TIMES

Por Sidney Magno Novo — Vargem Alta, ES


O empate em 1 a 1 com o Vila Nova (assista), combinado com a goleada de 5 a 1, no jogo de ida das finais, deu ao Prosperidade o título inédito do Campeonato Capixaba Feminino. O time, que levantou a taça no gramado do Engenheiro Araripe, no sábado, quase não disputou a competição.

Prosperidade, campeão do Campeonato Capixaba Feminino 2024 — Foto: Henrique Montovanelli/FES

No dia 10 de maio, a Federação de Futebol (FES) definiu a fórmula de disputa do campeonato e confirmou as equipes participantes, entre elas o Prosperidades. Porém, uma semana antes, o Prospê não havia decidido se iria disputar a competição, muito em decorrência das condições do estádio Humberto Scaramussa, que não atendia os requisitos da entidade.

- A gente colocou o time na reunião, mas até uma semana antes não tínhamos certeza se iríamos disputar, até porque o nosso campo estava com aquele problema da Federação não liberar. Por isso não conseguimos jogar as duas primeiras partidas em casa - revelou o presidente do clube, Douglas Marin.

Larissa, volante do Prosperidade — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Após decidir disputar o campeonato, o Prosperidade manteve a base do elenco dos anos anteriores com Larissa, Lorena e ainda trouxe outras jogadoras de fora. Porém, nem os reforços e nem o treinador Gustavo Freitas chegaram a tempo de jogar a estreia contra o Atlético Capixaba.

- Nos anos anteriores, a gente sempre teve mais tempo de treinamento. Com a dúvida se iríamos disputar o Estadual, tudo ficou muito próximo. O nosso técnico (Gustavo Freitas) chegou apenas na segunda rodada. Na primeira rodada fui o treinador e nós estávamos com 11 jogadoras em campo e apenas uma no banco de reservas - contou o presidente.

Prosperidade, campeão do Campeonato Capixaba Feminino 2024 — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Mesmo com pouco tempo de preparação, o time encaixou e fez uma primeira fase impecável: seis jogos e seis vitórias. Douglas Marin destaca o trabalho do treinador, dos reforços e das jogadoras da região, que se dividiam entre os treinos do clube e as suas profissões.

- A gente aprendeu muito com todos os técnicos que passaram aqui: Cristina, Bruno e esse ano com Gustavo (Freitas). Ele é um cara excepcional e inteligente. Não que os outros não sejam, mas o método de trabalho dele casou perfeitamente com as jogadoras que vieram e as que já estavam no clube, que trabalhavam o dia inteiro e treinavam três vezes por semana, à noite. Além disso, todas as meninas que chegaram esse ano, entenderam logo de cara o que era Prosperidade. Foi o misto perfeito.

Classificado com 100% de aproveitamento, na liderança do Grupo B, o Prosperidade enfrentou nas semifinais o FC Estadual, segundo da Chave A. Mais uma vez, a equipe de Vargem Alta sobrou, venceu os dois jogos - 3 a 2 e 7 a 1 - e se classificou para a sexta final em sete edições.

Vila Nova-ES x Prosperidade, pelo Campeonato Capixaba Feminino 2024 — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Na decisão, o Prosperidade mais uma vez tinha pela frente o até então octacampeão Vila Nova, que havia derrotado o time nas cinco finais. Porém, o desfecho em 2024 seria diferente. A goleada de 5 a 1 (assista), no jogo de ida, disputado no Humberto Scaramussa, foi o primeiro passo para o título inédito. No sábado, coube à equipe de Vargem Alta administrar a vantagem e sair de campo com a taça e a vaga para a Série A-3 do Brasileirão Feminino.

- Batalhamos muito por isso. Não houve nada de tão diferente esse ano, que não fizemos anteriormente. Aprendemos com os erros, as meninas novas integraram muito bem com o elenco base e sentiram realmente o amor à comunidade de Prosperidade, que fez a diferença nos dois jogos das finais. A torcida foi gigantesca. Em resumo, foi tudo um combo perfeito - finalizou o presidente Douglas.

Torcida do Prosperidade — Foto: Henrique Montovanelli/FES

A campanha do Prosperidade, campeão capixaba feminino

Primeira fase

  • Prosperidade 3 x 2 At. Capixaba
  • Prosperidade 3 x 1 Rio Branco VN
  • At. Guarapariense 1 x 4Prosperidade
  • At. Capixaba 0 x 4 Prosperidade
  • Rio Branco VN 1 x 5 Prosperidade
  • Prosperidade 2 x 0 At. Guarapariense

Semifinais

  • FC Estadual 2 x 3 Prosperidade
  • Prosperidade 7 x 1 FC Estadual

Finais

  • Prosperidade 5 x 1 Vila Nova
  • Vila Nova 1 x 1 Prosperidade

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no WhatsApp, Facebook e X.

Veja também

Mais do ge