A penúltima rodada do Candangão chegou, e as brigas continuam contra o rebaixamento, por uma vaga no G8 e para ficar entre os quatro primeiros colocados – posição que garante aos clubes vantagem nas próximas fases. A rodada começa neste sábado e estava prevista para acabar no domingo. Mas, por conta de um problema generalizado de intoxicação alimentar no elenco do Luziânia, a partida dos goianos contra o Gama precisou ser remarcada para a próxima quarta-feira. Porém, o problema não tira a importância da rodada, que tem como destaques os confrontos entre Sobradinho x Brasiliense, Samambaia x Santa Maria, Ceilândia x Paracatu e Formosa x Bolamense. Veja abaixo todas as informações sobre os seis jogos da 10ª rodada do campeonato candango.
O Real está com a classificação quase garantida para a próxima fase. Dependendo dos resultados da rodada, o Leão do Planalto pode até perder que garante uma vaga nas quartas de final do Candangão. Porém, o time quer um lugar entre os quatro primeiros colocados. Para alcançar este objetivo, o clube precisa da vitória. Por falar em metas para o campeonato, o Paranoá tem um foco bem diferente do adversário. Com dois pontos a mais do que o Samambaia, time que abre o Z2, a Cobra Sucuri luta contra o rebaixamento e um triunfo nesta altura da competição pode ajudar o clube a se garantir no Candangão de 2019.
Vanderlei Soares apita, auxiliado por Leila Cruz e Marconi Souza. Matheus Moraes é o quarto árbitro.
Este será o verdadeiro confronto dos desesperados. Na briga para fugir do rebaixamento, o penúltimo colocado, Samambaia, recebe o lanterninha Santa Maria, no Rorizão. Os dois times prometem fazer um duelo movimentado, até porque somente os três pontos interessam aos dois lados. Último colocado com apenas um ponto, o Santa Maria ainda não venceu na competição e caso volte a sair de campo derrotado, o time pode acabar complicando bastante a permanência na primeira divisão. No lado dos donos da casa, a vida também não está muito fácil. Para sair do Z2, a Cobra Cipó precisa vencer a partida e torcer para que o Paranoá não derrote o Real. Com quatro pontos, o Samambaia abre a zona de rebaixamento, enquanto o Paranoá, primeiro clube fora da degola, tem seis.
Sávio Sampaio apita, auxiliado por Daniel Henrique e Milton Alves. O quarto árbitro é Emanoel Ramos.
Sem Cicinho, que rescindiu o contrato com o Jacaré, o jogo irá colocar frente a frente dois dos principais atacantes do Candangão: Michel Platini, do Sobradinho, e Nunes, do Brasiliense. Com cinco gols cada, a dupla briga pela artilharia da competição junto com Paulo Renê, do Paracatu, que tem oito. Mas além deste duelo entre goleadores, os dois times irão travar uma luta pela segunda colocação. Com os mesmos 17 pontos, o Jacaré leva a melhor para cima do Leão da Serra nos critérios de desempate e é o vice-líder. Mas jogando em casa, o Sobradinho, que liderou boa parte do campeonato, irá contar com apoio da torcida para tentar reverter a situação.
Rodrigo Raposo apita, auxiliado por Lucas Guerra e Renato Gomes. Leandro Almeida é o quarto árbitro.
Após perder a invencibilidade no Candangão para o Gama na última rodada, o Gato Preto quer se recuperar diante dos mineiros. O time do DF tem dois jogos a menos – contra Santa Maria e Brasiliense - e ainda pode assumir a liderança do campeonato, por isso quer conseguir um bom resultado diante do Paracatu. O Águia do Noroeste tem um foco principal: ficar entre os quatro primeiros. Com 15 pontos, o time está praticamente classificado para as quartas de final. Com o objetivo de ficar no grupo que garante vantagem na próxima fase, um triunfo diante do Ceilândia irá ajudar. Os mineiros irão contar com o artilheiro Paulo Renê, que tem média de 1 gol por jogo no Candangão, mas que passou em branco pela primeira vez no campeonato na última rodada, diante do Brasiliense.
Almir Camargo apita, auxiliado por José Reinaldo e Ciro Chaban. O quarto árbitro é Luiz Aniceto.
Formosa e Bolamense sabem muito bem o que representa o confronto deste domingo: um lugar no G8. Os dois lutam pela a oitava colocação, porém, quem ocupa esta posição atualmente é o time do DF. Com apenas um ponto a mais do que os goianos, o clube afro-brasileiro não pode vacilar, senão irá ver os donos da casa assumirem a oitava colocação faltando apenas uma rodada para o fim da fase de grupo. A matemática é simples: para o Formosa só interessa a vitória, enquanto o empate favorece o Bolamense. Em caso de triunfo dos visitantes, a Onça-Pintada chega a 13 pontos e garante a vaga nas quartas de final.
Christiano Nascimento apita, auxiliado por Lehi Souza e Jonas Oliveira. Gutemberguisom Almeida é o quarto árbitro.
Originalmente marcado para ocorrer neste sábado, às 15h30, o jogo precisou ser adiado para quarta-feira a pedido do Luziânia, que enfrenta um problema generalizado de intoxicação alimentar dentro do elenco. Com a nova data definida, a partida marca o confronto entre o último time invicto do campeonato contra o líder. Os goianos empataram sete partidas e venceram duas. Já o Gama, que na última rodada tirou a invencibilidade do Ceilândia, é o líder isolado com 19 pontos e pode se tornar o “caçador de invencibilidades” do Candangão caso derrote os donos da casa.
Rafael Diniz apita, auxiliado por Kleber Alves e José Ricardo. Marco Antônio é o quarto árbitro.
Veja também