TIMES

Por Sidney Magno Novo — Cariacica, ES


Dos times em atividade, do futebol do Espírito Santo, o Sport Club Capixaba é o que está há mais tempo sem jogar a primeira divisão estadual. Mas, o jejum de 27 anos chegou ao fim na tarde deste sábado. No jogo de volta das semifinais, do Campeonato Capixaba Série B 2024, realizado no Kleber Andrade, o Tubarão voltou a derrotar o Pinheiros-ES, agora por 4 a 2 (ida vitória por 2 a 0), garantiu a vaga na decisão e o retorno à elite.

Os gols de Capixaba 4 x 2 Pinheiros, pela Série B do Campeonato Capixaba 2024

Os gols de Capixaba 4 x 2 Pinheiros, pela Série B do Campeonato Capixaba 2024

Como foi o jogo?

O Capixaba definiu o rumo do jogo antes do cronômetro marcar dois minutos. No primeiro ataque, o lateral Lyncon errou um cruzamento e acertou o travessão de Robson. No lance seguinte, João Paulo deixou o equatoriano Batioja livre para abrir o placar. Aos oito Edinho perdeu um gol, mas logo depois o atacante se redimiu e completou de cabeça um cruzamento de Zé Gatinha.

Adrian Batioja, atacante equatoriano do Capixaba — Foto: Henrique Montovanelli/FES

O Pinheiros também criou duas chances, com o meia Gabriel Índio, que acertou a trave, em um chute de fora da área, e teve uma finalização defendida pelo goleiro Allan Camilatto. Antes do intervalo, o Capixaba poderia ter feito pelo menos mais três gols, mas Edinho, Batioja e Mário Victor perderam três chances incríveis em sequência.

Capixaba x Pinheiros, pela Série B do Campeonato Capixaba 2024 — Foto: Henrique Montovanelli/FES

No segundo tempo, o Pinheiros melhorou e quase diminuiu, aos quatro minutos, com zagueiro Pepê, e depois em um chute de Ranieli. Apesar do aumento do volume ofensivo, o Verdão do Norte continuava a ceder muitos espaços para o Capixaba, que chegou a ter dois gols anulados de Batioja e Lyncon.

Na reta final, o jogo ficou ainda mais movimentado. Livre e sem marcação, Zé Gatinha perdeu um gol inacreditável. O Pinheiros respondeu com um gol do atacante Júnior Poxim, que contou com uma falha do goleiro Camilatto. E nem deu tempo do Verdão comemorar. Na sequência, Adrian Batioja e Sávio marcaram dois gols e definiram a vitória. Antes do fim, o zagueiro descontou, de cabeça, para o Pinheiros.

Quem será o adversário nas finais?

Nas finais da Série B, o Capixaba vei enfrentar o vencedor do confronto entre Vilavelhense e Castelo. No jogo de ida, o Vila venceu por 1 a 0, no Emílio Nemer. A volta acontece nesta segunda-feira, no estádio Kleber Andrade. O time de Vila Velha pode até perder por um gol de diferença, que ainda assim avança às finais e garante o acesso.

As finais da Série B Capixaba

De acordo com o regulamento, as finais da Série B do Campeonato Capixaba serão disputadas em jogos de ida e volta. Não existe vantagem. Em caso de igualdade na soma dos resultados do placar agregado, a definição do campeão será nas cobranças de pênaltis. O Capixaba, time de melhor campanha na competição, tem o mando de campo no segundo e decisivo jogo.

Porém, o regulamento abre a possibilidade do título ser disputado em jogo único, caso haja concordância entre os dois clubes finalistas. Nesta situação, a Federação de Futebol (FES) e os times envolvidos vão indicar o estádio da decisão. O vencedor da partida será declarado campeão. Se houver um empate, o título será definido nas penalidades.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads e no Facebook.

Veja também

Mais do ge