Número 3 do ranking do peso-mosca (até 57kg), Alexandre Pantoja deu passo importante para ser o próximo desafiante ao cinturão da categoria, que tem Brandon Moreno como campeão. Neste sábado, no UFC: Cannonier x Gastelum, em Las Vegas (EUA), o brasileiro dominou Brandon Royval e conseguiu a finalização com um mata-leão a 1m46s do segundo assalto. Após a vitória, o lutador desafiou o mexicano. Eles já se encontraram no octógono em duas oportunidades e Pantoja levou a melhor em ambas: na primeira, no TUF, por finalização. Na segunda, em 2018, por decisão unânime.
- Bom cartel. (Te venci com) 30-26 e um mata-leão, mas eu gosto de você. Me encontrei algumas vezes com ele no TUF. Eu fiz esse cara melhor porque, toda vez que o venci, ele voltava melhor. Quando venci no TUF, ele voltou pro UFC e conseguiu bônus de performance e depois voltou como um campeão. Vejo você em dezembro? Está bom pra você? Se estiver bom pra você, está bom pra mim também - afirmou Pantoja para Moreno, que esta presente no evento. O campeão sorriu e aplaudiu o desafio do brasileiro.
A luta
Pantoja conseguiu a queda logo nos primeiros segundos e foi para as costas do oponente. O americano não parava de se mexer para tentar sair da posição, com muitos giros, mas o brasileiro acompanhou a movimentação o tempo todo. Aos poucos, Royval conseguiu uma transição para atacar na chave de perna e ficou na posição 50-50. Pantoja escapou da pegada, voltou para as costas, mas Royval se desvencilhou e foi ao ataque. Ele chegou a conseguir ir para as costas, mas o brasileiro também se livrou. No minuto final, o brasileiro combinou bons golpes na trocação.
No segundo assalto, Pantoja investiu na mesma estratégia de colocar para baixo, mas caiu por baixo e sofreu alguns golpes no rosto. Pouco depois, já de pé, esquivou de um direto e foi direto para as costas do americano. Ele fechou o cadeado na linha de cintura, encaixou o mata-leão e forçou Royval a dar os três tapinhas.
Bahamondes consegue nocaute espetacular com chute rodado
Logo na segunda luta do evento, Ignacio Bahamondes proporcionou um momento candidato a nocaute do ano. O chileno acertou um belíssimo chute rodado na cabeça de Roosevelt Roberts para "apagar" o americano quando faltavam apenas cinco segundos para o fim do confronto pelo peso-leve (até 70kg). Foi a primeira vitória do sul-americano no UFC, que estreou com revés contra John Makdessi.
Josiane Nunes estreia com atropelo em sueca
Eram 18 centímetros de diferença de altura e de envergadura a favor de Bea Malecki, mas foi Josiane Nunes quem saiu gigante do octógono. A brasileira não tomou conhecimento do tamanho da adversária, pressionou o tempo todo com volume alto de golpes e conseguiu o nocaute aos 4m54s do primeiro round, em sua estreia no Ultimate.
A diferença de altura impressionava. Visualmente, Malecki parecia ser duas divisões de peso acima da brasileira. Mas Josiane conseguiu encurtar logo no início e encaixou longas sequências de golpes na sueca, que pareceu sentir a potência das pancadas da rival. Muito limitada tecnicamente, Malecki não conseguia controlar a distância e foi vitima de socos e joelhadas constantes de Nunes. E, no fim do primeiro assalto, Josiane encaixou um cruzado de esquerda limpo no rosto da sueca, que caiu sem condições de prosseguir.
UFC Cannonier x Gastelum
21 de agosto de 2021, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Jared Cannonier venceu Kelvin Gastelum por decisão unânime (triplo 48-47)
Mark Madsen venceu Clay Guida por decisão dividida (29-28, 28-29 e 30-27)
Parker Porter venceu Chase Sherman por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Saidyokub Kakharamonov venceu Trevin Jones por finalização aos 4m39s do R3
Vinc Pichel venceu Austin Hubbard por decisão unânime (triplo 30-27)
Alexandre Pantoja venceu Brandon Royval por finalização com 1m46s do R2
CARD PRELIMINAR
Austin Lingo venceu Luis Saldaña por decisão unânime (triplo 29-28)
Brian Kelleher venceu Domingo Pilarte por decisão unânime (triplo 30-27)
Josiane Nunes venceu Bea Malecki por nocaute aos 4m54s do R1
William Knight venceu Fabio Cherant por nocaute aos 3m58s do R1
Ignacio Bahamondes venceu Roosevelt Roberts por nocaute aos 4m55s do R3
Ramiz Brahimaj venceu Sasha Palatnikov por finalização aos 2m23s do R1
Veja também