TIMES

Por Lucas Magalhães* — Brasília


A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e o Santa Maria se manifestaram sobre a Operação Fim de Jogo, deflagrada nesta segunda-feira e que cumpriu mandados de busca e apreensão contra dois jogadores do Santa Maria, que são suspeitos de manipular partidas do Candangão.

Por meio de nota, a FFDF se colocou à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, e disse ainda que repudia qualquer tipo de crime.

— A Federação de Futebol do Distrito Federal, no seu dever de manter a licitude da modalidade, informa que está a disposição para colaborar nas investigações de manipulação de resultados nas partidas, e em qualquer outra questão que possa desabonar a legalidade dos nossos campeonatos. Além disso, a FFDF repudia toda forma de crime e reitera que é totalmente a favor de que o esporte como um todo tenha seus resultados definidos dentro do âmbito da competitividade desportiva — afirmou a entidade.

Partida entre Santa Maria e Gama é uma das investigadas pelo Ministério Público do DF — Foto: Lucas Bolzan/S.E. do Gama

O Santa Maria também se manifestou por meio de nota, publicada nas redes sociais do clube. O texto, assinado pelo presidente do clube, Erivaldo Alves, afirma que qualquer ataque à equipe é, nas palavras dele, "desproporcional e desrazoável (sic)".

— A Instituição requer que os fatos sejam devidamente apurados, devidos aos enormes prejuízos sofridos pelo clube, que sempre prezou pela legalidade e pela lisura dos seus atos. Diante do exposto, mais uma vez, a Instituição coloca-se a disposição para quaisquer esclarecimentos e dirimir qualquer dúvida pertinente — afirma o clube em parte da nota.

Os alvos da operação foram o lateral-direito Nathan Henrique Gama da Silva e o zagueiro Alexandre Batista Damasceno. Segundo a investigação, os dois jogadores teriam agido deliberadamente para interferir no resultado de duas partidas do Santa Maria no Candangão.

As partidas sob suspeição são as goleadas sofridas pela Águia na 4ª rodada (6 a 0 contra o Ceilândia) e na 6ª rodada (derrota por 5 a 0 para o Gama). Ambos os jogadores foram titulares nas partidas citadas.

Goleada do Ceilândia sobre o Santa Maria levantou suspeitas de manipulação de resultados — Foto: Alan Rones/Ceilândia E.C.

Confira a íntegra da nota oficial do Santa Maria:

A Sociedade Esportiva Santa Maria vem se manifestar pelas notícias divulgadas (hoje 13/03/2024) oriundas da investigação Operação “Fim de Jogo”, realizadas pelo GAECO do MPDFT conjuntamente com a DECOR da PCDF.

Essa Instituição coloca-se a disposição dos órgãos competentes para esclarecer e saber da verdade, pois, a Instituição pede à investigação que está sendo realizada que se demonstra a clareza e a verdade dos fatos, onde resta comprovada que a instituição foi vítima dessa suposta armação e totalmente prejudicada, tanto é, que nos jogos investigados o clube perdeu com placares elásticos e inclusive, terminou em último lugar no Campeonato Brasiliense de Futebol de 2024, consequentemente, não trazendo nenhuma mácula ou conclui-o com as pessoas investigadas.

Sendo qualquer menção no intuito de agredir a Instituição é desproporcional e desrazoável. A Instituição requer que os fatos sejam devidamente apurados, devidos aos enormes prejuízos sofridos pelo clube, que sempre prezou pela legalidade e pela lisura dos seus atos.

Diante do exposto, mais uma vez, a Instituição coloca-se a disposição para quaisquer esclarecimentos e dirimir qualquer dúvida pertinente.

*Colaborou Nat Coutinho

Veja também

Mais do ge