fifa
TIMES

Por Guilherme Novais, para o ge


Lenda do futebol inglês e atual técnico do D.C United dos Estados Unidos, o ex-jogador Wayne Rooney revelou que usa o jogo Football Manager para descobrir novos talentos na vida real. Em entrevista, Rooney disse que tem um acordo com os donos do game, onde informações de olheiros sobre jogadores são repassados para ele e o D.C United em troca de publicidade.

Veja trailer de lançamento do Football Manager 2023

Veja trailer de lançamento do Football Manager 2023

— Grande parte do mercado é na América do Sul, e fizemos um acordo com o Football Manager, onde damos a eles uma publicidade e eles nos dão acesso aos olheiros, 11 ou 12 deles, que eles usam em diferentes lugares do mundo para ajudar. Eles criam o jogo. José Mourinho fez algo semelhante no passado — disse Wayne Rooney em entrevista ao jornal americano The Times.

O Football Manager é um simulador desenvolvido pela Sports Interactive de gerenciamento da vida de um treinador de futebol. Diferente de jogos como FIFA e eFootball, o jogador não controla o time em campo no Football Manager, mas vive na pele a vida de um treinador de futebol.

Wayne Rooney no D.C United — Foto: Instagram/waynerooney

Essa dinâmica e a complexidade do jogo fazem com que profissionais como Wayne Rooney busquem mais informações do game para aplicações práticas na vida real. Will Still, atual treinador do Reims, da Ligue 1, a primeira divisão do futebol francês, se tornou técnico profissional após anos de experiência no jogo de simulação.

Rooney no DC United

Wayne Rooney foi anunciado como técnico do D.C United em julho de 2022, clube que já havia vestido a camisa entre 2018 e 2019 e marcou 25 gols em 52 partidas. A primeira temporada do lendário jogador do Manchester United como técnico no time norte-americano tem sido bem avaliada, já que a equipe briga por uma vaga nos playoffs da Major League Soccer (MLS) 2023, principal campeonato de futebol dos Estados Unidos.

Rooney é anunciado como técnico do DC United — Foto: Reprodução/Twitter

A proximidade da comissão técnica de Rooney com o Football Manager pode ter grande influência na política de contratações do D.C United, que assinou com mais de dez jogadores para a atual temporada.

Veja também

Mais do ge