Dez clubes disputam o Campeonato Capixaba 2025, que vale vagas para a Série D do Brasileirão e para as Copas do Brasil e Verde, todas no próximo ano. Estão na briga pelo título Desportiva Ferroviária, Capixaba, Jaguaré, Nova Venécia, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco VN, Rio Branco-ES, Vilavelhense e Vitória-ES.
Principais garçons do Capixaba 2025
- 1 assistência - Didira (Porto Vitória), Adrian Batioja (Capixaba), Waldir Roque (Capixaba), Juan Montes (Capixaba), Maicon Nascimento (Vilavelhense), Marcudinho (Rio Branco VN), Gabriel Fernandes (Nova Venécia) e Rodrigo Rocha (Desportiva Ferroviária).
Todas as assistências do Capixaba 2025
Campeonato Capixaba 2025
O formato de disputa do Campeonato Capixaba 2025 segue o mesmo das edições anteriores. Na primeira fase, os 10 times se enfrentam em turno único. Após nove rodadas, os oito melhores classificados avançam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados para a segunda divisão. Nesse formato, todas as três fases do “mata-mata” (quartas, semifinal e final) são disputadas em jogos de ida e volta.
A única diferença, em relação aos anos anteriores, é o fim da vantagem nas quartas de final para os quatro primeiros colocados. Agora, em todas as fases do mata-mata (quartas, sêmis e finais), em caso de igualdade na soma dos resultados, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis.
O futuro campeão se classifica para três competições: Campeonato Brasileiro Série D 2026, Copa do Brasil 2026 e Copa Verde 2026. O vice-campeão capixaba fica com a segunda vaga para a Copa do Brasil 2026.
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads e no Facebook.
Veja também