TIMES

Por Tiago Taam — Barra de São Francisco, ES


O Real Noroeste assegurou, no último final de semana, uma vaga na segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D 2024. Em quatro participações na competição nacional, essa foi a terceira vez que o time de Águia Branca avançou na disputa e agora é o capixaba com mais classificações desde a adoção do novo formato.

Os gols de Real Noroeste 2 x 0 Democrata SL, pela Série D do Campeonato Brasileiro 2024

Os gols de Real Noroeste 2 x 0 Democrata SL, pela Série D do Campeonato Brasileiro 2024

A atual fórmula da Série D do Brasileirão, implementada no ano de 2020, tem 64 equipes divididas em oito grupos, onde apenas os quatro primeiros garantem a vaga para o mata-mata. O Real Noroeste não avançou apenas em 2023, quando fez a sua pior campanha. Relembre todas as classificações do Realzão na quarta divisão.

A estreia em 2020

Aparecidense x Real Noroeste, 6ª rodada da Série D 2020 — Foto: Assessoria Aparecidense

Antes de ingressar na fase de grupos, a edição de 2020 tinha uma fase preliminar para equipes que faziam parte das federações de menor classificação no Ranking da CBF. Sendo assim, o Real Noroeste não encontrou dificuldades para superar o Aquidauanense. Com vitórias pelo placar de 3 a 1, tanto no Espírito Santo, quanto no Mato Grosso do Sul, a equipe já comandada por Duzinho Reis estreava na fase de grupos. Os adversários eram Águia Negra, Aparecidense, Operário de Várzea Grande, Goianésia, Goiânia, União Rondonópolis e o conterrâneo Vitória-ES.

Surpresa do grupo, o time de Águia Branca avançou na quarta colocação, com 19 pontos. O confronto destaque do Real Noroeste foi no triunfo de virada sobre o Vitória-ES, que marcou um duelo capixaba em Campeonato Brasileiro, algo que não acontecia há 15 anos (assista abaixo). Na fase seguinte, por ironia do destino, o adversário foi o Brasiliense, adversário do time capixaba no mata-mata da Série D 2024. Novato no torneio, os capixabas não foram páreos para o Jacaré, que passou com o agregado de 4 a 1.

Os gols de Real Noroeste 3 x 2 Vitória-ES, pela Série D do Campeonato Brasileiro 2020

Os gols de Real Noroeste 3 x 2 Vitória-ES, pela Série D do Campeonato Brasileiro 2020

2022, o ano da melhor campanha

Então atual campeão capixaba, o Real Noroeste já iniciou o Campeonato Brasileiro Série D diretamente na fase de grupos. Os adversários em busca da classificação eram Bahia de Feira, Caldense, Ferroviária, Inter de Limeira, Pouso Alegre, URT e o arquirrival Nova Venécia. Ao fim da primeira fase, a classificação veio com folga, conquistando 23 pontos, a três pontos do líder. Com passagem para a segunda fase, o Anápolis esperava o time de Águia Branca, num duelo épico.

Os gols de Real Noroeste 3 x 0 Ferroviária, pela Série D do Brasileirão 2022

Os gols de Real Noroeste 3 x 0 Ferroviária, pela Série D do Brasileirão 2022

Uma vitória dos capixabas por 5 a 2, no jogo de ida, praticamente selou a classificação. No entanto, pela volta, os goianos fizeram 3 a 0 e levaram a decisão para os pênaltis. Com atuação memorável de Weide, que pegou três cobranças, o Real Noroeste chegava às oitavas de final, contra o Caxias. Em novo duelo equilibrado, com o agregado de 1 a 1, o estádio Centenário vibrou com os grenás, que converteram todos na marca da cal, ao contrário dos visitantes, que desperdiçaram os três iniciais (assista abaixo). Os gaúchos ainda seriam eliminados nas quartas, para o campeão América-RN.

Da melhor para a pior

Tricampeão estadual e chegando como o grande favorito para representar o Espírito Santo na Série D, o Real Noroeste fez a pior campanha de sua história no torneio. Os adversários eram Athletic Club, Democrata GV, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Resende, Santo André e Vitória-ES. Com altas expectativas, uma campanha de lanterna do grupo pegou todos de surpresa. Apenas sete pontos conquistados, em quatorze jogos disputados e a treze do quarto colocado, o conterrâneo alvianil.

A péssima campanha resultou em apenas uma vitória durante todo o torneio. No estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, um triunfo contra o vice-lanterna Nova Iguaçu evitou um vexame ainda maior. Dentre as incríveis nove derrotas, a pior delas veio logo na estreia, contra a Portuguesa-RJ, por 5 a 2, no estádio Luso-Brasileiro (confira).

Real Noroeste x Portuguesa-RJ, pela Série D do Brasileirão — Foto: Breno Bonfá

Recuperação e esperança renovada

Após o pior início de ano dos últimos tempos, o Real Noroeste sequer almejou chances no Campeonato Capixaba. Pelo Campeonato Brasileiro Série D, um grupo recheado de equipes rebaixadas no estadual, permitia sonhar. Os adversários eram Audax Rio, Democrata SL, Ipatinga, Itabuna, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ e Serra. No entanto, um turno com apenas uma vitória tornava a missão praticamente impossível. Apenas um milagre no returno permitiria a classificação, que veio com muita emoção.

Os gols de Real Noroeste 2 x 0 Ipatinga, pela Série D do Campeonato Brasileiro 2024

Os gols de Real Noroeste 2 x 0 Ipatinga, pela Série D do Campeonato Brasileiro 2024

Após os três primeiros pontos serem conquistados só na sexta rodada, as vitórias se tornaram rotina na reta final do torneio. No returno, foram quatro triunfos, duas derrotas e um empate, sequência que só ficou abaixo do momento quase perfeito do líder Nova Iguaçu: seis vitórias e um empate. Por fim, na última rodada, uma vitória contra o então vice-líder Itabuna e o tropeço do Serra para o lanterna Audax Rio, garantiram a vaga na segunda fase, contra o Brasiliense, adversário de longa data.

Real Noroeste conquista a quarta classificação à segunda fase da Série D em sua história — Foto: Weder Julio/Real Noroeste

Real Noroeste na segunda fase da Série D

De acordo como o regulamento, na segunda fase da Série D, o time melhor classificação, na primeira fase, faz o segundo e decisivo jogo com o mando de campo. A partida de ida será neste sábado, às 16h (de Brasília), no estádio Joaquim Alves de Souza, em Barra de São Francisco, e a volta acontece no dia 04 de agosto, às 15h30, na Boca do Jacaré, em Taguatinga.

Quem somar mais pontos, ao final dos dois jogos, avança para as oitavas de final. Em caso de igualdade, na soma dos resultados das partidas, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis. Os futuros semifinalistas garantem o acesso para a Série C do ano que vem.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no WhatsApp, Facebook e X.

Veja também

Mais do ge