Pragmática e eficiente, Norma Dumont alcançou sua terceira vitória seguida no Ultimate neste sábado ao bater Aspen Ladd na luta principal do UFC Ladd x Dumont, em Las Vegas (EUA), pelo peso-pena (até 66kg). Com o jab afiado e a defesa de quedas funcionando bem, a brasileira controlou a rival e venceu por decisão unânime (49-46, 49-46 e 48-47) em um combate que teve poucos momentos de emoção.
O início foi de muito estudo e pouca ação. Aos poucos, Norma passou a ditar o ritmo com os jabs, que entraram frequentemente no rosto da americana. Sem se expor, ela administrou o round desta forma. Na volta para o segundo assalto, Ladd passou a buscar um pouco mais a luta e conseguiu encurtar a distância na metade do round para tentar a queda, mas a brasileira se defendeu bem. Segura em pé, Dumont manteve bem a distância com seus jabs.
Ladd voltou a tentar uma queda no terceiro round, mas Norma fez o sprawl o tempo certo e evitou a investida. Ao contrário dos rounds anteriores, ela passou a usar mais combinações e atacou novamente em busca de levar para o solo, mas sem sucesso. Dumont mostrou que a defesa de quedas estava em dia e conseguiu neutralizar bem a postura mais agressiva da rival.
No quarto assalto, Norma começou com um bom cruzado de direita, e a americana foi para o clinche e tentou a queda novamente, mas a diferença de força física era nítida. E na primeira tentativa da brasileira de levar para o chão, ela aplicou a queda. Parecia que seria mais um round tranquilo, mas Ladd raspou e fechou o assalto sendo agressiva no ground and pound. A americana até tentou ser mais agressiva nos cinco minutos, mas não chegou a ameaçar a vitória e Norma.
Boi perde para Arlovski por pontos
Em confronto equilibrado pelo peso-pesado (até 120kg) no co-evento principal, Andrei Arlovski superou Carlos Boi por decisão unânime (triplo 29-28). O bielorrusso levou a melhor nos dois primeiros rounds, mas o brasileiro quase conseguiu o nocaute no último assalto, quando aplicou um knockdown no veterano de 42 anos. A blitz no fim não foi o suficiente para fazer o baiano virar a luta.
Com bons chutes e movimentação em dia, Arlovski controlou a luta no início. Apesar de ser 16 anos mais velho, o bielorrusso parecia mais rápido e se expunha pouco. Boi mostrava dificuldade para encontrar a distância, mesmo dominando o centro do octógono na maior parte do tempo. O brasileiro voltou mais agressivo para o segundo round, mas a experiência de Arlovski para sair do raio de ação e contra-atacar seguia se destacando. Boi ainda cresceu na reta final do assalto, mas o veterano resistiu bem.
O brasileiro partiu para cima no último round e aumentou o volume de seus ataques. Em dois momentos, encontrou o rosto de Arlovski. Boi passou a encurralar o rival e uma bomba derrubou o bielorrusso. Ele foi para cima com golpes na cabeça, mas Arlovski se levantou e conseguiu clinchar para respirar. Boi seguiu melhor na reta final, mas não alcançou o nocaute.
Sheetara é dominada por francesa
Na segunda luta do card principal, Manon Fiorot não deu chances para Mayra Sheetara e venceu por decisão unânime (30-26, 30-27 e 30-27), pelo peso-mosca (até 57kg). A francesa impressionou pelo volume de golpes, mas mostrou que tem jogo completo ao aplicar quedas em momentos importantes para neutralizar a brasileira.
Depois de um início estudado, Fiorot mostrou mais precisão e volume de golpes em seus ataques e levou a melhor no primeiro round, com direito a uma queda nos últimos segundos para garantir a vantagem. Mais técnica em pé, a francesa seguiu melhor, enquanto Sheetara apenas aceitava a trocação. No segundo assalto, Fiorot seguiu com volume de golpes muito alto e dominou com tranquilidade. Nos cinco minutos finais, a francesa usou mais a luta de chão e garantiu uma vitória segura.
UFC Ladd x Dumont
16 de outubro de 2021, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Norma Dumont venceu Aspen Ladd por decisão unânime (49-46, 49-46 e 48-47)
Andrei Arlvoski venceu Carlos Boi por decisão unânime (triplo 29-28)
Jim Miller venceu Erick Gonzalez por nocaute aos 14s do R2
Manon Fiorot venceu Mayra Sheetara por decisão unânime (30-26, 30-27 e 30-27)
Nate Landwehr venceu Ludovit Klein por finalização aos 2m22s do R3
CARD PRELIMNAR:
Bruno Blindado venceu Andrew Sanchez por nocaute aos 2m35s do R3
Danny Roberts venceu Ramazan Emeev por decisão dividida (29-28, 28-29 e 30-27)
Luana Dread venceu Lupina Godinez por decisão unânime (triplo 29-28)
Danaa Batgerel venceu Brandon Davis por nocaute técnico aos 2m01s do R1
Ariane Sorriso venceu Istela Nunes por finalização aos 2m57s do R3
Veja também