TIMES

Por Sidney Magno Novo e Tiago Taam — Vitória, ES


O Campeonato Capixaba Série B 2024 tem início neste final de semana. A competição de acesso encerra a temporada do futebol profissional do Espírito Santo e define os dois times que vão disputar a primeira divisão no ano que vem. O ge.globo preparou um guia com as principais informações de cada um dos clubes participantes.

Campeonato Capixaba Série B — Foto: ge

Quais são os times que vão disputar a Série B Capixaba, em 2024?

GRUPO CENTRO-NORTE

GRUPO CENTRO-SUL

Formato de disputa da Série B Capixaba

Na primeira fase, os clubes se enfrentam dentro dos seus respectivos grupos, em turno e returno. Após as oito rodadas, os dois melhores, de cada grupo, avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois finalistas conquistam o acesso e disputam o título em jogos de ida e volta.

Nova regra da Série B Capixaba

De acordo com o Artigo 16, do Regulamento da Série B Capixaba, os times podem relacionar, por jogo, no máximo seis atletas com idade acima de 23 anos (nascidos até o ano 2000). Além disso, é permitida a relação, também por partida, de seis atletas amadores (com até 20 anos incompletos).

Como chegam os times para a Série B Capixaba?

CTE/COLATINA

Criado há 26 anos, o CTE/Colatina disputará o Campeonato Capixaba Série B pela décima terceira vez em sua história. Campeão em 2002, o clube colatinense entra em campo para tentar repetir o feito de conquistar o acesso, que ocorreu em duas ocasiões. No entanto, apesar da tradição existente no torneio, o clube ainda não anunciou ou revelou quais serão os atletas que irão competir pela nesta Série B. O comando técnico será do experiente Danton Moraes.

  • Jogadores acima dos 23 anos: o clube não informou.

CTE/Colatina se prepara visando a estreia na Série B Capixaba — Foto: CTE/Colatina/Reprodução

LINHARES FC

Fundado em 2001, o Linhares FC busca conquistar o terceiro acesso de sua história. O feito alcançado, pela última vez, em 2019, inspira a Coruja Azul em busca de sua décima quarta participação na elite. Dentre os atletas que fazem parte da equipe, a diretoria renovou com nove jogadores que participaram da Copa ES. Destes, os remanescentes Thiago Valu, George, Breno, Iago e Italo puxam o grupo que terá apenas quatro atletas acima dos 23 anos. O técnico segue sendo Roberto Calmon, o mesmo comandante da Copa Espírito Santo.

  • Jogadores acima de 23 anos: Thiago Valu, George, Henrique e Gian Carlos.

PINHEIROS-ES

Desde 2021 sem pisar na Série A Capixaba, o Verdão do Norte busca surpreender nesta atual temporada. Na história da competição, o clube possui dois acessos (2006 e 2020), mas nunca foi campeão. Inclusive, o Pinheiros-ES nunca conquistou um título e vive a oportunidade de dar a volta olímpica pela primeira vez, de forma profissional. O técnico da equipe será André Beijoca, anunciado em julho, ao substituir o cargo que seria ocupado por Giuliano Pariz.

  • Jogadores acima de 23 anos: o clube não informou.

SÃO MATEUS

O maior campeão do Campeonato Capixaba Série B é o São Mateus. Defendendo a tradição na competição, o Sama disputará o torneio pela sétima vez. Em todas às vezes que o clube conquistou o acesso, a comemoração veio com título (1987, 2008 e 2019). A grande baixa do alvianil mateeense será o estádio Sernamby, que não será a casa do Pitbull do Norte, que terá o comando do atual campeão Vevé, ex-Jaguaré.

  • Jogadores acima de 23 anos: o clube não informou.

Vevé, novo técnico do São Mateus — Foto: Rian Matos/AA São Mateus

VILAVELHENSE

O rubro canela-verde chega a sua décima terceira temporada no Campeonato Capixaba Série B. Rebaixado em 2023, último dentre os concorrentes da atual edição, o Vilavelhense é detentor de dois títulos do acesso. Um dos grandes favoritos para disputar a elite do Espírito Santo em 2025, a equipe carrega destaques de renome do mercado, ao exemplo de Matheus Firmino, Kauê, Jarles Baiano, João Firmino e Bruno Paixão. O comando técnico será feito por Gilson Miranda, recém apresentado.

