete ser a maior evolução da franquia. Segundo Sam Rivera, produtor sênior de jogabilidade, o "V" representa a mudança da forma como algumas animações são capturadas. Antes, todas eram feitas com captura de movimento em uma partida realizada pela EA Sports. A partir de agora, algumas animações serão feitas de forma volumétrica com auxílio de machine learning direto de partidas reais.
Um exemplo claro disso é a finalização acrobática de Erling Haaland, astro da capa do FC 24, contra o Borussia Dortmund na Liga dos Campeões da última temporada (veja na foto abaixo). O movimento do centroavante foi copiado pelo Hypermotion V e levado ao novo título da EA Sports. O ge pôde testar o jogo ainda na versão pré-beta e viu que tanto a animação quanto a finalização funcionam de maneira orgânica.
No total, foram capturadas mais de 180 partidas de ligas parceiras, como a Liga dos Campeões e a Premier League, que renderam bilhões de quadros, de acordo com a apresentação da EA.
Além de finalizações, o Hypermotion V chegará para deixar mais semelhante à realidade o estilo de corrida de 1300 jogadores no FC 24. A tecnologia irá imitar o movimento corporal destes atletas e transportar para o jogo.
AcelerAÇÃO 2.0
Ao refazer o o movimento de corrida de milhares de jogadores para o FC 24, a EA Sports resolveu ampliar o sistema de aceleração lançado com o FIFA 23 chamado AcceleRATE 2.0 (ou AcelerAÇÃO). Na versão do ano passado, havia três estilos de corrida: Lengthy (Prolongado), Explosive (Explosivo) e Controlled (Controlado).
A partir do FC 24, a EA Sports trará sete arquétipos de corridas para o reformulado AcelerAÇÃO 2.0. Confira os nomes oficiais:
- Lengthy (Prolongado)
- Explosive (Explosivo)
- Controlled (Controlado)
- Controlled Explosive (Explosivo controlado) - 50% Explosive, 50% Controlled
- Mostly Explosive (Mais explosivo) - 70% Explosive, 30% Controlled
- Controlled Lengthy (Prolongado e controlado) - 50% Lengthy, 50% Controlled
- Mostly Lengthy (Mais prolongado) - 70% Lengthy, 30% Controlled
Play Styles
Os "traits" (ou características) dos jogadores foram reformulados no FC 24 para os Play Styles. O novo jogo da EA Sports terá 34 de estilos principais e cada um possui uma versão melhorada (ou plus), o que eleva para 68 arquétipos diferentes.
A ideia com os Play Styles é que cada jogador pareca único para quem segura o controle. O estilo de drible do Messi, hoje no Inter Miami, será muito diferente do que o de Vini Jr, do Real Madrid. Mecânica que fazi sucesso no FIFA 23, o chute de trivela está bom apenas em quem tem o Play Style correspondente, como Kylian Mbappé, do Paris-Saint Germain.
Confira alguns dos Play Styles mostrados no evento:
- Trickster: driblador leve, como Vinícius Jr;
- Deadball: batedor de faltas e escanteios com perfeição, como Pirlo;
- Power header: cabeceador nato, como Haaland;
- Power shot: finalizador de longe com muita força, estilo Roberto Carlos;
- Speed dribbler: driblador em velocidade, como Mbappé;
- Block: defensor com especialidade em bloquear chutes.
Mais novidades de gameplay do FC 24:
- Passe preciso: pode ser feito com o triângulo (Y, no Xbox) ou com o bola (B, no Xbox) e mostra exatamente onde o destino e a trajetória da bola;
- Drible com velocidade controlada: dribles com pouco espaço e a bola colada no pé, no maior estilo Messi;
- Bote de marcador em que a bola "gruda" no pé, sem dar rebote. Disponível apenas para alguns Play Styles;
- Menos delay para finalização com a diminuição na quantidade de frames;
- Quatro novos dribles, incluindo uma lambreta inspirada no Vini Jr;
Melhorias gráficas
Além destas mudanças na gameplay, o FC 24 fez melhorias na parte gráfica. Todo o menu foi redesenhado e agora está verticalizado com direito a atalhos no Ultimate Team. Durante os jogos, o menu do intervalo mostra ao fundo os vestiários, torcida e até repórteres de campo enquanto a partida não volta.
Já com a bola rolando, o motor gráfico Frostbite possui uma nova tecnologia chamada de Sapien que visa aumentar o realismo dos músculos dos atletas. Os corpos e proporções também mudarão significantemente em relação ao FIFA 23.
Agora também, os uniformes têm mais vida e reagem de forma mais realista nos corpos dos atletas. A iluminação foi mexida também para dar mais vida à torcida e ao jogo como um todo.
Uma nova animação pré-jogo foi anunciada chamada "Dynamic match intros", que visa dar uma introdução diferente pra jogos importantes. Até mesmo no Ultimate Team, quando houver uma partida para subir de divisão ou mudar de rank no Champions os torcedores terão as lanternas dos celulares ligados para fazer a festa.
Por último, durante os jogos, algumas estatísticas dos jogadores aparecerão como uma sobreposição direto no campo. Segundo a EA Sports, a ideia agora é inspirar as transmissões de TV, após ter se inspirado nelas por anos.
O EA SPORTS FC 24, game de futebol sucessor do FIFA 23, será lançado em 29 de setembro e terá o atacante norueguês Erling Haaland, do Manchester City, como principal astro, estampando a capa do jogo. O jogo estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One, PC E Nintendo Switch. Já é possível fazer a pré-compra.
*Jornalista viajou a convite da EA Sports
Veja também