A próxima edição do Campeonato Capixaba, prevista para ter início em janeiro, terá uma novidade. A partir de 2025, todos os jogos deverão ser realizados em estádios com iluminação artificial. Os clubes foram comunicados sobre a nova determinação, na última semana, por meio de um Ato da Presidência da Federação de Futebol (FES).
No documento, a entidade justifica a medida em decorrência da elevação das temperaturas globais, de acordo com a publicação da Organização Meteorológica Mundial (OMM). A FES ainda pontua a preocupação com a integridade física de atletas, árbitros e dos demais envolvidos nos jogos.
Com a nova determinação em vigor, qualquer jogo do Campeonato Capixaba 2025 poderá ser realizado no período noturno. Além de solucionar a questão de saúde, a medida torna viável as transmissões em novos horários que atendem a grade de programação da TVE Espírito Santo, hoje detentora dos direitos televisivos do Estadual.
- A partir do ano de 2025, os estádios no Estado do Espírito Santo, que sejam indicados para realização dos jogos do Campeonato Capixaba Série A, deverão estar equipados com iluminação artificial suficiente para a viabilizar a realização de tais jogos em horário noturno, possibilitando o conforto térmico necessário dos atletas, árbitros, comissão técnica, torcedores e demais participantes de tais jogos - publicou a FES.
Situações dos estádios
Nos próximos meses, a Federação de Futebol (FES) vai criar uma comissão, com caráter técnico, que será responsável pela vistoria dos sistemas de iluminação dos estádios, indicados para receber os jogos do Campeonato Capixaba 2025.
Levando em conta as praças utilizadas pelos clubes, em 2024, todas possuem luz artificial. Entretanto, para receber as partidas, os estádios deverão atender um nível mínimo de lux (medida de luz), no plano horizontal. Essa quantidade de iluminação será determinada pela comissão da FES, considerando os padrões da CBF.
De acordo com o Ato da Presidência, os clubes podem sofrer penalizações caso não atendam tais exigências.
- A diretoria da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo, os responsáveis pelas vistorias e o departamento de competições, antes da liberação da praça de jogos, realizará vistorias e exigirá a comprovação da adequação quanto ao sistema de iluminação para a realização de jogos em horário noturno, bem como deliberar sobre as penalidades a serem impostas aos que não se adequarem, estudando medidas que melhor atenda aos interesses de todos.
- Rio Branco-ES e Porto Vitória: Kleber Andrade
- Desportiva Ferroviária: Engenheiro Araripe
- Vitória-ES: Salvador Costa
- Rio Branco VN: Olímpio Perim
- Real Noroeste: Joaquim Alves de Souza
- Jaguaré: Conilon
- Nova Venécia: Zenor Pedrosa
E os clubes oriundos da Série B?
Rio Branco-ES (atual campeão), Rio Branco VN (atual vice), Porto Vitória, Vitória-ES, Desportiva Ferroviária, Real Noroeste, Jaguaré e Nova Venécia já estão confirmados no Campeonato Capixaba 2025. Completam as 10 equipes os dois times que conquistarem o acesso na Série B, que tem início na primeira semana de setembro.
Os clubes que ascenderem também precisarão se adequar à nova determinação da FES, que limita os jogos do Estadual em estádios que possuam sistema de iluminação artificial. Das praças indicadas para receber as partidas da Série B 2024, apenas o Justiniano de Melo e Silva, Kleber Andrade e Emílio Nemer têm refletores para jogos noturnos. O João Soares de Moura Filho, do Pinheiros, está passando por manutenção e a previsão é de estar em funcionamento ainda nas primeiras rodadas da segunda divisão. Já o Sernamby, o São Mateus não retornou aos questionamentos do ge.globo, sobre o estado do sistema.
- CTE/Colatina: Justiniano de Melo e Silva
- Pinheiros: João Soares de Moura Filho
- GEL, Capixaba e Vilavelhense: Kleber Andrade
- São Mateus: Sernamby
- Linhares FC: Virgílio Grassi
- Castelo: Emílio Nemer
- Sport e Tupy: Gil Bernardes
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no WhatsApp, Facebook e X.
Veja também