  • Jogadores acima de 23 anos: Breno Fagundes, Dos Santos, Fellipi, Jarles Baiano, Matheus Firmino, Wagner, Kauê, Marcelo e Bruno Paixão.

Copa ES 2024: Porto Vitória derrota o Vilavelhense na estreia — Foto: Jordan Nunes / Capixaba Esporte

CAPIXABA

Clube mais antigo entre os participantes, o centenário Capixaba busca retornar à primeira divisão, fato que não ocorre desde 1997. Para voltar à Série A, o clube trouxe o técnico Orlando da Hora e jogadores experientes como os atacante Piauí e Jobson, o goleiro Allan Camilatto e o meia Zé Gatinha. O Tubarão também vai contar com jovens valores Diguda, Jhonatan Salah e o equatoriano Batioja.

  • Jogadores acima de 23 anos: Jobson, Allan Camilatto, Zé Gatinha, Piauí, Dodô Gonçalves, Adrian Batioja, Marcão, Iranildo, Yure Santana, Juan Pérez e Daniel Costa.

Jobson, atacante do Capixaba — Foto: Henrique Montovanelli/FES

CASTELO

Em 2022, o Castelo disputou a Série B do Capixaba e acabou eliminado nas quartas de final. Sem apoio, o tradicional clube do Sul do Espírito Santo não jogou a competição no ano passado, mas em 2024 está de volta. Quem também retorna é o técnico Sérgio Perini, que dirigiu a equipe castelense na Série B, em 2018. Para alcançar o objetivo de retornar à primeira divisão, o Castelo promoveu a volta do atacante Rael, o Cruel, que nas últimas duas temporadas conquistou o acesso e o título da Série B, defendendo o Atlético Itapemirim e o Jaguaré.

  • Jogadores acima de 23 anos: Baiocco, Paulinho Tevez, Mariano, Carlos Vitor, Alessandro Celim e Rael, o Cruel.

Rael, atacante do Castelo — Foto: Reprodução/TVE Espírito Santo

GEL

Desde 2009 longe da primeira divisão, o GEL promete, nesta Série B, um recomeço. Sob a gestão de Alexandre Pinna, o Grêmio Esportivo Laranjeiras pretende trabalhar na revelação de jogadores. Tanto que, para esta edição da Segunda Divisão Estadual, o time serrano conta apenas oito jogadores acima dos 23 anos. No comando técnico, o GEL terá o treinador Juarez Gomes, que tem passagens pelas categorias de base de Vilavelhense, Rio Branco e Desportiva.

  • Jogadores acima de 23 anos: Michel Santos, Wallace Krupzak, Charles Jesus, Isaac, Emanuel Costa, Gustavo, Rickson e Eloir.

SPORT-ES

Assim como Linhares, Vilavelhense e Capixaba, o Sport-ES disputou a Copa Espírito Santo, que se encerrou no fim de agosto. O Tigre usou a competição como laboratório para formar a equipe ideal que vai lutar pelo acesso. Entre os 10 times participantes, o Sport é o que possui o treinador mais longevo. O técnico Fabrício Rodrigues está no cargo desde a temporada 2019.

  • Jogadores acima de 23 anos: Joel, Erlon, Felipe Corrêa, Daniel, Fábio, Vitinho, Lorismar, Mateus Ferreira e Julian.

TUPY-ES

Rebaixado em 2019, desde então o Tupy não retornou à Série A. Em 2024, o clube de Vila Velha montou uma equipe formada por jogadores que conhecidos da casa como os zagueiros Douglas Cipriano e Lucas Barboza. O time será comandado pelo técnico Eleomar Pereira, que tem bons trabalhos recentes à frente do Rio Branco e dirigiu o Nova Venécia no Campeonato Capixaba.

  • Jogadores acima de 23 anos: João Victor Bianchi, Douglas Cipriano, Gabriel Peruzzo, Lucas Barboza, Lucas Capixaba, Sorriso e Tácio.

Lucas Barboza, do Tupy-ES — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads e no Facebook.

Veja também

Mais do ge